Conselhos, Comissões
e Núcleos

Conselho da Unidade

É o órgão de deliberação superior da Escola de Administração, competindo-lhe supervisionar as atividades administrativas, de ensino, pesquisa e extensão no âmbito interno.

Para ler as atas das reuniões do Conselho da Unidade, acesse a Intranet da EA.

O Conselho da Unidade tem a seguinte composição:

Artigos 7, 8, 9 e 10 do Regimento Interno da Escola de Administração:

Art. 7º. Compete ao Conselho da Unidade o que está estabelecido no Artigo 33 do Estatuto e nos Artigos 48 e 49 do Regimento Geral da Universidade.

Parágrafo único – O Conselho da Unidade deve avaliar o relatório anual de atividades desenvolvidas pelos Órgãos Auxiliares.

Art. 8º. Para fins do exercício de suas competências, o Conselho da Unidade observará os seguintes procedimentos:

I – o Projeto de Desenvolvimento Institucional da Unidade, encaminhado pelo Diretor, será aprovado de acordo com o Projeto de Desenvolvimento Institucional e as diretrizes da Universidade aprovados pelo CONSUN;

II – o acompanhamento da execução do Projeto de Desenvolvimento Institucional;

III – as reuniões serão abertas a qualquer convidado ou membro da comunidade universitária, salvo quando, pela natureza da pauta, o Conselho da Unidade deliberar em contrário;

IV – as votações serão nominais ou secretas, adotando-se a primeira forma sempre que a outra não seja requerida e aprovada por maioria simples pelos membros do Conselho, nem esteja expressamente prevista;

V – cada membro do Conselho da Unidade terá direito a 1 (um) voto nas deliberações, sempre exercido pessoalmente, sendo que o Presidente do Conselho terá, além do voto comum, o de qualidade.

Art. 9º. Os Conselheiros serão individualmente convocados às reuniões do Conselho da Unidade, por escrito, pelo Presidente ou por solicitação de 1/3 (um terço) de seus membros, com antecedência mínima de 02 (dois) dias úteis e com pauta definida.

Parágrafo único. Juntamente com a convocação do Presidente, serão distribuídas cópias da ata de reunião anterior e dos pareceres ou projetos a serem apreciados.

Art. 10. O comparecimento, inclusive de representação discente, às reuniões do Conselho da Unidade tem precedência em relação a qualquer outra atividade administrativa, de ensino, pesquisa e extensão na Escola de Administração.

Parágrafo único. Perderá o mandato o representante docente, técnico-administrativo em educação ou discente, definido nos incisos VII, VIII e IX do Art. 5º, que, sem motivo justificado, faltar a 03 (três) reuniões consecutivas ou a 05 (cinco) intercaladas durante o ano letivo.

Conselho de Pós-Graduação

O Conselho de Pós-Graduação é presidido pelo Coordenador do PPGA e constituído pelos docentes permanentes do PPGA, pertencentes ao quadro da UFRGS, e pela representação discente. Compete ao Conselho do PPGA, entre outros, estabelecer as diretrizes do Programa e eleger a Comissão de Pós-Graduação. Saiba mais.

Para ler as atas das reuniões do Conselho de Pós-Graduação, acesse a Intranet da EA.

 

 

 

COMGRAD - Comissão de Graduação

A COMGRAD é o órgão que propõe a organização e atualização curricular dos cursos de graduação em Administração e em Administração Pública e Social ao Conselho da Unidade, avalia o currículo vigente e os planos de ensino elaborados pelos departamentos, orienta academicamente os alunos a efetuar matrícula e organizar o seu trajeto acadêmico, aprova e encaminha a relação dos alunos aptos à colação de grau. Saiba mais.

Para ler as atas das reuniões da COMGRAD, acesse a Intranet da EA.

 

COMPG - Comissão de Pós-Graduação

A Comissão Coordenadora da Pós-Graduação é responsável por propor ações relacionadas ao ensino de pós-graduação; distribuir as atividades didáticas do curso, avaliar o curso e deliberar sobre planos de ensino, alterações de currículo, projetos de dissertações e teses, processos de seleção, transferência, aproveitamento de créditos obtidos em outros cursos, entre outros. Saiba mais. 

Para ler as atas das reuniões da Comissão Coordenadora, acesse a Intranet da EA.

 

DCA - Departamento de Ciências Administrativas

O DCA (Departamento de Ciências Administrativas ) é o órgão executivo que objetiva a consecução dos fins da Universidade, tendo como finalidades fundamentais a educação superior e a produção de conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico, integradas no ensino, na pesquisa e na extensão em Administração. Exerce, no âmbito da Escola de Administração, todas as competências atribuídas aos departamentos acadêmicos no Estatuto e Regimento Geral da Universidade. Saiba mais.

Para ler as atas das reuniões do Colegiado do DCA, acesse a Intranet da EA.

 

COMPESQ – Comissão de Pesquisa

É responsável pelos planos, programas e projetos de pesquisa. Tem como funções propor ao Conselho da Unidade da Escola de Administração ações relacionadas com as atividades de pesquisa. Saiba mais.

COMEX – Comissão de Extensão

A Comissão de Extensão (COMEX) é responsável por organizar, até 31 de dezembro de cada ano, a proposta de atividades de extensão para o ano seguinte, com as ações previstas pelo Departamento e pelo CEPA. É a COMEX quem propõe, ao Conselho da Escola de Administração, ações relacionadas às atividades de Extensão. Saiba mais.

COMINT – Comissão de Internacionalização

A COMINT é o órgão responsável pelo posicionamento estratégico da EA na comunidade acadêmica internacional. É responsável pela proposta e gestão de acordos de cooperação e convênios com universidades e institutos de pesquisa de relevância acadêmica em vários países. A COMINT realiza ainda o acompanhamento da mobilidade de estudantes professores in & out, valorizando o internacionalismo e a responsabilidade socioambiental universitária.

Saiba mais na página da Internacionalização.

A COMINT é composta por:

Guilherme Dornelas Camara (coordenador)
Aurora Carneiro Zen (vice-coordenadora)
Carolina Barcelos
Daniela Callegaro de Menezes
Lisiane Quadrado Closs
Raquel Janissek-Muniz
Aragon Érico Dasso Júnior (suplente)
Mirtha Goalconda Vasques Rodrigues (suplente)

 

COSAT – Comissão de Saúde e Ambiente de Trabalho

A COSAT é um órgão de natureza deliberativa, que trata de questões pertinentes à saúde, segurança e ambiente de trabalho. A Comissão tem como finalidade a melhoria das condições de trabalho e do meio ambiente e busca soluções que promovam o bem-estar físico, psíquico e social do trabalhador, além da qualificação do meio ambiente. Atua principalmente de forma preventiva.

Para ler as atas das reuniões da COSAT, acesse a Intranet da EA.

Objetivos da COSAT:

  1.  Observar e relatar condições de risco nos ambientes de trabalho.
  2. Solicitar e/ou propor medidas para eliminar, neutralizar e/ou reduzir os riscos à saúde e à segurança das pessoas.
  3. Investigar e discutir os comportamentos de risco, acidentes, incidentes e doenças do trabalho e profissionais ocorridos, propondo medidas de prevenção destes, bem como proceder aos devidos encaminhamentos.
  4. Propor e realizar medidas de prevenção e promoção da saúde, individual e coletiva, no ambiente acadêmico profissional;
  5. Assessorar a Comunidade Universitária na escolha consciente de seu comportamento seguro e saudável.
  6. Realizar cursos sobre prevenção de acidentes do trabalho e promoção da saúde aos componentes da Unidade, com base nas suas peculiaridades, no que tange aos riscos à saúde e à vida.

Composição da Comissão na EA:

Davide Carbonai, presidente
Marcelo da Silva Mello Machado, vice-presidente
Thiago Antunes da Silva Cardoso, secretário
Guilherme Dorneles Camara, suplente
Misael Bassualdo Cabreira, suplente

Contato: cosat_ea@ufrgs.br

Portarias e Regulamento

NAU – Núcleo de Avaliação Institucional

A Lei Federal nº 10.861/04 criou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), cujos objetivos essenciais são o de estimular a cultura da avaliação e o processo de autoconhecimento dentro das Instituições de Ensino Superior (IES). Na UFRGS, esse processo é conduzido pelas Secretaria de Avaliação Institucional (SAI) e Comissão Própria de Avaliação (CPA). Sob a gestão dos dois órgãos, o processo de avaliação dissemina-se por todas as unidades da universidade, na figura dos Núcleos de Avaliação Institucional (NAU). O propósito é analisar de forma estruturada e conjunta as atividades desenvolvidas, melhorias e limitações identificadas, e assim propiciar uma atuação cada vez mais competente para a UFRGS nos níveis de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão.

O NAU da Escola de Administração (mandato 2018 – 2019) é formado por:

Fábio Bittencourt Meira (coordenador)
Gilberto Tavares dos Santos (coordenador substituto)
Carla Simone Neuman
Sidinei Rocha de Oliveira
Carolina Barcelos
Lourdes dos Santos

Relatórios de avaliação (clique para fazer o download)