:: PIBID - MAT - UFRGS ::
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Instituto de Matemática e Estatística (IME)
Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA)

Coordenador do Subprojeto Matemática (Edital CAPES Nº7/2018): prof. Rodrigo Sychocki da Silva (Lattes)

Apresentação

No site da CAPES encontra-se a seguinte passagem:

"O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino. Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa." (fonte: Link (acesso em 2019))

A partir dessa ideia, o projeto de iniciação a docência em Matemática na UFRGS busca qualificar o estudante da licenciatura em Matemática para desenvolver práticas nas escolas de Educação Básica, por meio de experiências que sejam realizadas com aportes teóricos. Propõe-se valorizar a autoria e a autonomia do pensar pedagógico nas atividades escolares, com o objetivo de reconhecer que os processos de aprendizagem são tão importantes quanto o conteúdo aprendido na universidade, por meio de planejamentos e discussões didádico-pedagógicas.



:: Cartaz de divulgação nas escolas participantes! ::

Bolsistas

ANA PAULA CADORE
(jan 2019/atual), BRUNO TUMELERO FETTER (set 2018/atual), CARLOS EDUARDO PATUSSI (set 2018/atual), GILBERTO MINAS SILVEIRA JUNIOR (set 2018/jun 2019), ISADORA SOSA TAKAHASHI (set 2018/atual), PEDRO GUILHERME SEIDEL BARCELOS (set 2018/atual), VICTOR VASCONCELLOS FERNANDES NETO (set 2018/mai 2019), BRUNO DE ABREU SILVA (set 2018/abr 2019), BRUNO RIBEIRO DE FIGUEIREDO (set 2018/atual), CAROLINA BASTARRICA BRONZONI COSTA (set 2018/atual), LEONARDO ISMAEL FREITAS (set 2018/atual), POLYANA PEROSA (set 2018/abr 2019), THAYLLES LEAL DA ROSA (set 2018/atual), LILIAN MACHADO NUNES (set 2018/atual), RAFAELLA AYUMI HOSHI (set 2018/atual), SILVIA DA SILVA RODRIGUES (set 2018/set 2019), VANESSA CASTRO ELER DIAS (set 2018/out 2019), CINDY BERGMANN SIQUEIRA (set 2018/atual), LEONARDO FLORES DA SILVA JUNIOR (set 2018/atual), LUIS FERNANDO DA COSTA DE OLIVEIRA (set 2018/abr 2019), RODRIGO YUCHI ITAI (set 2018/atual), SHIRLEY SILVA VIEIRA (set 2018/atual), THOMAZ LOGHARDEY BRASIL (set 2018/atual), SAMIRA SANTO RODRIGUES (nov 2018/atual), ANDERSON FREITAS DE MOURA (abr 2019/atual), FERNANDO AUGUSTO BRINCKMANN DE OLIVEIRA (abr 2019/set 2019), ALECSANDER LANCANOVA DOS SANTOS (abr 2019/atual).


Escolas & atividades
:: Colégio de Aplicação ::

SUPERVISOR(A): profa. Marlusa Benedetti da Rosa (Lattes)


Fonte: Google Imagens.

(At_CAP) significa "Atividade realizada no Colégio de Aplicação"

(At_CAP1) :: Atividade 1, responsável: Thaylles. Arquivo
Palavras-chave: ângulos, semelhança de triângulos, tabelas trigonométricas.
Relatório da atividade

(At_CAP2) :: Atividade 2, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2
Palavras-chave: ângulos, probabilidade, razões trigonométricas, semelhanças de triângulos, triângulo de Pascal.
Relatório da atividade

(At_CAP3) :: Atividade 3, responsável: Thaylles. Arquivo
Palavras-chave: ângulos, círculo trigonométrico, razões trigonométricas, semelhança de triângulos.
Relatório da atividade

(At_CAP4) :: Atividade 4, responsável: Thaylles. Arquivo
Palavras-chave: frações, potências, probabilidade, proporção, regra de três.
Relatório da atividade

(At_CAP5) :: Atividade 5, responsável: Thaylles. Arquivo
Palavras-chave: estatística, probabilidade.
Relatório da atividade

(At_CAP6) :: Atividade 6, responsável: Thaylles. Arquivo
Palavras-chave: ângulos, círculo trigonométrico.
Relatório da atividade

(At_CAP7) :: Atividade 7, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo 1
Palavras-chave: ângulos, círculo trigonométrico, probabilidade, estatística.
Relatório da atividade

(At_CAP8) :: Atividade 8, responsável: Thaylles. Arquivo
Palavras-chave: poliedros.
Relatório da atividade

(At_CAP9) :: Atividade 9, responsável: Thaylles. Arquivo, Arquivo, Anexo
Palavras-chave: estatística, medidas, regra de três, probabilidade.
Relatório da atividade

(At_CAP10) :: Atividade 10, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: ângulos côngruos, estatística, probabilidade, radianos.
Relatório da atividade

(At_CAP11) :: Atividade 11, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2
Palavras-chave: área de figuras planas, lei dos cossenos, lei dos senos.
Relatório da atividade

(At_CAP12) :: Atividade 12, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: área de figuras planas.
Relatório da atividade

(At_CAP13) :: Atividade 13, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: área de figuras planas, perímetro de figuras planas.
Relatório da atividade

(At_CAP14) :: Atividade 14, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: área de figuras planas.
Relatório da atividade

(At_CAP15) :: Atividade 15, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: área de sólidos geométricos, volume de sólidos geométricos, sólidos geométricos.
Relatório da atividade

(At_CAP16) :: Atividade 16, responsável: Thaylles. Arquivo
Palavras-chave: área de sólidos geométricos, volume de sólidos geométricos, relações, sólidos geométricos.
Relatório da atividade

(At_CAP17) :: Atividade 1, responsável: Vanessa, Rodrigo. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4, Anexo 5
Palavras-chave: equações, operações básicas, sistema de medidas, trigonometria.
Relatório da atividade

(At_CAP18) :: Atividade 1, responsável: Bruno Fetter. Arquivo
Palavras-chave: conjuntos numéricos, educação financeira, operações financeiras, porcentagem.
Relatório da atividade

(At_CAP19) :: Atividade 2, responsável: Bruno Fetter. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: logaritmos, história da matemática, funções logarítmicas.
Relatório da atividade

(At_CAP20) :: Atividade 1, responsável: Rodrigo. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: círculo trigonométrico.
Relatório da atividade

(At_CAP21) :: Atividade 2, responsável: Rodrigo. Arquivo
Palavras-chave: função tangente, tecnologias digitais, variação.
Relatório da atividade

(At_CAP22) :: Atividade 1, responsável: Cindy. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: gráficos de barras, planilhas eletrônicas, porcentagem.
Relatório da atividade

(At_CAP23) :: Atividade 2, responsável: Cindy. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4, Anexo 5
Palavras-chave: funções exponenciais, lógica, potenciação.
Relatório da atividade

(At_CAP24) :: Atividade 1, responsável: Leonardo Flores. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2
Palavras-chave: definição de função, razão, porcentagem, proporção.
Relatório da atividade

(At_CAP25) :: Atividade 2, responsável: Leonardo Flores. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3
Palavras-chave: funções, meio ambiente, estatística.
Relatório da atividade

(At_CAP26) :: Atividade 3, responsável: Leonardo Flores. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4
Palavras-chave: potenciação, função exponencial, progressão geométrica, matemática financeira, porcentagem.
Relatório da atividade

(At_CAP27) :: Atividade 1, responsável: Bruno Fetter, Rodrigo, Vanessa. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4, Anexo 5
Palavras-chave: consciência ambiental, meio ambiente, trigonometria.
Relatório da atividade

(At_CAP28) :: Atividade 1, responsável: Vanessa. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3
Palavras-chave: funções trigonométricas, música, tecnologias digitais.
Relatório da atividade

(At_CAP29) :: Atividade 1, responsável: Leonardo Freitas. Arquivo
Palavras-chave: equação do segundo grau, razão áurea, construções geométricas.
Relatório da atividade

 
Em construção!

:: EEEM Cristóvão Colombo ::

SUPERVISOR(A): prof. Claiton Medeiros da Cunha (Lattes)


Fonte: Google Imagens.

(At_ECCol) significa "Atividade realizada na Escola Cristóvão Colombo"

(At_ECCol1) :: Atividade 1, responsável: Carlos. Arquivo
Palavras-chave: figuras geométricas, propriedades.
Relatório da atividade

(At_ECCol2) :: Atividade 1, responsável: Ana, Leonardo Freitas. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: conjuntos, operações com conjuntos.
Relatório da atividade

(At_ECCol3) :: Atividade 1, responsável: Pedro. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2
Palavras-chave: cálculo aritmético, regra de sinais.
Relatório da atividade

(At_ECCol4) :: Atividade 1, responsável: Carlos, Fernando. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: determinantes, matrizes, propriedades.
Relatório da atividade

(At_ECCol5) :: Atividade 1, responsável: Anderson. Arquivo
Palavras-chave: geometria espacial, superfícies, volumes.
Relatório da atividade

(At_ECCol6) :: Atividade 2, responsável: Anderson. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: plano cartesiano, retas, posições relativas entre retas.
Relatório da atividade

(At_ECCol7) :: Atividade 3, responsável: Anderson. Arquivo
Palavras-chave: números complexos, operações na forma algébrica.
Relatório da atividade

(At_ECCol8) :: Atividade 4, responsável: Anderson. Arquivo
Palavras-chave: construção de gráficos, estatística, levantamento de dados.
Relatório da atividade

(At_ECCol9) :: Atividade 1, responsável: Bruno Figueiredo, Carolina. Arquivo
Palavras-chave: amostra, dados qualitativos e quantitativos, média aritmética, moda, representação gráfica.
Relatório da atividade

(At_ECCol10) :: Atividade 1, responsável: Alecsander. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2
Palavras-chave: construção de gráficos, estatística, tipos de gráfico (coluna, circular, poligonal).
Relatório da atividade

(At_ECCol11) :: Atividade 2, responsável: Alecsander. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: juro simples, jogo, tabuleiro.
Relatório da atividade

(At_ECCol12) :: Atividade 3, responsável: Alecsander. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: cálculo mental, porcentagem, regra de três.
Relatório da atividade

(At_ECCol13) :: Atividade 1, responsável: Bruno Figueiredo. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: expressões numéricas, juro simples, porcentagem, uso da calculadora.
Relatório da atividade

(At_ECCol14) :: Atividade 2, responsável: Bruno Figueiredo. Arquivo
Palavras-chave: áreas, construções geométricas, teorema de Pitágoras.
Relatório da atividade

(At_ECCol15) :: Atividade 1, responsável: Carolina, Pedro. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2
Palavras-chave: geometria, material concreto, operações com polinônios.
Relatório da atividade

(At_ECCol16) :: Atividade 1, responsável: Carolina. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: submúltiplos do grau, coordenadas geográficas.
Relatório da atividade

Em construção!

:: EEEM Anne Frank ::

SUPERVISOR(A): profa. Teresinha de Oliveira Moura (Lattes)



Fonte: Google Imagens.

(At_EAFra) significa "Atividade realizada na Escola Anne Frank"

(At_EAFra1) :: Atividade 1 (anos iniciais), responsável: Rafaella, Samira. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2
Palavras-chave: Classe, numeral, ordem.
Relatório da atividade

(At_EAFra2) :: Atividade 2 (anos iniciais), responsável: Lilian. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2
Palavras-chave: centena, dezena, números naturais, unidade.
Relatório da atividade

(At_EAFra3) :: Atividade 3 (anos iniciais), responsável: Sílvia. Arquivo
Palavras-chave: centena, dezena, números naturais, unidade.
Relatório da atividade

(At_EAFra4) :: Atividade 4 (anos iniciais), responsável: Rafaella, Samira. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2
Palavras-chave: adição, subtração.
Relatório da atividade

(At_EAFra5) :: Atividade 5 (anos iniciais), responsável: Lilian. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2
Palavras-chave: adição, subtração.
Relatório da atividade

(At_EAFra6) :: Atividade 6 (anos iniciais), responsável: Lilian, Rafaella, Samira, Sílvia. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4, Anexo 5, Anexo 6, Anexo 7, Anexo 8, Anexo 9, Anexo 10, Anexo 11
Palavras-chave: adição, multiplicação, subtração.
Relatório da atividade

(At_EAFra7) :: Atividade 1, responsáveis: Isadora, Shirley. Arquivo
Palavras-chave: ângulos, classificação dos ângulos, reta, segmento de reta, semirreta.
Relatório da atividade

(At_EAFra8) :: Atividade 1, responsáveis: Polyana, Shirley, Thomaz. Arquivo, Anexo
Palavras-chave: estatística, pesquisa e análise de dados.
Relatório da atividade

(At_EAFra9) :: Atividade 2, responsáveis: Shirley, Thomaz. Arquivo
Palavras-chave: álgebra, equação do segundo grau, índice de massa corporal.
Relatório da atividade

(At_EAFra10) :: Atividade 3, responsáveis: Shirley, Thomaz. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3
Palavras-chave: figuras planas, área, perímetro.
Relatório da atividade

(At_EAFra11) :: Atividade 1, responsáveis: Ana, Isadora. Arquivo
Palavras-chave: área, perímetro de polígonos.
Relatório da atividade

(At_EAFra12) :: Atividade 1, responsáveis: Carlos. Arquivo
Palavras-chave: construções de figuras geométricas planas, régua e compasso, geometria.
Relatório da atividade

(At_EAFra13) :: Atividade 1, responsáveis: Isadora. Arquivo
Palavras-chave: coordenadas cartesianas, plano cartesiano.
Relatório da atividade

Em construção!

Palestras com pessoas externas ao projeto

  • Palestra: “SEMINÁRIO DE INSERÇÕES PIBID IFRS – CAMPUS CANOAS, Inserções 2018/2 – 2019/2”. Palestrante: profa. Dra. Mariana Lima Duro, profa. Ma. Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha e bolsistas do projeto PIBID (IFRS, Campus Canoas (RS)). (Arquivo da Apresentação)


  • Palestra: Experiências e Transformações Pibidianas: o ser e estar nas escolas (2015 - 2017). Palestrante: profa. Caroline Dal Agnol (Atualmente professora licenciada em Matemática). (Arquivo da Apresentação)


  • Palestra: O programa Residência Pedagógica em Matemática no IFC - Campus Concórdia: processo, desafio e perspectiva. Palestrante: profa. Dra. Andriceli Richit (professora do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia, atual coordenadora do projeto de Residência Pedagógica Matemática, com auxílio financeiro da CAPES). (Arquivo da Apresentação)



  • Palestra: Matemática escolar: uma questão de gênero? Palestrante: Tainá Silva Barzan (Na época da palestra era estudante da Licenciatura em Matemática, UFRGS. Atualmente professora licenciada em Matemática). (Arquivo da Apresentação)


Seminários de formação & "VídeoTeca"

Em construção!

  • [Seminário 19] Palestra: “SEMINÁRIO DE INSERÇÕES PIBID IFRS – CAMPUS CANOAS, Inserções 2018/2 – 2019/2”. Palestrante: profa. Dra. Mariana Lima Duro, profa. Ma. Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha e bolsistas do projeto PIBID (IFRS, Campus Canoas (RS)). (Arquivo da Apresentação)

  • [Seminário 17] Palestra: Experiências e Transformações Pibidianas: o ser e estar nas escolas (2015 - 2017) Palestrante: Caroline Dal Agnol (Licenciada em Matemática, UFRGS). (Arquivo da Apresentação)


  • [Seminário 15] GUMARÃES, L. V. M.; FARIA, R. C. V.; FERREIRA, D. T. B.; PENA, B. F. ASSÉDIO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA POSSIBILIDADE DE MANIFESTAÇÃO PERVERSA. In: Revista Subjetividades, Fortaleza, 16(1): 52-63, abril, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.52-63 . Acesso em julho de 2019. (Arquivo da Apresentação)

  • [Seminário 14] [capítulo 4] SKOVSMOSE, O. Racionalidade sob suspeita. In: Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas (SP). Editora Papirus. 2008. [capítulo 5] SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica rumo ao futuro. In: Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas (SP). Editora Papirus. 2008. (Arquivo da Apresentação)

  • [Seminário 13] [capítulo 2] SKOVSMOSE, O. Riscos trazem possibilidades. In: Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas (SP). Editora Papirus. 2008. [capítulo 3] SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão. In: Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas (SP). Editora Papirus. 2008. (Arquivo da Apresentação)

  • [Seminário 12] [capítulo 1] SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. In: Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas (SP). Editora Papirus. 2008. (Arquivo da Apresentação)

  • [Seminário 11] Palestra: Matemática escolar: uma questão de gênero? Palestrante: Tainá Silva Barzan (Estudante da Licenciatura em Matemática, UFRGS). (Arquivo da Apresentação)

  • [Seminário 10] [capítulo 6] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. “Mulher também tem direitos”: sobre a produção da igualdade de gênero e tensionamento da superioridade masculina para matemática. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. [capítulo 7] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. Relações de gênero, tensões discursivas e práticas de numeramento. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. (Arquivo da Apresentação)
  • [Seminário 9] [capítulo 4] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. “Mulher se cuida melhor... Mas precisa ser cuidada”: sobre a “produção de numeramento femininas” e “práticas de numeramento masculinas” . In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. [capítulo 5] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. “O que é escrito vale mais”: sobre as relações de gênero e a produção da supremacia das práticas de numeramento escritas. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. (Arquivo da Apresentação)
  • [Seminário 8] [capítulo 2] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. Vidas em discurso: as práticas de numeramento e a produção de enunciados. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. [capítulo 3] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. Homem é melhor em matemática (do que mulher): sobre a produção da superioridade masculina para matemática. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. (Arquivo da Apresentação)
  • [Seminário 7] [capítulo 1] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. Gênero, matemática e educação. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. (Arquivo da Apresentação)


  • [Seminário 5] Silveira Ribeiro, Karla Carolina; da Silva Cruz de Oliveira, Josevânia; da Penha de Lima Coutinho, Maria; Fernandes de Araújo, Ludgleydson. Representações sociais da depressão no contexto escolar. Paidéia, vol. 17, núm. 38, septiembre-diciembre, 2007, pp. 417-430. Universidade de São Paulo Ribeirão Preto, Brasil. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/3054/305423759011.pdf. Acesso em janeiro de 2019. (Arquivo da Apresentação)



Subprojeto "PIBID - Matemática" em números
  • Número de estudantes atendidos/participante no projeto em 2019/2: Em construção!
  • Número de estudantes atendidos/participante no projeto em 2019/1: Total das três escolas: 431 estudantes atendidos. Colégio de Aplicação UFRGS - 120 estudantes (níveis fundamental e médio), EEEM Cristóvão Colombo - 256 estudantes (níveis fundamental e médio) e EEEM Anne Frank - 55 estudantes (nível fundamental).
  • Número de estudantes atendidos/participante no projeto em 2018/2: Total das três escolas: 418 estudantes atendidos. Colégio de Aplicação UFRGS - 129 estudantes (níveis fundamental e médio), EEEM Cristóvão Colombo - 164 estudantes (níveis fundamental e médio) e EEEM Anne Frank - 125 estudantes (nível fundamental).

Plano de atividades previstas para o subprojeto PIBID - Matemática

1 – Reconhecimento e inserção dos estudantes no contexto escolar
Detalhamento: Integração dos estudantes bolsistas ao contexto escolar, conhecimento das instâncias escolares e espaços escolares. Coleta de dados referentes às necessidades da escola para o desenvolvimento das atividades inerentes ao ensino da matemática. Observação e análise dos projetos pedagógicos relacionados à matemática e em desenvolvimento na escola.

2 – Análise de materiais
Detalhamento: Análise e reflexão das diretrizes curriculares nacionais brasileiras. Tal estudo proporcionará uma familiaridade dos bolsistas com temas específicos e transversais relacionados ao ensino da matemática. Análise e reflexão sobre materiais didáticos existentes. Tal estudo e análise visam contribuir a construção de uma análise crítica, por parte dos estudantes bolsistas, referentes aos materiais que já existem e estão disponíveis para o ensino da matemática nas escolas.

3 – Grupo de estudo e produção de materiais didáticos
Detalhamento: Criação de um grupo de estudo com o objetivo de promover a formação continuada dos professores supervisores e estudantes bolsistas. Tal grupo de estudos visa articular conhecimento acadêmico teórico e prático para o ensino da matemática. A produção de materiais didáticos visa dar suporte para a atuação dos estudantes bolsistas nas escolas participantes. Serão produzidos guias ou roteiros para professores ou demais interessados em aplicar ou adaptar as propostas em sala de aula. Na forma de um produto educacional será organizado e disponibilizado na internet um site (PIBID – Mat – UFRGS) com as instruções sobre os materiais e metodologias usadas em sala de aula.

4 – Monitoria e atuação na sala de aula
Detalhamento: Qualificação da ação docente por meio do exercício da docência compartilhada, com a cooperação entre os estudantes bolsistas e os professores regentes. Os estudantes bolsistas acompanharão as atividades dos professores regentes na escola e por meio da reflexão, produção e utilização de materiais didáticos e metodologias, aperfeiçoarão a prática docente de todos os envolvidos. Espera-se contribuir e oportunizar a aprendizagem da matemática escolar pelo público participante das ações.

5 – Produção de materiais científicos e participação em eventos
Detalhamento: Proporcionar aos estudantes bolsistas, por meio da ação e reflexão, a produção e publicação de materiais científicos. Tais materiais consistirão, primeiramente, um site (PIBID – Mat – UFRGS) no qual serão disponibilizados na forma de um acervo virtual guias e roteiros sobre as atividades feitas nas escolas. Em um segundo momento pretende-se produzir e publicar artigos científicos, com veiculação em revistas científicas e anais de eventos científicos. A participação em eventos é uma projeção e perspectiva para aumentar o alcance das produções do projeto, na qual sempre que possível serão analisadas as possibilidades de participação.

6 – Leitura do mundo a partir da matemática
Detalhamento: Proporcionar aos estudantes bolsistas e demais participantes do projeto o envolvimento num contexto de reflexão sobre a importância da matemática para a leitura e compreensão sobre o mundo. Por meio do estudo e construção de relações entre grandezas, números, geometrias e tratamento da informação almeja-se contribuir na formação matemática, pessoal e social de todos os estudantes participantes do projeto.

UFRGS - Portas Abertas 2019 & PIBID Matemática

Informações sobre o evento: https://www.ufrgs.br/portasabertas/


Arquivo do folder










Espaço para compartilhamento e divulgação científica

Durante o período de execução do projeto PIBID - Matemática (UFRGS) o grupo de envolvidos (bolsistas e coordenador do subprojeto) participou de atividades de caráter científico, sendo as ações distribuídas nos seguintes eventos:




Semana Acadêmica da Matemática (2019): O grupo de estudantes Bruno Fetter, Rodrigo Itai e Polyana Perosa (participantes do projeto PIBID - Matemática) fez parte da comissão organizadora do evento, sendo neste destinado um espaço para compartilhamento e troca de experiências relativas ao projeto. O momento definido para a ação é 11h da manhã de 24/10/2019 (quinta-feira). (Cronograma do Evento)




Salão de Ensino UFRGS (2019): De acordo com a página oficial do evento: "O Salão de Ensino da UFRGS é um espaço de diálogo, divulgação e discussão dos processos educacionais a partir das produções acadêmico-científicas, bem como da experiência de práticas educadoras ocorridas envolvendo ações de discentes, de técnicos administrativos e de docentes da UFRGS, que resultem na qualificação da formação na Universidade. O reconhecimento da importância do papel que o ensino exerce no desenvolvimento universitário é passo primordial para a construção da Universidade de excelência que é missão da UFRGS. A Universidade é um espaço de construção de conhecimentos que vai além da produção científica stricto sensu. Boa parte dessa produção se dá nas diversas práticas educadoras e de aprendizagens em todos os níveis, modalidades e programas de ensino nos quais a UFRGS se envolve e é envolvida, constituindo-se como objetivo do Salão de Ensino." (font: Link (acesso em 2019)). Os bolsistas apresentaram os seguintes trabalhos neste evento:

Aguarde!


Seminário Institucional PIBID - UFRGS (2019)
: O evento está em organização e ocorrerá dia 06/12/2019, nos turnos manhã e tarde. Em breve serão colocadas mais notícias!




I Encontro Local de Iniciação a Docência em Matemática - UFRGS. Ação de extensão organizada para o "fechamento" das atividades do projeto. O evento contará com palestras e oficinas. As ações serão feitas e convites para participar serão enviados para a comunidade interna e externa da universidade. Página do Evento


Em construção!



Site criado e mantido por: Rodrigo Sychocki da Silva
Fonte das imagens/ícones utilizados no site:
https://icon-icons.com/pt/ (acesso em 2019), Google Imagens, Arquivos pessoais.