Ponto UFRGS apresenta programação especial em seu primeiro aniversário

TAGS: eventos UFRGS

21/11/2018

A Ponto UFRGS – Produtos Institucionais está completando seu primeiro ano em novembro e, para comemorar, promove diferentes ações neste final de mês. A participação é gratuita em todas as atividades.

Há um ano, o projeto Ponto UFRGS visa à gestão da marca promocional da Universidade e sua aplicação em produtos enquanto pontos de contato com as comunidades acadêmica e externa. A iniciativa busca valorizar a produção intelectual e cultural da Universidade e reforçar a relação identitária e de pertencimento entre os públicos e a UFRGS.

Confira a programação:

Concurso cultural “Meu trabalho na capa”

Sendo iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão, a atividade tem como objetivo dar reconhecimento à produção artística dos estudantes através de produtos institucionais, oportunizando um espaço criativo de produção e difusão cultural na Universidade. A participação ocorre por meio de submissão de obra de artes visuais (ilustração, foto, pintura, colagens, entre outros) que retrate o cotidiano e a vivência dos discentes na Universidade. A ação é voltada para alunos de graduação e pós-graduação.

O prazo para inscrição termina no dia 30 de novembro, às 18h. Para mais informações, confira o regulamento. As obras inscritas serão avaliadas por uma comissão julgadora composta por servidores da Ponto UFRGS e da Prorext. As quatro obras consideradas pela comissão como as mais criativas serão premiadas com um vale-compras na loja e com a participação em uma linha especial de produtos.


Oficina de ilustração Lendas do Sul, com a artista e escritora Paula Mastroberti

Atividade de curta duração sobre a criação de ilustração para recortes da obra Lendas do Sul, de João Simões Lopes Neto, a partir da leitura e interpretação do conto M’boi Tata (ou A Cobra de Fogo). As atividades propostas são: leitura e discussão do conto selecionado e apreciação e conhecimento das diversas possibilidades de produzir um livro ilustrado e de recursos técnicos e artísticos utilizados nesta área. O participante será convidado a desenvolver, no mínimo, uma ilustração, realizando estudo preparatório, finalização e diagramação em uma página com texto/legenda. A ação é voltada ao público em geral com idade acima de 12 anos. Não é necessário ter experiência ou habilidade artística.

Paula Mastroberti é graduada no Curso de Bacharelado em Artes Plásticas (UFRGS) e pós-graduada em Letras (PUCRS). É escritora e ilustradora de inúmeros livros ilustrados e quadrinhos publicados por grandes editoras. Atualmente, trabalha como docente do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS. Mais informações podem ser encontradas no site pessoal da artista.

Data: 26 de novembro (segunda-feira), das 14h às 18h

Local: Centro Cultural da UFRGS, 1º andar – Sala Nogueira (Campus Centro)

Inscrições: presencialmente na Ponto UFRGS (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h)

Oficina de graffiti, com o designer Stefan Fernandes

Doutorando em Design pela UFRGS, Stefan Fernandes é mestre pelo programa de pós-graduação em Design (UFRGS) e possui graduação em Design de Produto (UFRGS). É professor assistente na PUCRS e tem experiência na área de criatividade, processo criativo, desenvolvimento de produtos e desenho para criação. Atua, principalmente, em design de produto, metodologia projetual, criatividade, processo criativo e representação gráfica para projeto de produto.

Data: 28 de novembro (quarta-feira), das 14h às 18h

Local: em frente ao Centro Cultural da UFRGS (Campus Centro)

Inscrições: presencialmente na loja Ponto UFRGS (de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h)

Comemoração Aniversário 1 ano Ponto UFRGS

Para marcar o aniversário de 84 anos da UFRGS e de um ano da loja Ponto UFRGS, o Coletivo de Música Sanharó fará uma apresentação especial. O grupo é formado por alunos do curso de Música da UFRGS e tem como princípio formativo o âmbito da vivência musical a partir da rítmica afro-brasileira. A coordenação é feita pelo professor Raimundo Rajobac, do Instituto de Artes da UFRGS. No repertório, serão apresentadas músicas de compositores como Dominguinhos, Egberto Gismonti, Johann Sebastian Bach, Compay Segundo, entre outros.

Data: 28 de novembro (quarta-feira), às 16h

Local: ao ar livre, em frente ao mural do listão da UFRGS no Anexo I da Reitoria (Campus Centro)

Mais informações pelo e-mail pontoufrgs@ufrgs.br e pelo telefone 3308-1185

Seminário trata sobre Educação para as Relações Étnico-Raciais nos currículos da UFRGS

TAGS: eventos UFRGS

Evento é aberto ao público e ocorre na próxima quarta-feira (20/03)

Nova área de concentração do PPGA terá evento de inauguração no dia 3 de abril

TAGS: eventos PPGA

"A arte do Viver e Formação para Docência: Povoando a Administração" terá palestra e oficina na Escola de Administração