fbpx

“Depressão” pós-intercâmbio?

TAGS: CAEAINTERNACIONAL mobilidade

26/09/2019

A síndrome pós-intercâmbio é um tipo de “depressão” temporária ao voltar ao país de origem após a realização de um intercâmbio. Isso acontece pela mudança brusca da vida que o(a) estudante construiu durante meses em outro país, para a vida normal.

Durante o intercâmbio, o estudante passa por um período diferenciado: está conhecendo novas pessoas de diversas culturas, viajando por cidades e países diferentes, estudando em outra universidade, festejando. Tudo isso leva à construção de amizades reais durante o período. Assim, ao chegar no país de origem, bate a realidade de que esse período acabou e não será repetido (pelo menos de forma idêntica).

Entretanto, há formas de evitar este tipo de “depressão” ao voltar para o país de origem. Ao chegar em casa, a pessoa deve aproveitar cada momento que a fez  sentir saudades durante o intercâmbio, apreciar os reencontros com família e amigos. Também é importante valorizar as amizades feitas durante o intercâmbio e não esquecer de manter o contato, nem que seja esporadicamente.

Além disso, sempre é bom compartilhar as experiências de intercâmbio com seus amigos e mostrar como esse período foi importante para o seu desenvolvimento pessoal. Por último, e muito importante: sempre buscar novas experiências. O intercâmbio é sempre enriquecedor porque oferece uma quantidade enorme de experiência completamente novas. Assim, quando uma pessoa termina o intercâmbio, é bom continuar na busca de novas experiências.

Também é bom lembrar que a “depressão” pós-intercâmbio é temporária e que sua causa é extremamente positiva. O intercâmbio é um momento excepcional durante a formação universitária e, sem dúvidas, tudo vale a pena para realizá-lo.

* Texto elaborado pela equipe do CAEA Internacional

Mais um semestre que passou. Um adeus ou um até logo?

TAGS: CAEAINTERNACIONAL mobilidade

Mensagem de final de ano do CAEA Internacional. Até 2020 :)

Universidade do Algarve é uma das chaves para o aumento do turismo em Portugal

TAGS: CAEAINTERNACIONAL intercâmbio

Eleita pelo World Travel Awards como o melhor destino do mundo pelo 2º ano consecutivo, a terra de Camões recebe centenas de prêmios internacionais anualmente

Ciclistas ganham sorvete grátis na cidade de Bologna, no norte da Itália

TAGS: CAEAINTERNACIONAL intercâmbio

Projeto recompensa as pessoas que optam por deixar o carro em casa