fbpx

Alunos da EA recebem Prêmio EPTC de Educação

TAGS: EA graduação Premiação

11/09/2017

Alunos do curso de Administração Pública e Social receberam, nesta segunda-feira (11/09), o 10º Prêmio de Educação da EPTC na categoria Alunos Universitários. A premiação tem como objetivo estimular a sociedade a adotar comportamentos e hábitos que tornem o trânsito mais seguro e civilizado. A cerimônia de premiação ocorreu no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.

O trabalho dos alunos Daniele dos Santos, Fabrício Reichert, Ivan Schardosim e Daniel Vianna foi feito para a disciplina de Sistemas de Informação para Administração Pública e Social, ministrada pela professora Daniela Brauner. “Nesta disciplina, mostro aos alunos técnicas, ferramentas e sistemas para análise de dados, sempre orientando que busquem temas de impacto na sociedade e empresas”, explica Daniela.

O tema do trabalho foi “Acidentes de trânsito envolvendo ciclistas no município de Porto Alegre”. Daniele e Fabrício contam que os dados foram extraídos do site de dados abertos #datapoa, através do software Weka, que faz mineração de dados, e do QLIK, utilizado para construir dashboards e relatórios. Os alunos compilaram dados de acidentes envolvendo ciclistas no período de 2011 a 2015 e analisaram fatores como o número de envolvidos nos acidentes, dias, turnos e regiões de maior risco.

A análise demonstra que a maioria dos acidentes ocorre na Zona Sul de Porto Alegre aos fins de semana e na Zona Norte em dias úteis. Em ambas as regiões  os acidentes costumam envolver mais de duas pessoas – um ou mais ciclistas, além de automóveis.

“Comparamos a malha cicloviária da cidade com as ciclovias existentes e vimos que muitas ainda não foram implantadas”, afirma Daniele. “Uma das soluções para reduzir o número de acidentes é fazer a implantação das ciclovias planejadas”.

O 10º Prêmio EPTC de Educação é promovido pela Coordenação de Educação para a Mobilidade da Prefeitura de Porto Alegre. Este ano, recebeu a inscrição de 650 trabalhos em 14 categorias: idosos, público em geral, funcionários da EPTC, imprensa, alunos universitários (categoria dos alunos da EA), empresas, educação especial, educação infantil, 1º e 2º anos, 3º e 4º anos, 5º e 6º anos, 7º ao 9º ano, Ensino Médio e professores. Segundo os organizadores, o Prêmio envolveu mais de 40 escolas e 4.500 pessoas. Para ver a lista de ganhadores, clique aqui.

De acordo com a professora Daniela Brauner, “o prêmio recebido pelo grupo demonstra não só a relevância do tema para a sociedade, mas também o mérito dos alunos em aplicar e desenvolver os conhecimentos para impulsionar resultados relevantes para a nossa cidade”.


Para saber mais:

Site da EPTC: http://www2.portoalegre.rs.gov.br/eptc/

#datapoa: http://datapoa.com.br/

Página do software Weka: http://www.cs.waikato.ac.nz/ml/weka/

Página do sofware QLIK: http://www.qlik.com/us/

 

Universidade terá horário especial de funcionamento a partir de 13 de janeiro

TAGS: EA UFRGS

Até 28 de fevereiro, expediente da Universidade será das 7h30 às 13h30. Medida tem como objetivo a economia de energia elétrica

Especializações EaD “Administração Pública no Século 21” e “Gestão em Saúde” abrem inscrições

TAGS: EA especialização UFRGS

Cursos oferecem currículos que acompanham os desafios da administração e saúde públicas atuais a valores acessíveis

EA e Escola de Engenharia se unem em projetos para uma Universidade mais sustentável

TAGS: EA graduação sustentabilidade UFRGS

Estudantes das disciplinas dos professores Luiz Felipe do Nascimento (Adm.) e Ângela Danilevicz (Eng. de Produção) apresentaram ideias à vice-reitora, Jane Tutikian