Desafio Sustentável

O Desafio Sustentável surgiu como projeto em 2016, durante a elaboração do Plano de Logística Sustentável da UFRGS. A equipe de desenvolvimento desse Plano já entendia como essencial a integração com os alunos, de diferentes áreas, em uma abordagem multidisciplinar, para a construção colaborativa de uma cultura de sustentabilidade na UFRGS. Nesse sentido, o Desafio Sustentável busca engajar a comunidade acadêmica para que juntos possamos construir uma UFRGS mais Sustentável para todos.

Com a criação do Escritório de Sustentabilidade, em maio de 2019, o Desafio Sustentável saiu do papel, sendo estabelecidas parcerias com a Escola de Engenharia, por meio da Prof. Ângela Danilevicz e com a Escola de Administração, com o Prof. Luis Felipe Nascimento, para que o Desafio chegasse aos alunos da graduação.

Como funciona?

Os alunos foram desafiados a propor Projetos, com viabilidade de execução, com o propósito de tornar a UFRGS a Universidade mais sustentável do Brasil até 2030., tendo como base os diferentes eixos temáticos do UFRGS Sustentável (saiba mais aqui: www.ufrgs.br/sustentabilidade).

No Desafio Sustentável de 2019, os alunos propuseram projetos nos seguintes eixos temáticos:

Escola de Engenharia:

Turma A: Água e Energia

Turma B: Consumo e Mobiliário

Escola de Administração:

Turma A: Consumo e Mobilidade

Turma B: Água e Energia

 Em 2019, foram elaborados 11 trabalhos sobre energia, 7 trabalhos na temática água, 3 na temática mobiliário, 10 trabalhos na temática de consumo e 3 na temática de mobilidade. Ao final do semestre 2019/2, os melhores trabalhados foram apresentados à Vice-Reitora, Prof. Jane Tutikian, reunindo as turmas da Escola de Engenharia e da Escola de Administração.

Apresentação de projetos premiados em 2019/2

O que já saiu do papel?

Ainda em 2019, alguns trabalhos destacados inclusive saíram do papel! 

Das turmas da Escola de Administração, o projeto do eixo consumo que abordou a digitalização de processos das COMGRADS para o sistema SEI foi implementado pela Universidade (http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/novo-conjunto-de-processos-administrativos-discentes-migra-para-o-sei).

Dos trabalhos destacados nas turmas da Escola de Engenharia, um projeto relacionado ao eixo mobiliário, focado na confecção de mobiliário para áreas comuns da UFRGS com resíduos da marcenaria, concorreu a um concurso de inovação sustentável na França.

E em 2020?

Em 2020, houveram algumas mudanças na forma de construção dos projetos, em função da pandemia de COVID-19. Ainda assim, o Desafio Sustentável aconteceu! No semestre 2020/1, foram abordados os eixos de Energia, Mobilidade, Mobiliário e Consumo.

Também gostaria de fazer parte do Desafio Sustentável?

Envia um email pra gente: sustentabilidade@ufrgs.br




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *