Curso Gestão em Contextos de Múltiplas Crises
OBJETIVOS

.
O curso Gestão em Contextos de Múltiplas Crises nasce como desdobramento da experiência acumulada no projeto de formação em Gestão de Crises Ambientais na Atenção Primária à Saúde, desenvolvido pela UFRGS em cooperação com o Ministério da Saúde. A nova proposta amplia o foco da formação, partindo do reconhecimento de que os serviços públicos de saúde atuam cada vez mais em ambientes marcados pela sobreposição de crises ambientais, sociais, econômicas, institucionais e informacionais. Nesse contexto, gestores e equipes precisam não apenas responder a eventos críticos, mas também desenvolver capacidades para decidir, coordenar, comunicar e planejar em cenários de elevada incerteza.
A estrutura do curso foi concebida para abordar as crises como fenômenos interdependentes, que produzem efeitos sobre os territórios, as populações, as organizações e o funcionamento do próprio sistema de saúde. Os conteúdos articulam a compreensão das múltiplas crises com temas diretamente relacionados à prática da gestão, como planejamento emergente, relações interorganizacionais, liderança de equipes, comunicação em situações críticas e avaliação dos impactos das crises sobre as condições de vida e saúde da população.
O curso também parte da premissa de que contextos adversos exigem formas de gestão capazes de combinar preparação e adaptação. Por isso, o planejamento é trabalhado não apenas a partir de estratégias previamente definidas, mas também da capacidade de reconhecer mudanças no contexto, reorganizar prioridades e construir respostas emergentes. Da mesma forma, a liderança é abordada considerando situações de escassez de recursos, pressão, conflitos e alta complexidade, enquanto a comunicação é tratada como dimensão central da gestão de riscos e crises, envolvendo transparência, fluxos de informação, governança e enfrentamento à desinformação.
Tem como objetivo geral desenvolver capacidades de gestão para atuação em contextos de múltiplas crises, fortalecendo competências de planejamento, liderança, articulação interorganizacional, comunicação e tomada de decisão diante de cenários complexos, adversos e marcados por incerteza, com especial atenção aos desafios enfrentados pelos serviços e equipes do SUS.
Como objetivos específicos, o curso busca ampliar a capacidade dos participantes de compreender a natureza e a interdependência das crises contemporâneas; reconhecer seus impactos de médio e longo prazo sobre populações, territórios e serviços de saúde; aprimorar processos de cooperação entre organizações; desenvolver competências de liderança e gestão de equipes em situações adversas; qualificar a comunicação pública em contextos de risco e crise; e utilizar princípios de planejamento emergente para responder a mudanças e situações não previstas.
CARACTERIZAÇÃO DO CURSO
O curso se dará na modalidade de Ensino a Distância (EAD), com apoio de professores e equipe de tutoria. A carga horária total do curso é de 180 horas-aula, sendo dividido em seis disciplinas de 30 horas-aula com mais um projeto de intervenção.
O tempo de duração previsto é de 8 meses, em regime de educação a distância, em ambiente de aprendizado virtual (Moodle), com atividades síncronas e assíncronas semanais.
O curso será inteiramente custeado pelo Ministério da Saúde, em Interação Acadêmica com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
VAGAS PARA CURSISTAS
São oferecidas um total de trezentas (300) vagas para cursistas, conforme critérios específicos no item inscrições.
DISCIPLINAS E DOCENTES
Planejamento Emergente – Prof. Takeyoshi Imasato
Planejamento: conceitos. Planejamento e incerteza. Estratégia deliberada e estratégia emergente. Tipos de plano. Planejamento emergente.
Múltiplas crises e a socioeconomia das incertezas – Prof. Sérgio Schneider
Situando crises e incertezas: definições e conceitos. Porque a crise atual é diferente das anteriores? Política, ciência e ideologia em contextos de incertezas. Propriedades emergentes e a abordagem multinível. Crises e geopolítica. Crises e antropoceno. Crises, reconhecimento e redistribuição. Propostas para sair das crises: instituições, governança e transições transformativas.
Relações interorganizacionais em crise – Prof. Fernando Dias Lopes
Relações interorganizacionais e arranjos produtivos no campo da saúde. O conceito de ecossistema de inovação em saúde. Dilemas e possibilidades de cooperação interorganizacional no campo da saúde. Cooperação internacional em saúde. Novas formas de cooperação em saúde para situações de crise.
Impactos da crise ambiental a médio e longo prazo na população – Prof.ª Bruna Hentges
Impactos das crises ambientais sobre as condições de vida e saúde da população no médio e longo prazo. Relação entre eventos extremos, vulnerabilidades sociais e iniquidades em saúde. Repercussões das crises ambientais sobre agravos físicos, saúde mental, segurança alimentar e organização dos serviços de saúde. Papel da Atenção Primária à Saúde no acompanhamento das populações afetadas, na vigilância em saúde e no fortalecimento da resiliência territorial.
Liderança e equipes em contexto adversos – Prof.ª Christine Schröeder
Fundamentos teóricos e práticos da liderança em ambientes de alta complexidade e adversidade. Análise das dinâmicas de equipes multiprofissionais na Atenção Primária à Saúde (APS) em contextos de crise, escassez de recursos e situações emergenciais. Desenvolvimento de competências para gestão de conflitos, resiliência organizacional, comunicação em situações críticas e tomada de decisão sob pressão. Abordagem de estratégias baseadas em evidências para fortalecimento de equipes, promoção de saúde mental no trabalho e liderança adaptativa no Sistema Único de Saúde (SUS).
Comunicação e Gestão de Crise – Prof.ª Rafaela Redin Rubert
Fundamentos da comunicação pública em contextos de risco e crise. Atores envolvidos, fluxos de informação e governança. Marcos legais e normativos no Brasil. Estratégias comunicacionais nas diferentes fases de crise, gestão da reputação, transparência e enfrentamento à desinformação. Análise de casos e práticas aplicadas.
Projeto de Intervenção – Prof.ª Flávia Borges Fortes
Descrição de um problema relevante em uma comunidade, instituição ou política pública; e elaboração de uma solução viável sobre as causas ou mitigação do problema identificado, com o objetivo de gerar resultados benéficos e mensuráveis.
INSCRIÇÕES
Inscrições abertas até 16/outubro/2026 > https://forms.gle/uoxgmpBehLSf1bDg7
Estará apto a realizar a inscrição o(a) trabalhador(a) da saúde que:
- Exerce atividade no Sistema Único de Saúde em um município do Rio Grande do Sul.
- Tenha escolaridade mínima de ensino médio completo;
- Seja servidor(a) público municipal ou assemelhado (ex.: cargo em comissão, contrato temporário, CLT, terceirizado etc.)
- Não esteja em usufruto de afastamentos.
Serão priorizados inscritos que exerçam atividades em municípios nos quais se tenha declarado estado de calamidade nos últimos 5 anos (para detalhamento, ver edital).
CRONOGRAMA
- Inscrições via formulário online: até 16/10/2026.
- Publicação relação preliminar de cursistas selecionados: 20/10/2025.
- Prazo para interposição de recurso: 21/10/2026 – 24 (vinte e quatro) horas após a publicação da relação de cursistas selecionados.
- Publicação do julgamento de recursos: 22/10/2026 – 24 (vinte e quatro) horas após a conclusão do prazo para a interposição de recursos.
- Publicação do resultado final dos cursistas selecionados: até 23/10/2026
- Período de matrícula: entre 23/10/2026 e 30/10/2026.
- Início das aulas: 02/11/2026
INFORMAÇÕES
Secretaria do Curso: Fernanda Bordignon Soares
Email: gestaodecrises@ufrgs.br

