
Na tarde desta quinta-feira, 13 de junho, integrantes da equipe da SUINFRA – Superintendência de Infraestrutura da UFRGS apresentaram em reunião com a comunidade da Escola de Administração, no Centro Cultural da UFRGS, o projeto de recuperação do prédio da Unidade, atingido pela enchente.
O projeto foi apresentado a estudantes, servidores docentes e técnico-administrativos da Escola e prevê a reforma do andar térreo e do segundo pavimento.
A reunião foi iniciada pelo diretor da EA, Takeyoshi Imasato, e a apresentação foi conduzida pelo vice-superintendente de Projetos e de Obras da SUINFRA, João Júlio Klüsener, com a colaboração da equipe técnica de arquitetura e engenharia de diversos setores da Superintendência.
Na abertura da apresentação, o Superintendente de Infraestrutura da UFRGS, Reginaldo dos Santos Lopes, ressaltou que a recuperação do prédio da EA “tem sido uma prioridade da SUINFRA e desde quando foi possível acessar à Unidade, quando o nível da água baixou, demos início às primeiras etapas de limpeza e descontaminação”.
Na sequência, Klüsener mencionou o esforço conjunto emergencial para o trabalho de recuperação, realizado por equipes da EA, da SUINFRA, da Biblioteca Central da UFRGS, de empresas terceirizadas e colaborações externas.
Em seguida, apresentou um panorama dos danos no andar térreo da EA causados pelo alagamento, que incluem:
- Piso de madeira das salas de aula;
- Piso vinílico, com resquícios de poluentes;
- Rodapés e rodameios;
- Paredes de divisórias leves;
- Mofos nas paredes e tetos (em revestimentos em geral);
- Esquadrias de madeira;
- Rede elétrica (principalmente em quadros e pontos de tomada);
- Subestação de energia;
- Bombeamento de água;
- Elevador;
- Plataforma de Acessibilidade PNE;
- Mobiliário;
- Equipamentos de informática;
- Acervo da Biblioteca.
Plano de Ação
As fases do plano de ação para a recuperação da EA foram apresentadas, organizadas em quatro etapas: (1) Ações imediatas – já executadas; (2) Projetos de recuperação predial – em andamento; (3) Obras de recuperação predial; (4) Ocupação das áreas recuperadas e mobiliário.
A primeira etapa, que compreendeu ações imediatas já concluídas, incluiu a limpeza e higienização do térreo, remoção de entulhos, recomposição elétrica e remoção do acervo da biblioteca.
Sobre a Biblioteca da EA, a diretora da Biblioteca Central da UFRGS, Letícia Strehl, informou sobre as avaliações de danos causados ao acervo e as possibilidades de recuperação. O acervo está temporariamente guardado no Centro Cultural da UFRGS. Devido às ações técnicas de salvaguarda dos livros, foi possível recuperar 9.988 mil obras dos aproximadamente 20 mil livros.

Strehl destacou a complexidade e os altos custos envolvidos na recuperação dos livros danificados pelas águas. Em uma situação anterior na Biblioteca de Ciências Sociais e Humanidades da UFRGS, onde a água era limpa, a diretora da Biblioteca Central relatou que houve uma tentativa de recuperar livros danificados, mas o custo e o esforço foram antieconômicos. No caso atual, a água suja torna a recuperação ainda mais complicada e cara. E a prioridade foi dada aos livros, pois periódicos retrospectivos são difíceis de adquirir.
“Em situações de danos como esses, muitas vezes é mais econômico adquirir novos livros do que tentar recuperar os danificados”, explicou Strehl. “Estamos aproveitando a flexibilização de normas pelo decreto para adquirir materiais esgotados, algo que processos licitatórios comuns não permitiriam”.
Neste momento na EA estão sendo executadas ações referentes à segunda etapa, que incluem a definição de projetos de recuperação predial, que abrange o estabelecimento de premissas do projeto; estudo técnico e layout; e a avaliação dos elementos construtivos a serem recuperados. Para essa fase, duas áreas do andar térreo foram severamente afetadas – as salas de aula e o espaço da Biblioteca, e ambas já estão devidamente isoladas para a reforma de recuperação.

O projeto arquitetônico de recuperação da EA, que inclui a reforma do andar térreo e a realocação da Biblioteca para o segundo pavimento, foi apresentado. A comunidade da EA fez perguntas sobre perspectivas de uso e adaptações dos espaços no projeto.
Sobre o Projeto
Para o primeiro andar, foram consideradas demandas anteriores sobre a construção de um auditório na EA e uma nova distribuição dos espaços disponíveis. A SUINFRA apresentou o projeto de construção de um auditório no primeiro pavimento, onde antes ficava o acervo da Biblioteca, além de um espaço para setores administrativos (Acadêmico, Comunicação, Direção, Financeiro, Gerência, Infraestrutura e Recursos Humanos). Além disso, também foram apresentados os motivos para a manutenção de salas de aulas onde estão dispostas e a reestruturação de banheiros e espaços comuns, com a instalação de piso tátil e uma cafeteria após procedimentos licitatórios.
Para o segundo andar, está prevista a alocação do acervo e da Biblioteca, considerando as necessidades da equipe de processamento e as sugestões relatadas da comunidade sobre espaços de convivência, em levantamento realizado junto à comunidade da EA em outubro de 2023.
Detalhes sobre o projeto poderão ser revistos com base nas sugestões feitas durante a sessão. As obras de recuperação do térreo devem iniciar no próximo semestre letivo.
O arquivo com a apresentação e projeto pode ser acessado aqui.
Sugestão fundamentada com justificativa
Foi aberto um período para o envio de sugestões fundamentadas com justificativas do projeto de recuperação da EA para integrantes da comunidade da Escola, que podem ser encaminhadas até o dia 21 de junho de 2024, para o email da Gerência Administrativa (ea_gerencia@ufrgs.br). As sugestões serão avaliadas pela equipe da SUINFRA para verificação técnica da viabilidade e adequação das sugestões.

