fbpx

Que tal estudar na Argentina? Saiba mais sobre a Universidad de Buenos Aires

TAGS: CAEAINTERNACIONAL mobilidade

19/09/2019

Já pensou em estudar bem pertinho do Rio Grande do Sul? Então saiba mais sobre a Universidad de Buenos Aires (UBA), uma universidade pública, gratuita, livre e laica, fundada em 26 de agosto de 1821, na cidade de Buenos Aires.

Atualmente, a UBA é a melhor universidade da Argentina e a terceira melhor da América do Sul. É considerada um dos centros de estudos mais prestigiados da América Latina. Quatro dos cinco cidadãos argentinos premiados com o Prêmio Nobel foram estudantes e professores da Universidad de Buenos Aires (o único que não estuou lá foi Bernardo Alberto Houssay, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1947 por seu descobrimento do papel desempenhado pelo hormônio do lóbulo anterior da hipófise no metabolismo do açúcar).

CARLOS SAAVEDRA LAMAS: Prêmio Nobel da Paz 1936 por sua mediação no conflito entre a Bolívia e o Paraguai. Saavedra Lamas foi o primeiro latino-americano condecorado com o Prêmio Nobel e foi Reitor da UBA de 1941 a 1943.

LUIS FEDERICO LELOIR: Prêmio Nobel de Química de 1970 por seu descobrimento dos nucleótido-açúcares e seu papel na biossíntese dos carboidratos.

ADOLFO PÉREZ ESQUIVEL: Prêmio Nobel da Paz de 1980 por sua luta a favor dos direitos humanos. É Doutor Honoris Causa da UBA e professor da Faculdade de Ciências Sociais.

CÉSAR MILSTEIN: Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1984 pelo descobrimento do princípio que permite a produção de anticorpos monoclonais.

A UBA faz parte do Programa de Mobilidade Acadêmica de Graduação da Associação de Universidades Grupo Montevidéu – AUGM, que seleciona estudantes de graduação para intercâmbio em universidades da Argentina, Paraguai e Uruguai. O Programa prevê auxílio moradia e alimentação, além de deslocamento à universidade de destino. A edição 2019/2 já foi encerrada, mas é bastante provável que um novo edital seja publicado em 2020.

Fique de olho na página do CAEA Internacional para acompanhar os editais da Relinter. Existem muitas experiências fantásticas de mobilidade esperando para serem aproveitadas.

* Texto elaborado pela equipe do CAEA Internacional

Mais um semestre que passou. Um adeus ou um até logo?

TAGS: CAEAINTERNACIONAL mobilidade

Mensagem de final de ano do CAEA Internacional. Até 2020 :)

Universidade do Algarve é uma das chaves para o aumento do turismo em Portugal

TAGS: CAEAINTERNACIONAL intercâmbio

Eleita pelo World Travel Awards como o melhor destino do mundo pelo 2º ano consecutivo, a terra de Camões recebe centenas de prêmios internacionais anualmente

Ciclistas ganham sorvete grátis na cidade de Bologna, no norte da Itália

TAGS: CAEAINTERNACIONAL intercâmbio

Projeto recompensa as pessoas que optam por deixar o carro em casa