Business Analytics | 2019

As inscrições serão abertas em breve.

Apresentação

Os dados que circulam diariamente nas organizações aumentam significativamente e criam um volume massivo a ser trabalhado, analisado e, por fim, armazenado. O valor real desses dados depende da capacidade dos profissionais e das empresas conseguirem extraí-los e usá-los a favor do desenvolvimento de novos produtos, vendas, marketing, produção, além do gerenciamento de operações, finanças e investimentos.

Business Analytics é uma área interdisciplinar, caracterizada por um conjunto de habilidades, tecnologias e práticas para a investigação e exploração do desempenho passado das empresas para obter informações e impulsionar o planejamento presente e futuro dos negócios. Concentra-se na análise dos dados com o objetivo de gerar novos conhecimentos, insights, além de compreender o desempenho do negócio com base em dados e métodos estatísticos.

Portanto, Business Analytics pode ser definido como um conjunto de abordagens metodológicas para exploração iterativa dos dados de uma organização, com ênfase na análise estatística.

Objetivo

O principal objetivo do curso de especialização em Business Analytics é criar um ambiente de aprendizagem para o uso de dados e modelos para apoiar processos de tomada de decisão. Espera-se que ao final do curso o estudante desenvolva as seguintes habilidades:

  • Analisar diferentes base de dados, inclusive big data;
  • Utilizar modelos e sistemas computacionais para a aplicação de dados qualitativos e quantitativos em processos de decisão.

O curso foi criado para enfatizar situações reais vivenciadas nas organizações, tais como análise de risco de crédito, previsão do retorno de investimentos, avaliação de níveis de estoque e produção, impacto da publicidade nas vendas, simulação de mudanças organizacionais, segmentação de consumidores, priorização de distribuição e atendimento, entre outros.

O curso foi estruturado segundo a visão de business analytics da INFORMS a organização responsável pela certificação profissional em Analytics (Certified Analytics Professional).

Entre os temas emergentes que serão abordados durante o curso, pode-se citar:

  • Data Mining for Business Analytics
  • Data Visualization
  • Decision Models
  • Econometrics
  • Forecasting Time Series Data
  • Introduction to Stochastic Processes
  • Risk Management Systems
  • Trading Strategies and Systems
  • Regression and Multivariate Data Analysis
  • Research for Customer Insights

Entre as áreas potenciais para atuação dos egressos do curso, pode-se citar:

  • Vendas
  • Empreendedorismo
  • Investimentos
  • Marketing
  • Supply Chain Management
  • Gestão de Produto
  • Finanças
  • Gestão de Risco
  • Planejamento Estratégico
  • Gestão de Projetos

Data prevista para o início do curso: abril de 2019

Público-alvo: Profissionais com formação superior, empreendedores, gestores, profissionais liberais e demais interessados em melhorar sua capacidade de analisar e prospectar dados, informações e conhecimento para apoio a tomada de decisão operacional, tática e estratégica.

Processo de seleção: análise curricular e entrevista com o coordenador do curso.

Carga Horária: 360 horas/aula com duração máxima de 20 meses.

 

Disciplinas

O curso de especialização em Business Analytics está dividido em três módulos:

⇒ Módulo I – Gestão e Análise de Dados e Informações: o objetivo deste módulo é apresentar os conceitos fundamentais sobre Business Analytics e os principais desafios e tendências para a área. Também serão abordados aspectos fundamentais para estruturação e extração de informações a partir de banco de dados.

Disciplinas:

  • Gestão Estratégica de Negócios (15h/a): capacitar os alunos com fundamentos e práticas em estratégia organizacional, dando atenção a questões de tecnologia de informação e analytics.
  • Introdução ao Business Analytics (30h/a): apresentar os conceitos básicos e principais desafios e oportunidades da análise de grandes volumes de dados para os negócios.
  • Business Analytics com R (30h/a): apresentar os princípios da Linguagem R para o desenvolvimento de projetos de Business Analytics.
  • Modelagem Informacional (30h/a): abordar os conceitos de  banco de dados, armazenamento e recuperação de informações para projetos de Business Analytics.
  • Seminário I: Práticas de Business Analytics (30h/a): discutir tendências e práticas para projetos de business analytics através da demonstração de cases com empresas e profissionais da área.

⇒ Módulo II – Transformando informações em conhecimento: o objetivo deste módulo é apresentar técnicas, ferramentas e modelos quantitativos voltados para obtenção de conhecimento a partir de bases de dados.

Disciplinas

  • Estatística para Business Analytics (30h/a): demonstrar os princípios básicos da estatística e seu relacionamento com a gestão de dados, conhecimento e analytics.
  • Mineração de dados (30h/a): capacitar os alunos a projetar e avaliar um processo de descoberta de conhecimento utilizando bases de dados reais.
  • Modelagem Preditiva (30h/a): apresentar modelos para previsão de resultados categóricos e contínuos usando diferentes técnicas quantitativas.
  • Seminário II: Práticas de Business Analytics (30h/a): discutir tendências e práticas para projetos de business analytics através da demonstração de cases com empresas e profissionais da área.

⇒ Módulo III – Casos e Aplicações de Business Analytics: o módulo final do curso envolve a apresentação de diferentes áreas de aplicação dos conceitos de Business Analytics, assim como a elaboração de um projeto aplicado a ser desenvolvimento sob a orientação de um professor do curso.

Disciplinas

  • Business Analytics aplicado ao Processo Decisório (15h/a): introduzir teorias e métodos aplicáveis à análise de decisões com múltiplos objetivos, tanto sob condições determinísticas como sob condições de risco.
  • Business Analytics aplicado a Marketing (15h/a): fornecer instrumental analítico e metodológico para o planejamento, execução e avaliação de pesquisas em marketing com foco em analytics.
  • Business Analytics aplicado a Finanças e Investimentos (15h/a): abordar conceitos sobre modelagem de dados em finanças usando técnicas de simulação e otimização.
  • Business Analytics aplicado a Redes Sociais (15h/a): apresentar conceitos e técnicas utilizados na análise de redes sociais e estabelecer relações com o ambiente organizacional, político e econômico.
  • Business Analytics aplicado a Text Mining (15h/a): apresentar técnicas quantitativas para encontrar termos, padrões e relacionamentos em documentos de texto com grande volume de dados.
  • Projeto Integrado em Business Analytics (30h/a): proporcionar orientações em relação ao desenvolvimento de um trabalho científico, bem como do projeto aplicado de final do curso.

OBS: Em alguns casos, a sequência das disciplinas pode ser alterada, conforme disponibilidade e agenda dos professores e empresas participantes do curso. Entretanto, a sequência lógica necessária para o acompanhamento do curso pelos alunos será respeitada.

 

Inscrições

Período: a definir

Número de vagas: 25

Requisito mínimo: diploma de graduação de nível superior

Processo seletivo: a definir

Para realizar a inscrição é necessário enviar os seguintes documentos digitalizados para o e-mail especializacao@ea.ufrgs.br

  • Ficha de inscrição preenchida e assinada (clique para fazer o download)
  • Mini curriculum vitae
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia do histórico do curso de graduação
  • Cópia do diploma de curso de graduação
  • Foto 3X4 escaneada na ficha

O CEAD entrará em contato para fazer o agendamento da entrevista. Na entrevista, você deverá entregar:

  • 2 (duas) fotos 3X4
  • Cópia do diploma da graduação autenticada em cartório

Contato: especializacao@ea.ufrgs.br

 

Investimento

Informações sobre valores serão disponibilizadas em breve.

Descontos:
Pagamento à vista 10%;
Ex-aluno da UFRGS 10%;
Empresas Conveniadas 10%

Empresas conveniadas:
– Aspet
– Bacharéis e Tecnólogos registrados no CRA-RS
– Copesul
– Clube de Vantagens do Correio do Povo
– Dell Computadores
– DM9 Sul Publicidade
– Estagiar RS
– Embretec: Empresa Brasileira de Tecnologia e Administração de Convênios
– Ferramentas Gerais e empresas do grupo SLC.
– Funcionarios do Sindilojas, associados efetivos, colaboradores e seus dependentes
– Gerdau S/A
– GetNet (Toque e Fale)
– Hospital de Clinicas Porto Alegre
– Lojas Renner
– Lojas Quero-Quero
– Oi
– Qualidade RS – PGQP
– SEPRORGS
– Sicredi
– Springer Carrier
– Sistema Fiergs/Fecomércio/SESC
– Yara Brasil Fertilizantes

Contato

Secretaria do CEAD

Gerente de projetos: Me. Marco S. Aurélio Benites

Fones: (51) 3308.3698/3697/3676

  • das 14h às 20h (segunda a quinta-feira)
  • das 13h30 às 18h (sexta-feira)

E-mail: especializacao@ea.ufrgs.br

Coordenador do curso: Prof. Dr. Luciano Ferreira

e-mail: ferreira.luciano@ufrgs.br