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Estágio obrigatório

Apenas para o curso de Administração Pública e Social

Protocolo de formalização do Estágio Obrigatório 2022/1

Conforme o Projeto Pedagógico de Curso, em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Administração Pública (Resolução 1/2014 do Conselho Nacional de Educação[1]), o estágio supervisionado é componente curricular obrigatório e visa oportunizar o desenvolvimento de competências teórico-práticas na formação do egresso. O estágio obrigatório está localizado na nona etapa do curso e poderão cursá-lo os estudantes que possuam 134 créditos obrigatórios integralizados. Poderá ser concedida quebra de pré-requisito quando o número faltante for inferior a 5% do número de créditos exigidos, ou seja, para estudantes que tenham, no mínimo, 126 créditos obrigatórios.

Você pode lançar mão da listagem de campos já abertos com as organizações abaixo elencadas e seus respectivos orientadores, ou você pode escolher a organização e buscar um orientador.

Cada professor está apto a orientar no máximo 4 alunos, mas também é bom prestar atenção às vagas oferecidas em cada organização.

CLIQUE AQUI E VEJA A REUNIÃO DE MAIO 2022  NA ÍNTEGRA

Passos para formalização: 

Passo 1 – Envie e-mail para ea_comgrad@ufrgs.br, até o dia 18/05/2022, formalizando seu interesse em realizar matrícula no estágio obrigatório. Você deverá informar:

  • Nome:
  • Cartão UFRGS;
  • Provável orientador;
  • Provável organização.

Você receberá, como resposta, o “Formulário de Confirmação de Matrícula” (veja próximo passo).

Passo 2 – Contate o orientador e defina/confirme sua organização. Juntos, vocês deverão preencher o “Formulário de Confirmação de Matrícula”, enviado por e-mail anteriormente.

O prazo para entrega desse formulário, através do e-mail ea_comgrad.ufrgs.br, é o dia 20/06/2022.

Atente-se:

  • sugere-se que o contato com o professor seja feito após o período de férias
  • sugere-se que o plano de atividades já seja combinado com o professor, pois esse será depois copiado para o TCE.

Passo 3 – Abrir processo no SEI, até o dia 27/06/2022, conforme tutorial disponível em https://www.ufrgs.br/prograd/wp-content/uploads/2020/03/Est%C3%A1gio-obrigat%C3%B3rio.pdf.

Você precisará inserir o TCE, devidamente preenchido em todos os campos, inclusive o plano de atividades. Preencha-o juntamente com seu orientador.

O TCE em branco, que deverá ser preenchido, está disponível em https://www.ufrgs.br/prograd/wp-content/uploads/2022/05/Termo-de-Compromisso-de-Est%C3%A1gio-UFRGS-2022.pdf 

Será necessário inserir, também, o “Formulário Declaração do Aluno”, disponível em https://www.ufrgs.br/prograd/wp-content/uploads/2019/12/Declara%C3%A7%C3%A3o-do-aluno-e-Parecer-COMGRAD-para-est%C3%A1gio-atualizado.pdf.

Passo 4  Aguarde a informação de que seu TCE foi homologado para então iniciar suas atividades. Observando os prazos mencionados anteriormente, você deverá estar apto a iniciar o estágio até o dia 08/07/2022.

Quadro 1: Lista de organizações e orientadores

Organização Área/setor/campo Orientador Vagas
Fundação Luterana de Diaconia Organizações da Sociedade Civil

(Sede em Porto Alegre)

Ana

Pedro

01

01

Associação de Economia Solidária, Cultura e Educação da Cascata (Banco Comunitário Cascata) Organizações comunitárias – Apoio à economia solidária

(Sede no Bairro Cascata)

Ana

Pedro

01

01

Associação Comunitária Nossa Vila Aparecida (Banco Comunitário Justa Troca) Organizações comunitárias – Apoio à economia solidária

(Sede no Bairro Sarandi)

Ana

Pedro

01

01

Associação Contraponto Associativismo econômico – economia solidária Fábio 02
Edufrgs Gestão Pública Aragon 2
Prefeitura NSR Gestão pública Lu 1
Prefeitura de Canoas Assistência social

planejamento

Lu 1
SEPLAG Lu 2
Observatório Social Gestão pública Leonardo 2
A DEFINIR Museus e cultura Renata 2
A DEFINIR Sindicatos David 2
A DEFINIR Gestão pública Diogo 2

[1] Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=14957-rces001-14&Itemid=30192

 

 


 

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Estágios obrigatórios reunião área 2022.01