Estágio não obrigatório

O curso de Administração não possui estágio obrigatório. Ele está previsto para o curso de Administração Pública e Social, futuramente.


Nota de esclarecimento

A Comissão do Curso de Graduação (COMGRAD) da Escola de Administração esclarece que o estágio não-obrigatório é uma atividade de cunho pedagógico. A COMGRAD não tem a responsabilidade de resolver situações de colisão de horário entre estágio não-obrigatório e atividades de ensino em que os estudantes estejam matriculados. Os critérios seguidos e informados são estabelecidos pela Resolução nº 40/2016 CEPE/UFRGS e pela Resolução nº 04/2017 Comgrad Escola de Administração (veja mais abaixo, nesta página).

Para facilitar o acesso à informação sobre os estágios-não obrigatórios dos cursos da Escola de Administração, foi elaborado um informativo sobre as principais regras para realização:


Regulamentação:

Resolução nº 04/2017 – COMGRAD EA – requisitos para estágio não obrigatório

Of. Nº 003/2014 – DCPGrad/PROGRAD

Resolução CEPE Nº 29/2009

Resolução CEPE 40/2016

Lei Nº 11.788/2008


Fluxo para Estágios Não Obrigatórios pelo Sistema de Estágio (SEU)

1 Empresa/Agente de integração e Estagiário: empresa seleciona estagiário.

2 Empresa/Agente de integração: acessa o Sistema de Estágios da UFRGS – SEU através do link www1.ufrgs.br/portalentidadeexterna/login/login para cadastrar a vaga e o aluno. Este cadastro deve ocorrer com um período mínimo de 15 dias antes do início do estágio, sendo que em qualquer período menor não será possível efetuar o cadastro.

3 Aluno: retira seu Termo de Compromisso junto a Empresa (3 vias) e se houver Agente Integrador (4 vias) e encaminha ao DEMA na Pró-Reitoria de Graduação.

4 Sistema SEU: o DEMA encaminha à COMGRAD do aluno, via Portal, as informações referentes ao estágio para análise e homologação (este procedimento é realizado eletronicamente, via SEU – Sistema de Estágios da UFRGS).

5 Empresa/Agente de integração: aguarda homologação da Comissão de Graduação – COMGRAD.

6 Aluno: Entrega o termo ao DEMA/PROGRAD para assinatura e ativação do estágio – Mínimo 5 dias de antecedência antes do início do estágio.

7 Aluno: Após assinatura e ativação do estágio, entrega via assinada na empresa e inicia seu estágio.


Fluxo para Estágios Não Obrigatórios Fora do Sistema de Estágio (SEU)

1 Aluno: deverá preencher a Declaração de Situação Acadêmica e o Parecer da Comgrad e entregar na Secretaria da EA juntamente com o Termo de Compromisso de Estágio

2 COMGRAD: analisará a documentação e assinará o parecer em um prazo de 48 horas (para análise e assinatura).

3 Aluno: deverá retirar a documentação na Secretaria da EA e levá-la ao DEMA.


Quem precisa fazer Plano de Recuperação da TIM?

Alunos que possuem, a partir da segunda matrícula, taxa de integralização abaixo da metade da TIM de seu curso deverão fazer o Plano de Recuperação da TIM. Acesse o plano aqui.