Business Analytics

Inscrições encerradas. Início do curso: maio/2018.

Apresentação

Os dados que circulam diariamente nas organizações aumentam significativamente e criam um volume massivo a ser trabalhado, analisado e, por fim, armazenado. O valor real desses dados depende da capacidade dos profissionais e das empresas conseguirem extraí-los e usá-los a favor do desenvolvimento de novos produtos, vendas, marketing, produção, além do gerenciamento de operações, finanças e investimentos.

Business Analytics é uma área interdisciplinar, caracterizada por um conjunto de habilidades, tecnologias e práticas para a investigação e exploração do desempenho passado das empresas para obter informações e impulsionar o planejamento presente e futuro dos negócios. Concentra-se na análise dos dados com o objetivo de gerar novos conhecimentos, insights, além de compreender o desempenho do negócio com base em dados e métodos estatísticos.

Portanto, Business Analytics pode ser definido como um conjunto de abordagens metodológicas para exploração iterativa dos dados de uma organização, com ênfase na análise estatística.

Objetivo

O principal objetivo do curso de especialização em Business Analytics é criar um ambiente de aprendizagem para o uso de dados e modelos para apoiar processos de tomada de decisão. Espera-se que ao final do curso o estudante desenvolva as seguintes habilidades:

  • Analisar diferentes base de dados, inclusive big data;
  • Utilizar modelos e sistemas computacionais para a aplicação de dados qualitativos e quantitativos em processos de decisão.

O curso foi criado para enfatizar situações reais vivenciadas nas organizações, tais como análise de risco de crédito, previsão do retorno de investimentos, avaliação de níveis de estoque e produção, impacto da publicidade nas vendas, simulação de mudanças organizacionais, segmentação de consumidores, priorização de distribuição e atendimento, entre outros.

O curso foi estruturado segundo a visão de business analytics da INFORMS a organização responsável pela certificação profissional em Analytics (Certified Analytics Professional).

Entre os temas emergentes que serão abordados durante o curso, pode-se citar:

  • Data Mining for Business Analytics
  • Data Visualization
  • Decision Models
  • Econometrics
  • Forecasting Time Series Data
  • Introduction to Stochastic Processes
  • Risk Management Systems
  • Trading Strategies and Systems
  • Regression and Multivariate Data Analysis
  • Research for Customer Insights

Entre as áreas potenciais para atuação dos egressos do curso, pode-se citar:

  • Vendas
  • Empreendedorismo
  • Investimentos
  • Marketing
  • Supply Chain Management
  • Gestão de Produto
  • Finanças
  • Gestão de Risco
  • Planejamento Estratégico
  • Gestão de Projetos

Data prevista para o início do curso: Maio de 2018

Público-alvo: Profissionais com formação superior, empreendedores, gestores, profissionais liberais e demais interessados em melhorar sua capacidade de analisar e prospectar dados, informações e conhecimento para apoio a tomada de decisão operacional, tática e estratégica.

Processo de seleção: análise curricular e entrevista com o coordenador do curso.

Carga Horária: 360 horas/aula com duração máxima de 20 meses.

Horário das Aulas: Em semanas alternadas, nas sextas-feiras das 18h30 às 22h30; sábados das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

Clique aqui para baixar o material de divulgação do curso.

Disciplinas

O curso de especialização em Business Analytics está dividido em três módulos:

⇒ Módulo I – Gestão e Análise de Dados e Informações: o objetivo deste módulo é apresentar os conceitos fundamentais sobre Business Analytics e os principais desafios e tendências para a área. Também serão abordados aspectos fundamentais para estruturação e extração de informações a partir de banco de dados.

Disciplinas:

  • Tendências em Tecnologia da Informação (15h/a): planejar e realizar projetos de TI para apoio organizacional. Entender como as tendências de TI devem ser tratadas e avaliadas no contexto organizacional.
  • Gestão Estratégica de Negócios (15h/a): capacitar os alunos com fundamentos e práticas em estratégia organizacional, dando atenção a questões de tecnologia de informação.
  • Introdução ao Business Analytics (30h/a): apresentar os conceitos básicos e principais desafios e oportunidades da análise de grandes volumes de dados para os negócios.
  • Estatística para Business Analytics (30h/a): demonstrar os princípios básicos da estatística e seu relacionamento com a gestão de dados com Business Analytics.
  • Modelagem Informacional (30h/a): abordar conceitos sobre banco de dados, armazenamento e recuperação de informações para projetos de Business Analytics.
  • Seminário I: Práticas de Business Analytics (15h/a): discutir tendências e práticas para projetos de business analytics através da demonstração de cases com empresas e profissionais da área.

⇒ Módulo II – Transformando informações em conhecimento: o objetivo deste módulo é apresentar técnicas, ferramentas e modelos quantitativos voltados para obtenção de conhecimento a partir de bases de dados.

Disciplinas

  • Mineração de dados (30h/a): capacitar os alunos a projetar e avaliar um processo de descoberta de conhecimento utilizando bases de dados reais.
  • Business Analytics com R (30h/a): demonstrar métodos estatísticos computacionais para solucionar problemas em Business Analytics através do software R.
  • Modelagem Preditiva (30h/a): apresentar modelos para previsão de resultados categóricos e contínuos usando diferentes técnicas quantitativas.
  • Seminário II: Práticas de Business Analytics (15h/a): discutir tendências e práticas para projetos de business analytics através da demonstração de cases com empresas e profissionais da área.

⇒ Módulo III – Casos e Aplicações de Business Analytics: o módulo final do curso envolve a apresentação de diferentes áreas de aplicação dos conceitos de Business Analytics, assim como a elaboração de um projeto aplicado a ser desenvolvimento sob a orientação de um professor do curso.

Disciplinas

  • Business Analytics aplicado ao Processo Decisório (15h/a): introduzir teorias e métodos aplicáveis à análise de decisões com múltiplos objetivos, tanto sob condições determinísticas como sob condições de risco.
  • Business Analytics aplicado a Marketing (15h/a): fornecer instrumental analítico e metodológico para o planejamento, execução e avaliação de pesquisas em marketing com foco em analytics.
  • Business Analytics aplicado a Finanças e Investimentos (15h/a): abordar conceitos sobre modelagem de dados em finanças usando técnicas de simulação e otimização.
  • Business Analytics aplicado a Redes Sociais (15h/a): apresentar conceitos e técnicas utilizados na análise de redes sociais e estabelecer relações com o ambiente organizacional, político e econômico.
  • Business Analytics aplicado a Text Mining (15h/a): apresentar técnicas quantitativas para encontrar termos, padrões e relacionamentos em documentos de texto com grande volume de dados.
  • Seminário III: Práticas de Business Analytics (15h/a): discutir tendências e práticas para projetos de business analytics através da demonstração de cases com empresas e profissionais da área.
  • Projeto Integrado em Business Analytics (30h/a): proporcionar orientações em relação ao desenvolvimento de um trabalho científico, bem como do projeto aplicado de final do curso.

OBS: Em alguns casos, a sequência das disciplinas pode ser alterada, conforme disponibilidade e agenda dos professores e empresas participantes do curso. Entretanto, a sequência lógica necessária para o acompanhamento do curso pelos alunos será respeitada.

 

Inscrições

Período: de 10 de janeiro de 2018 a 16 de março de 2018

Número de vagas: 30

Requisito mínimo: diploma de graduação de nível superior

Processo seletivo: de 1º a 29 de março de 2018

Para realizar a inscrição é necessário enviar os seguintes documentos digitalizados para o e-mail especializacao@ea.ufrgs.br

  • Ficha de inscrição preenchida e assinada (clique para fazer o download)
  • Mini curriculum vitae
  • Cópia do RG
  • Cópia do CPF
  • Cópia do comprovante de residência
  • Cópia do histórico do curso de graduação
  • Cópia do diploma de curso de graduação
  • Foto 3X4 escaneada na ficha

O CEAD entrará em contato para fazer o agendamento da entrevista. Na entrevista, você deverá entregar:

  • 2 (duas) fotos 3X4
  • Cópia do diploma da graduação autenticada em cartório

Contato: especializacao@ea.ufrgs.br

 

Resultado da seleção 2018

Prezados candidatos,

Agradecemos a todos pelo interesse no nosso curso e pela disponibilidade para as entrevistas. Divulgamos a seguir a lista dos candidatos selecionados (em ordem alfabética) e a lista dos candidatos suplentes (em ordem de classificação). Os suplentes poderão ser chamados pela ordem de classificação, caso os candidatos selecionados na primeira chamada não efetuem matrícula no prazo estipulado a seguir:

  • Matrícula dos candidatos selecionados em primeira chamada nos dias: 12,13 e 16/04/2018
  • Período para matrícula dos candidatos suplentes por ordem de classificação: 18/04/2018 a 20/04/2018

Finalmente, informamos que no dia 25 de maio de 2018, às 19h, haverá a aula inaugual do curso, ocasião em que daremos inicio as atividades letivas do curso.

Lista dos selecionados para a primeira chamada (em ordem alfabética):

  • Altamiro Diniz Neto
  • Ana Alice Gomes dos Santos
  • Andressa Bruna da Costa
  • Ary Osorio Azevedo Neto
  • Barbara Tejada
  • Bruno Andrade Fantielli
  • Carlos Henrique Emer
  • Carolina Grassi de Oliveira
  • Cleber Marschner Filho
  • Cristiano Rempel
  • Felipe Vargas da Costa
  • Fernanda Bellora
  • Jessica Weber Fontes
  • Laura B. da Cruz
  • Lucas Giovane A. Paese
  • Luis Cesar S. dos Santos
  • Monique Madeira Pereira
  • Priscila Primo Fenelon
  • Rafael Sandi
  • Renan de Freitas Brognoli
  • Renan Pozzebon
  • Renata Favretto Nonnemacher
  • Samuel Augusto Schimidt
  • Simone Boakowics
  • Sofia Jacoby Ruaro

Lista dos suplentes selecionados (em ordem de classificação)

    1. Arthur Blauth
    2. Daniel Paiva
    3. Rafael Vieira Jung
    4. Jose Roberto W. Jacintho
    5. Fabio Chemello
    6. Marcio Chan

Atenciosamente,

Prof. Dr. Luciano Ferreira

Coordenador da Especialização em Business Analytics

Investimento

Valor Total: R$ 16.500,00
Parcelamento em 22 x R$ 750,00

Descontos:
Pagamento à vista 10%;
Ex-aluno da UFRGS 10%;
Empresas Conveniadas 10%

Empresas conveniadas:
– Aspet
– Bacharéis e Tecnólogos registrados no CRA-RS
– Copesul
– Clube de Vantagens do Correio do Povo
– Dell Computadores
– DM9 Sul Publicidade
– Estagiar RS
– Embretec: Empresa Brasileira de Tecnologia e Administração de Convênios
– Ferramentas Gerais e empresas do grupo SLC.
– Funcionarios do Sindilojas, associados efetivos, colaboradores e seus dependentes
– Gerdau S/A
– GetNet (Toque e Fale)
– Hospital de Clinicas Porto Alegre
– Lojas Renner
– Lojas Quero-Quero
– Oi
– Qualidade RS – PGQP
– SEPRORGS
– Sicredi
– Springer Carrier
– Sistema Fiergs/Fecomércio/SESC
– Yara Brasil Fertilizantes

Contato

Secretaria do CEAD

Fones: (51) 3308.3698/3697/3676

  • das 13h30 às 19h30 (segunda a quinta-feira)
  • das 13h30 às 18h (sexta-feira)

e-mail: especializacao@ea.ufrgs.br

Coordenador do curso:

Prof. Dr. Luciano Ferreira

e-mail: ferreira.luciano@ufrgs.br