fbpx

SOS PME Rede de Assessoria Empresarial

SOS PME

 

A SOS PME – Rede de Assessoria Empresarial surgiu em março de 2020 como uma iniciativa de professores da UFRGS, especialmente da Escola de Administração, para auxiliar pequenas e médias empresas no enfrentamento da crise gerada pela pandemia de Covid-19. Com o sucesso do projeto, a rede de assessoria se tornou um projeto de extensão e ganhou importantes parceiros, como os Parques Tecnológicos Zenit da UFRGS, o Tecnopuc da PUCRS e a Escola de Negócios da PUCRS.

Na primeira fase de atendimentos, por meio de rodadas (sprints), empresários de diversas áreas receberam gratuitamente assessoria personalizada, realizada por grupos multidisciplinares de estudantes, docentes e profissionais de mercado.

Com a retomada das aulas via ensino remoto, o trabalho de assessoria migrou para a sala de aula, sendo incorporado em programas de disciplinas de graduação e pós-graduação. As empresas passaram a ser assessoradas por alunos, orientados por seus respectivos professores, e por mentores voluntários em assuntos de suas expertises.

O novo formato faz parte de uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem chamada service learning, que está sendo implementada em cursos da UFRGS e PUCRS. Neste formato, a empresa se torna parceira da Universidade, numa via de mão dupla, onde a empresa tem seus problemas analisados por grupos de alunos e professores, e a Universidade se aproxima dos problemas do dia a dia dos empresários.

Em 2020, o projeto atendeu mais de 120 empresas com alto nível de satisfação entre os empresários. Foram mais de 300 voluntários inscritos e 10 disciplinas participantes, totalizando mais de 150 alunos de graduação e pós-graduação envolvidos.

Em 2021, o projeto continua com o mesmo objetivo: abrir janelas para que as empresas encontrem alternativas de atuação, não somente ao cenário da pandemia, mas em questões amplas de gestão.

Acesse a aba “Como participar” para tornar sua empresa parceira do projeto, para inscrever sua disciplina ou também para ser um mentor voluntário.

Siga o SOSPME:

Instagram: https://www.instagram.com/sospme.ufrgs/
Facebook https://www.facebook.com/sospme.ufrgs
LinkedIn https://www.linkedin.com/company/sospme-ufrgs

 

Como participar

Empresários, ministrantes de disciplinas e mentores voluntários (estudantes, profissionais e professores de diversas áreas do conhecimento) podem se inscrever para participar do projeto.

Para inscrever sua empresa para receber assessoria, acesse o formulário: https://bit.ly/sospme_fei

Para inscrever a sua disciplina para atuar no atendimento às empresas, acesse o formulário: https://bit.ly/sospme_fei

Para se inscrever como mentor voluntário para apoiar o atendimento às empresas, acesse o formulário: https://bit.ly/sospme_fvi

É importante lembrar que os atendimentos acontecem ao longo da duração de cada disciplina de graduação ou pós-graduação. Por isso, mentores voluntários e empresas poderão ser contatados em diferentes momentos. Leia a aba “Como funciona” (abaixo) para saber mais sobre os atendimentos.

Como funciona

O atendimento às empresas parceiras do projeto acontece via service learning, uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem que incorpora o serviço de assessoria empresarial no programa de disciplinas de graduação e pós-graduação da UFRGS, PUCRS e outras instituições parceiras.

As empresas são solicitadas a informar sua situação atual e demanda de apoio em gestão. Os docentes inscrevem as suas disciplinas informando os objetivos e os conteúdos abordados, além do número de empresas que podem ser atendidas por turma.

A partir dessas informações, a coordenação do projeto SOS PME identifica a disciplina compatível com o atendimento e encaminha a empresa para o docente responsável. Em reuniões por webconferência ou presencial (quando possível), a empresa apresenta suas demandas e os professores apresentam os conceitos e ferramentas de apoio, além do método de trabalho.

As atividades de assessoria acontecem ao longo da duração da disciplina (geralmente um semestre), com o envolvimento dos alunos e de mentores voluntários em diversas áreas (empresarial, jurídica, tributária, etc.). Desta forma, os alunos podem aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula e os empresários recebem ajuda qualificada e personalizada, em um espírito de co-criação de soluções.

Além dos atendimentos, os participantes do projeto sugerem dicas em um mural virtual que é aberto à toda a comunidade. Para conferir, acesse: https://bit.ly/sospme_padlet

Acesse a aba “Como participar” para tornar sua empresa parceira do projeto, para inscrever sua disciplina ou também para ser um mentor voluntário.

Ambiente virtual

  • Conferências onlinehttps://elos.vc
    (não são necessários login e senha, basta entrar como convidado)
  • Grupos de compartilhamento de informações: via Whatsapp
    (o número será enviado às empresas pela equipe de atendimento)
  • Mural de dicas: reúne as dicas elaboradas durante o projeto e pode ser consultado a qualquer momento. Veja aba “Mural de Dicas” nesta página ou acesse este link.

 

 

Boletins de dados

 

 

Coordenação e apoiadores

• Aurora Zen, EA, Zenit
• Carla Ruppenthal, EA
• Daniela Brauner, EA, Zenit
• Daniela Callegaro, EA
• Fernanda Müller, EA
• Fernanda Reichert, EA
• Lisiane Closs, EA
• Marcelo Lubaszewski, EE, Zenit
• Marcia Barcellos, EA
• Marisa Rohden, EA
• Raquel Janissek-Muniz, EA
• Wendy Carraro, FCE

O SOS PME conta com o apoio de:

        

E de dezenas de voluntários e voluntárias unidos para lutar contra os efeitos da crise.

SOS PME é apresentado em evento da Universidade de Melbourne

TAGS: covid19 SOSPME

A iniciativa conduzida por professores da UFRGS foi considerada uma inspiração para a proposição de ações de impacto social

SOS PME na mídia

TAGS: covid19 EA SOSPME UFRGS

Acompanhe as matérias publicadas em veículos de comunicação sobre a iniciativa que auxilia pequenas e médias empresas neste momento de crise