fbpx

SOS PME Rede de Assessoria Empresarial

SOS PME

 

@sospme.ufrgs
https://www.instagram.com/sospme.ufrgs


https://www.facebook.com/sospme.ufrgs

 

A SOS PME – Rede de Assessoria Empresarial é uma iniciativa de professores da UFRGS, especialmente da Escola de Administração, para auxiliar pequenas e médias empresas no enfrentamento da crise gerada pela pandemia do COVID19.

Com o cenário econômico atual é necessário estender a mão a empresários que estão vivendo algum tipo de dificuldade e precisam buscar alternativas para enfrentar os impactos da pandemia. O SOS PME une profissionais e estudantes de diversas áreas para descobrir, junto com as empresas, quais são essas alternativas. 

É importante lembrar que não existem soluções milagrosas. O cenário é complexo e não temos precedentes para usar como guias. Assim, também torna-se difícil fazer previsões. As regulações estão mudando ao longo dos dias e novas alternativas estão surgindo. 

O objetivo não é oferecer uma solução, mas abrir janelas para que as empresas encontrem alternativas de atuação para, juntos, encontrarmos formas de ajudar as empresas neste caminho. 

As atividades previstas incluem:

  • levantamento de dados: preciosos para que possamos entender o cenário e buscar alternativas;
  • análise de dados: já está sendo realizada, com base em técnicas diversas;
  • rede de assessoria: acontecem de forma virtual e, no retorno das atividades acadêmicas presenciais, poderão ser levadas para a sala de aula, em forma de cases de estudo.

 

Como participar

Empresas e voluntários (estudantes, profissionais e professores de diversas áreas do conhecimento) podem se inscrever nos seguintes links:

Vale lembrar que, como o SOS PME é organizado em rodadas, tanto voluntários quanto empresas serão contatados em diferentes momentos. Se você se inscreveu como voluntário(a) mas ainda não foi chamado(a), aguarde: precisaremos de você em breve!

O mesmo vale para empresas. Leia a aba “Como funciona” (abaixo) para saber mais sobre as rodadas e critérios de priorização.

Como funciona

O gerenciamento é feito de forma ágil, por rodadas (sprints). As rodadas são definidas por critérios de prioridade, após análise de dados. 

Essa análise de dados é feita com dashboards específicos, usados para apoiar a tomada de decisão sobre a priorização. Neste primeiro momento, a priorização é feita com base em dados sobre o impacto no faturamento e na dor sentida pela empresa (critérios de urgência e emergência).

Serão montadas equipes de atendimento para cada uma das empresas, de acordo com a rodada. A equipe de coordenação faz reuniões a cada dois dias, para alinhar as ações e poder finalizar os atendimentos no tempo previsto.

O roteiro de atendimento consiste de cinco etapas:

  1. Sensibilização
    A equipe entende o status atual da empresa a partir dos dados oferecidos. 
  2. Entendimento
    Esta etapa conta com a participação fundamental do empresário. A ideia é que cada empresa possa apresentar suas principais dificuldades e tentativas já realizadas. Como resultado, a equipe de atendimento reunirá pontos para a busca de alternativas.
  3. Diagnóstico
    Cada membro da equipe e o próprio empresário buscam alternativas para os pontos identificados. 
  4. Co-criação
    Acontece virtualmente, pela ferramenta disponibilizada pelo SOS PME, em que a empresa receberá orientações. É quando se discute a etapa 2, verificando se as alternativas são válidas e quais dicas podem ser aproveitadas. 
  5. Encerramento
    Os empresários fornecem o feedback do atendimento, para que os pontos que ficaram abertos (se houver) possam ser trabalhados.

Ambiente virtual

  • Conferências onlinehttps://elos.vc
    (não são necessários login e senha, basta entrar como convidado)
  • Grupos de compartilhamento de informações: via Whatsapp
    (o número será enviado às empresas pela equipe de atendimento)
  • Mural de dicas: reúne as dicas elaboradas durante o projeto e pode ser consultado a qualquer momento. Veja aba “Mural de Dicas” nesta página ou acesse este link.

 

 

Boletins de dados

 

 

Coordenação e apoiadores

• Aurora Zen, EA, Zenit
• Carla Ruppenthal, EA
• Daniela Brauner, EA, Zenit
• Daniela Callegaro, EA
• Fernanda Müller, EA
• Fernanda Reichert, EA
• Lisiane Closs, EA
• Marcelo Lubaszewski, EE, Zenit
• Marcia Barcellos, EA
• Marisa Rohden, EA
• Raquel Janissek-Muniz, EA
• Wendy Carraro, FCE

O SOS PME conta com o apoio de:

        

E de dezenas de voluntários e voluntárias unidos para lutar contra os efeitos da crise.

SOS PME na mídia

TAGS: covid19 EA SOSPME UFRGS

Acompanhe as matérias publicadas em veículos de comunicação sobre a iniciativa que auxilia pequenas e médias empresas neste momento de crise

Idealizadores do SOSPME gravam vídeo de agradecimento a empresários e voluntários

TAGS: CEPA covid19 SOSPME

Projeto conta com uma rede de mais de 200 voluntários e a confiança de mais de 80 pequenas e médias empresas

SOS PME divulga dados do primeiro mês de trabalho

TAGS: CEPA covid19 extensão SOSPME

Em abril, foram atendidas 83 empresas por 205 voluntários(as)