FCE completa 110 anos e convida comunidade para programação especial

Para marcar os 110 anos da Faculdade de Ciências Econômicas, a FCE convida a comunidade para uma programação especial, que inclui show de talentos, gincana, palestras, entre outros. As atividades têm como objetivo integrar estudantes, professores e técnico-administrativos e celebrar a história centenária da Faculdade.

No dia 26 de novembro, data do aniversário de 110 anos, a comunidade é convidada a participar de uma cerimônia de comemoração no saguão da Faculdade, que acontecerá em duas ocasiões, às 15h e às 19h30min. Para a solenidade, o público será recebido com decoração especial, DJ, tapete vermelho, lounges. No evento da noite, também haverá cabine de fotos instantâneas, entre outras surpresas.

Toda a programação está sendo organizada por uma comissão formada por professores, técnico-administrativos e estudantes. Confira abaixo, algumas das atividades organizadas.

 

Show mostra talentos da FCE

No dia 25 de novembro, a partir das 16h30min, no auditório, a Faculdade promove um show de talentos. A programação inclui apresentações de canto, voz e violão, dança, entre outras atrações, com estudantes e professores da Faculdade. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Entre os participantes estão os estudantes Bianca Palácio, Don Ollisson de Oliveira e Vinnícius Cedraz, de Relações Internacionais, Fernanda Momo, Hermes Trindade Júnior e Laura Guarizi, de Ciências Contábeis, Juliana Barbosa, de Ciências Econômicas e João Pedro Almeida, de Ciências Atuariais. Os professores Ariel Behr e Wendy Carraro completam a equipe e divertem o público. A apresentação fica por conta da estudante de Teatro Julia Carolina Bravo, bolsista na área de Comunicação da FCE.

Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas com a professora Wendy, que coordena o show, pelo e-mail wendy.carraro@ufrgs.br.

 

Palestra especial aborda papel da Comissão de Valores Mobiliários na regulação de mercados

No dia 21 de novembro, às 16h30min, no auditório, a Faculdade recebe a palestra de Marcelo Barbosa, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A atividade, intitulada CVM e a regulação do mercado, é gratuita e aberta a todos os interessados.

A palestra aborda o crescimento do mercado acionário brasileiro e as principais mudanças normativas que impactam a atuação de auditores, economistas, contadores e outros profissionais da área, além de ressaltar as exigências relacionadas ao campo da auditoria interna, da gestão de riscos e do comitê de auditoria. Barbosa é mestre em Direito pela Universidade Columbia, de Nova Iorque, e é docente da FGV-Rio.

Participa como debatedor na discussão o professor de Direito Eduardo Silva da Silva, da UniRitter. Doutor em Direito pela UFRGS, o convidado tem experiência em arbitrar conflitos no setor da indústria, da energia e da construção civil.

Não é necessário realizar inscrição prévia para participar do evento, mas os interessados em receber certificado devem se inscrever pelo Portal de Extensão da UFRGS. Mais informações sobre a palestra com a professora Letícia Medeiros da Silva, pelo e-mail leticia.medeiros@ufrgs.br.

 

Professores da Faculdade movimentam a semana anterior aos 110 anos

Além das outras iniciativas programadas, a FCE preparou uma série de palestras para a semana do dia 18 ao dia 22 de novembro. Ministradas por docentes da própria instituição, as atividades fomentam discussões sobre temas contemporâneos em estudo e pesquisa na Faculdade de Ciências Econômicas da UFRGS. Todas as palestras são gratuitas e abertas ao público:

18 de novembro, às 18h30min, no auditório: palestra Argentina, Chile e América Latina, ¿qué pasa?, com os professores Jacqueline Haffner e Alessandro Miebach.

19 de novembro, às 16h30min, no laboratório de informática: oficina Plataforma do Observatório Socioambiental em Segurança Alimentar e Nutricional – Obssan, vinculado ao Asssan Círculo, com os professores Gabriela Coelho-de-Souza e Leonardo Xavier e a pesquisadora Angélica Siqueira.

19 de novembro, às 18h30min, no auditório: palestra Razões para migrar: os desafios da migração na contemporaneidade, com o professor Fabian Scholze Domingues.

20 de novembro, às 17h, no auditório: palestra Diálogos étnico-raciais e Relações Internacionais, com o professor Érico Duarte.

21 de novembro, às 18h30min, no auditório: Mentoria contábil com egressos da FCE, com os professores Wendy Carraro, Márcia Bianchi, Ariel Behr, Fernanda Victor, Romina Souza, Cristina Engel e profissionais contadores convidados.

22 de novembro, às 18h30min, no auditório: palestra Economia, finanças e aprendizado de máquina, com o professor Nelson Seixas.

 

Seminário discute Sustentabilidade na Faculdade de Ciências Econômicas

Dentro da programação especial, a FCE também promove o seminário A sustentabilidade na Faculdade de Ciências Econômicas, fruto de uma parceria com a Assessoria de Gestão Ambiental da UFRGS. A iniciativa marca o início de uma série de ações que visam ao comprometimento de todos os níveis da Faculdade para o desenvolvimento e bom desempenho do seu Sistema de Gestão Ambiental (SGA).

Os debates darão início a um processo de formular propostas para percepção e melhorias do desempenho ambiental da Unidade, buscando desenvolver uma mudança cultural por meio de ações cotidianas. O Seminário contará com a palestra Pegada de carbono do ambiente construído: conceitos e estudo de caso, com Ana Carolina Badalotti Passuello (Engenharia Civil/UFRGS).

Servidores da UFRGS podem utilizar as horas como capacitação, mediante inscrições pela Edufrgs e assinatura em lista de frequência. Mais informações sobre o evento com a professora Maria de Lurdes, pelo e-mail vice-direcaofce@ufrgs.br.

Se você encontrou algum erro nesta página, por favor, preencha o formulário abaixo e clique em enviar.