Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Instituto de Matemática e Estatística (IME)
Departamento de Matemática Pura e Aplicada (DMPA)

Coordenador do Subprojeto Matemática (Edital CAPES Nº7/2018): prof. Rodrigo Sychocki da Silva (Lattes)

Apresentação

No site da CAPES encontra-se a seguinte passagem:

"O Pibid é uma ação da Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação (MEC) que visa proporcionar aos discentes na primeira metade do curso de licenciatura uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas. O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por instituições de educação superior (IES) em parceria com as redes de ensino. Os projetos devem promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, visando estimular, desde o início de sua formação, a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica. Os discentes serão acompanhados por um professor da escola e por um docente de uma das instituições de educação superior participantes do programa." (fonte: Link (acesso em 2019))

A partir dessa ideia, o projeto de iniciação a docência em Matemática na UFRGS busca qualificar o estudante da licenciatura em Matemática para desenvolver práticas nas escolas de Educação Básica, por meio de experiências que sejam realizadas com aportes teóricos. Propõe-se valorizar a autoria e a autonomia do pensar pedagógico nas atividades escolares, com o objetivo de reconhecer que os processos de aprendizagem são tão importantes quanto o conteúdo aprendido na universidade, por meio de planejamentos e discussões didático-pedagógicas.



:: Cartaz de divulgação nas escolas participantes! ::

Bolsistas

ANA PAULA CADORE
(jan 2019/jan 2020), BRUNO TUMELERO FETTER (set 2018/jan 2020), CARLOS EDUARDO PATUSSI (set 2018/jan 2020), GILBERTO MINAS SILVEIRA JUNIOR (set 2018/jun 2019), ISADORA SOSA TAKAHASHI (set 2018/out 2019), PEDRO GUILHERME SEIDEL BARCELOS (set 2018/jan 2020), VICTOR VASCONCELLOS FERNANDES NETO (set 2018/mai 2019), BRUNO DE ABREU SILVA (set 2018/abr 2019), BRUNO RIBEIRO DE FIGUEIREDO (set 2018/jan 2020), CAROLINA BASTARRICA BRONZONI COSTA (set 2018/jan 2020), LEONARDO ISMAEL FREITAS (set 2018/jan 2020), POLYANA PEROSA (set 2018/abr 2019), THAYLLES LEAL DA ROSA (set 2018/jan 2020), LILIAN MACHADO NUNES (set 2018/jan 2020), RAFAELLA AYUMI HOSHI (set 2018/jan 2020), SILVIA DA SILVA RODRIGUES (set 2018/set 2019), VANESSA CASTRO ELER DIAS (set 2018/out 2019), CINDY BERGMANN SIQUEIRA (set 2018/nov 2019), LEONARDO FLORES DA SILVA JUNIOR (set 2018/nov 2019), LUIS FERNANDO DA COSTA DE OLIVEIRA (set 2018/abr 2019), RODRIGO YUCHI ITAI (set 2018/jan 2020), SHIRLEY SILVA VIEIRA (set 2018/jan 2020), THOMAZ LOGHARDEY BRASIL (set 2018/jan 2020), SAMIRA SANTO RODRIGUES (nov 2018/jan 2020), ANDERSON FREITAS DE MOURA (abr 2019/jan 2020), FERNANDO AUGUSTO BRINCKMANN DE OLIVEIRA (abr 2019/set 2019), ALECSANDER LANCANOVA DOS SANTOS (abr 2019/jan 2020).

Escolas & atividades


SUPERVISOR(A): profa. Marlusa Benedetti da Rosa (Lattes)


Fonte: Google Imagens.

(At_CAP) significa "Atividade realizada no Colégio de Aplicação"

(At_CAP1) :: Atividade I, responsável: Thaylles. Arquivo

Palavras-chave: ângulos, semelhança de triângulos, tabelas trigonométricas.
Relatório da atividade

(At_CAP2) :: Atividade II, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: ângulos, probabilidade, razões trigonométricas, semelhanças de triângulos, triângulo de Pascal.
Relatório da atividade

(At_CAP3) :: Atividade III, responsável: Thaylles. Arquivo

Palavras-chave: ângulos, círculo trigonométrico, razões trigonométricas, semelhança de triângulos.
Relatório da atividade

(At_CAP4) :: Atividade IV, responsável: Thaylles. Arquivo

Palavras-chave: frações, potências, probabilidade, proporção, regra de três.
Relatório da atividade

(At_CAP5) :: Atividade V, responsável: Thaylles. Arquivo

Palavras-chave: estatística, probabilidade.
Relatório da atividade

(At_CAP6) :: Atividade VI, responsável: Thaylles. Arquivo

Palavras-chave: ângulos, círculo trigonométrico.
Relatório da atividade

(At_CAP7) :: Atividade VII, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo 1

Palavras-chave: ângulos, círculo trigonométrico, probabilidade, estatística.
Relatório da atividade

(At_CAP8) :: Atividade VIII, responsável: Thaylles. Arquivo

Palavras-chave: poliedros.
Relatório da atividade

(At_CAP9) :: Atividade IX, responsável: Thaylles. Arquivo, Arquivo, Anexo

Palavras-chave: estatística, medidas, regra de três, probabilidade.
Relatório da atividade

(At_CAP10) :: Atividade X, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: ângulos côngruos, estatística, probabilidade, radianos.
Relatório da atividade

(At_CAP11) :: Atividade XI, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: área de figuras planas, lei dos cossenos, lei dos senos.
Relatório da atividade

(At_CAP12) :: Atividade XII, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: área de figuras planas.
Relatório da atividade

(At_CAP13) :: Atividade XIII, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: área de figuras planas, perímetro de figuras planas.
Relatório da atividade

(At_CAP14) :: Atividade XIV, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: área de figuras planas.
Relatório da atividade

(At_CAP15) :: Atividade XV, responsável: Thaylles. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: área de sólidos geométricos, volume de sólidos geométricos, sólidos geométricos.
Relatório da atividade


(At_CAP16) :: Atividade XVI, responsável: Thaylles. Arquivo

Palavras-chave: área de sólidos geométricos, volume de sólidos geométricos, relações, sólidos geométricos.
Relatório da atividade


(At_CAP17) :: Atividade XVII, responsável: Thaylles. Arquivo

Palavras-chave: progressão aritmética, progressão geométrica, problemas.
Relatório da atividade

(At_CAP18) :: Atividade I, responsável: Vanessa, Rodrigo. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4, Anexo 5

Palavras-chave: equações, operações básicas, sistema de medidas, trigonometria.
Relatório da atividade

(At_CAP19) :: Atividade I, responsável: Bruno Fetter. Arquivo

Palavras-chave: conjuntos numéricos, educação financeira, operações financeiras, porcentagem.
Relatório da atividade

(At_CAP20) :: Atividade II, responsável: Bruno Fetter. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: logaritmos, história da matemática, funções logarítmicas.
Relatório da atividade

(At_CAP21) :: Atividade III, responsável: Bruno Fetter. Arquivo

Palavras-chave: jogos africanos, lúdico, jogos combinatórios, geometria.
Relatório da atividade

(At_CAP22) :: Atividade I, responsável: Rodrigo. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: círculo trigonométrico.
Relatório da atividade

(At_CAP23) :: Atividade II, responsável: Rodrigo. Arquivo

Palavras-chave: função tangente, tecnologias digitais, variação.
Relatório da atividade

(At_CAP24) :: Atividade I, responsável: Cindy. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: gráficos de barras, planilhas eletrônicas, porcentagem.
Relatório da atividade

(At_CAP25) :: Atividade II, responsável: Cindy. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4, Anexo 5

Palavras-chave: funções exponenciais, lógica, potenciação.
Relatório da atividade

(At_CAP26) :: Atividade I, responsável: Leonardo Flores. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: definição de função, razão, porcentagem, proporção.
Relatório da atividade

(At_CAP27) :: Atividade II, responsável: Leonardo Flores. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3

Palavras-chave: funções, meio ambiente, estatística.
Relatório da atividade

(At_CAP28) :: Atividade III, responsável: Leonardo Flores. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4

Palavras-chave: potenciação, função exponencial, progressão geométrica, matemática financeira, porcentagem.
Relatório da atividade

(At_CAP29) :: Atividade I, responsável: Bruno Fetter, Rodrigo, Vanessa. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4, Anexo 5

Palavras-chave: consciência ambiental, meio ambiente, trigonometria.
Relatório da atividade

(At_CAP30) :: Atividade I, responsável: Vanessa. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3

Palavras-chave: funções trigonométricas, música, tecnologias digitais.
Relatório da atividade

(At_CAP31) :: Atividade I, responsável: Leonardo Freitas. Arquivo

Palavras-chave: equação do segundo grau, razão áurea, construções geométricas.
Relatório da atividade

(At_CAP32) :: Vídeo I, responsável: Leonardo Freitas. Arquivo
Palavras-chave: porcentagem, números decimais, cálculo aritmético.
Descrição: vídeo com duração de 5'40'' que trata sobre cálculo de porcentagem.


(At_CAP33) :: Vídeo II, responsável: Rodrigo. Arquivo
Palavras-chave: logaritmos, propriedades operatórias.
Descrição: vídeo com duração de 1'22'' que trata sobre as propriedades do logaritmo a partir do gráfico da função logarítmica.

(At_CAP34) :: Vídeo III, responsável: Bruno Fetter. Arquivo
Palavras-chave: funções quadráticas, aplicações.
Descrição: vídeo com duração de 7'03'' que trata sobre função quadrática e suas aplicações.



SUPERVISOR(A): prof. Claiton Medeiros da Cunha (Lattes)


Fonte: Google Imagens.

(At_ECCol) significa "Atividade realizada na Escola Cristóvão Colombo"

(At_ECCol1) :: Atividade I, responsável: Carlos. Arquivo

Palavras-chave: figuras geométricas, propriedades.
Relatório da atividade

(At_ECCol2) :: Atividade I, responsável: Ana, Leonardo Freitas. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: conjuntos, operações com conjuntos.
Relatório da atividade

(At_ECCol3) :: Atividade I, responsável: Pedro. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: cálculo aritmético, regra de sinais.
Relatório da atividade

(At_ECCol4) :: Atividade II, responsável: Pedro. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: ângulos, propriedades dos ângulos opostos pelo vértice, equações algébricas.
Relatório da atividade


(At_ECCol5) :: Atividade I, responsável: Carlos, Fernando. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: determinantes, matrizes, propriedades.
Relatório da atividade

(At_ECCol6) :: Atividade I, responsável: Anderson. Arquivo

Palavras-chave: geometria espacial, superfícies, volumes.
Relatório da atividade

(At_ECCol7) :: Atividade II, responsável: Anderson. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: plano cartesiano, retas, posições relativas entre retas.
Relatório da atividade

(At_ECCol8) :: Atividade III, responsável: Anderson. Arquivo

Palavras-chave: números complexos, operações na forma algébrica.
Relatório da atividade

(At_ECCol9) :: Atividade IV, responsável: Anderson. Arquivo

Palavras-chave: construção de gráficos, estatística, levantamento de dados.
Relatório da atividade

(At_ECCol10) :: Atividade V, responsável: Anderson. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: ângulos, astrolábio, trigonometria.
Relatório da atividade

(At_ECCol11) :: Atividade I, responsável: Bruno Figueiredo, Carolina. Arquivo

Palavras-chave: amostra, dados qualitativos e quantitativos, média aritmética, moda, representação gráfica.
Relatório da atividade

(At_ECCol12) :: Atividade I, responsável: Alecsander. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: construção de gráficos, estatística, tipos de gráfico (coluna, circular, poligonal).
Relatório da atividade

(At_ECCol13) :: Atividade II, responsável: Alecsander. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: juro simples, jogo, tabuleiro.
Relatório da atividade

(At_ECCol14) :: Atividade III, responsável: Alecsander. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: cálculo mental, porcentagem, regra de três.
Relatório da atividade

(At_ECCol15) :: Atividade I, responsável: Bruno Figueiredo. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: expressões numéricas, juro simples, porcentagem, uso da calculadora.
Relatório da atividade

(At_ECCol16) :: Atividade II, responsável: Bruno Figueiredo. Arquivo

Palavras-chave: áreas, construções geométricas, teorema de Pitágoras.
Relatório da atividade

(At_ECCol17) :: Atividade I, responsável: Carolina, Pedro. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: geometria, material concreto, operações com polinômios.
Relatório da atividade

(At_ECCol18) :: Atividade I, responsável: Carolina. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: submúltiplos do grau, coordenadas geográficas.
Relatório da atividade

(At_ECCol19) :: Vídeo I, responsável: Alecsander. Arquivo
Palavras-chave: porcentagem, números decimais, cálculo aritmético.
Descrição: vídeo com duração de 4'40'' que trata sobre o cálculo mental envolvendo porcentagem.

(At_ECCol20) :: Vídeo II, responsável: Carolina. Arquivo
Palavras-chave: ângulos, submúltiplos do grau, transformações.
Descrição: vídeo com duração de 4'26'' que trata sobre submúltiplos do grau e operações aritméticas.

(At_ECCol21) :: Vídeo III, responsável: Anderson. Arquivo
Palavras-chave: trigonometria, relações métricas em triângulos retângulos, aplicações.
Descrição: vídeo com duração de 4'26'' que trata sobre relações trigonométricas no triângulo retângulo e aplicações.

(At_ECCol22) :: Vídeo IV, responsável: Pedro. Arquivo
Palavras-chave: ângulos, propriedades dos ângulos opostos pelo vértice.
Descrição: vídeo com duração de 8'09'' que trata sobre ângulos (sua construção e medida).



SUPERVISOR(A): profa. Teresinha de Oliveira Moura (Lattes)



Fonte: Google Imagens.

(At_EAFra) significa "Atividade realizada na Escola Anne Frank"

(At_EAFra1) :: Atividade I (anos iniciais), responsável: Rafaella, Samira. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: Classe, numeral, ordem.
Relatório da atividade

(At_EAFra2) :: Atividade II (anos iniciais), responsável: Lilian. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: centena, dezena, números naturais, unidade.
Relatório da atividade

(At_EAFra3) :: Atividade III (anos iniciais), responsável: Sílvia. Arquivo

Palavras-chave: centena, dezena, números naturais, unidade.
Relatório da atividade

(At_EAFra4) :: Atividade IV (anos iniciais), responsável: Rafaella, Samira. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: adição, subtração.
Relatório da atividade

(At_EAFra5) :: Atividade V (anos iniciais), responsável: Lilian. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: adição, subtração.
Relatório da atividade

(At_EAFra6) :: Atividade VI (anos iniciais), responsável: Lilian, Rafaella, Samira, Sílvia. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4, Anexo 5, Anexo 6, Anexo 7, Anexo 8, Anexo 9, Anexo 10, Anexo 11

Palavras-chave: adição, multiplicação, subtração.
Relatório da atividade

(At_EAFra7) :: Atividade VII (anos iniciais), responsável: Lilian, Rafaella, Samira. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4

Palavras-chave: multiplicação, jogos, lúdico.
Relatório da atividade

(At_EAFra8) :: Atividade I, responsáveis: Isadora, Shirley. Arquivo

Palavras-chave: ângulos, classificação dos ângulos, reta, segmento de reta, semirreta.
Relatório da atividade

(At_EAFra9) :: Atividade I, responsáveis: Polyana, Shirley, Thomaz. Arquivo, Anexo

Palavras-chave: estatística, pesquisa e análise de dados.
Relatório da atividade

(At_EAFra10) :: Atividade II, responsáveis: Shirley, Thomaz. Arquivo

Palavras-chave: álgebra, equação do segundo grau, índice de massa corporal.
Relatório da atividade

(At_EAFra11) :: Atividade III, responsáveis: Shirley, Thomaz. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3

Palavras-chave: figuras planas, área, perímetro.
Relatório da atividade

(At_EAFra12) :: Atividade IV, responsáveis: Shirley, Thomaz. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: coordenadas cartesianas, plano cartesiano.
Relatório da atividade

(At_EAFra13) :: Atividade I, responsáveis: Ana, Isadora. Arquivo

Palavras-chave: área, perímetro de polígonos.
Relatório da atividade

(At_EAFra14) :: Atividade I, responsáveis: Carlos. Arquivo

Palavras-chave: construções de figuras geométricas planas, régua e compasso, geometria.
Relatório da atividade

(At_EAFra15) :: Atividade II, responsáveis: Carlos. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2

Palavras-chave: coordenadas cartesianas, plano cartesiano.
Relatório da atividade

(At_EAFra16) :: Atividade I, responsáveis: Isadora. Arquivo

Palavras-chave: coordenadas cartesianas, plano cartesiano.
Relatório da atividade

(At_EAFra17) :: Atividade I, responsáveis: Ana. Arquivo, Anexo 1, Anexo 2, Anexo 3, Anexo 4, Anexo 5

Palavras-chave: ângulos, polígonos, polígonos regulares, mosaicos.
Relatório da atividade

Palestras com participantes externos ao projeto

[Palestra] “Compartilhando experimentos e experiências”. Palestrante: prof. Felipe Santos Ramos (Atualmente professor licenciado e atuante na área da docência em Matemática). (Arquivo da Apresentação)


[Palestra] “SEMINÁRIO DE INSERÇÕES PIBID IFRS – CAMPUS CANOAS, Inserções 2018/2 – 2019/2”. Palestrante: profa. Dra. Mariana Lima Duro, profa. Ma. Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha e bolsistas do projeto PIBID (IFRS, Campus Canoas (RS)). (Arquivo da Apresentação)


[Palestra] Experiências e Transformações Pibidianas: o ser e estar nas escolas (2015 - 2017). Palestrante: profa. Caroline Dal Agnol (Atualmente professora licenciada e atuante na área da docência em Matemática). (Arquivo da Apresentação)


[Palestra] O programa Residência Pedagógica em Matemática no IFC - Campus Concórdia: processo, desafio e perspectiva. Palestrante: profa. Dra. Andriceli Richit (professora do Instituto Federal Catarinense - Campus Concórdia, atual coordenadora do projeto de Residência Pedagógica Matemática, com auxílio financeiro da CAPES). (Arquivo da Apresentação)


[Palestra] Matemática escolar: uma questão de gênero? Palestrante: Tainá Silva Barzan (Na época da palestra era estudante da Licenciatura em Matemática, UFRGS. Atualmente professora licenciada em Matemática). (Arquivo da Apresentação)


Seminários de formação & "VídeoTeca"

[Seminário 23] [capítulo 7] ROCHA, J. Design thinking na formação de professores: novos olhares para os desafios da educação. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora, uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso. 2018. [capítulo 8]  SENNA, C. M. P. C.; MORAIS, S. P.; ROSA, D. Z.; FERNANDEZ, A. A. Metodologias ativas de aprendizagem: elaboração de roteiros de estudos em “salas sem paredes”. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora, uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso. 2018. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 22] Palestra: “Compartilhando experimentos e experiências”. Palestrante: prof. Felipe Santos Ramos (Atualmente professor licenciado e atuante na área da docência em Matemática). (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 21] THADEI, J. Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de professores. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora, uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso. 2018. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 20] GONÇALVES, M. O.; SILVA, V. Sala de aula compartilhada na licenciatura em matemática: relato de prática. In: BACICH, L.; MORAN, J. (org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora, uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso. 2018. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 19] Palestra: “SEMINÁRIO DE INSERÇÕES PIBID IFRS – CAMPUS CANOAS, Inserções 2018/2 – 2019/2”. Palestrante: profa. Dra. Mariana Lima Duro, profa. Ma. Cláudia Brum de Oliveira Fogliarini Filha e bolsistas do projeto PIBID (IFRS, Campus Canoas (RS)). (Arquivo da Apresentação)

[Seminário 18] TATTO, Franciele. SCAPIN, Ivone José. Matemática: por que o nível elevado de rejeição? In: Revista de Ciências Humanas (RCH), Frederico Westphalen. 2004. Disponível em: http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/245. Acesso em setembro de 2019. (Arquivo da Apresentação)
 

[Seminário 17] Palestra: Experiências e Transformações Pibidianas: o ser e estar nas escolas (2015 - 2017) Palestrante: Caroline Dal Agnol (Licenciada em Matemática, UFRGS). (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 16] CORDEIRO, Aliciene Fusca Machado  and  BUENDGENS, Jully Fortunato. Preconceitos na escola: sentidos e significados atribuídos pelos adolescentes no ensino médio. Psicol. Esc. Educ. [online]. 2012, vol.16, n.1, pp.45-54. ISSN 2175-3539.  http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572012000100005. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 15] GUMARÃES, L. V. M.; FARIA, R. C. V.; FERREIRA, D. T. B.; PENA, B. F. ASSÉDIO NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UMA POSSIBILIDADE DE MANIFESTAÇÃO PERVERSA. In: Revista Subjetividades, Fortaleza, 16(1): 52-63, abril, 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5020/23590777.16.1.52-63 . Acesso em julho de 2019. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 14] [capítulo 4] SKOVSMOSE, O. Racionalidade sob suspeita. In: Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas (SP). Editora Papirus. 2008. [capítulo 5] SKOVSMOSE, O. Educação Matemática Crítica rumo ao futuro. In: Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas (SP). Editora Papirus. 2008. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 13] [capítulo 2] SKOVSMOSE, O. Riscos trazem possibilidades. In: Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas (SP). Editora Papirus. 2008. [capítulo 3] SKOVSMOSE, O. Desafios da reflexão. In: Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas (SP). Editora Papirus. 2008. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 12] [capítulo 1] SKOVSMOSE, O. Cenários para Investigação. In: Desafios da Reflexão em Educação Matemática Crítica. Coleção Perspectivas em Educação Matemática. Campinas (SP). Editora Papirus. 2008. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 11] Palestra: Matemática escolar: uma questão de gênero? Palestrante: Tainá Silva Barzan (Estudante da Licenciatura em Matemática, UFRGS). (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 10] [capítulo 6] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. “Mulher também tem direitos”: sobre a produção da igualdade de gênero e tensionamento da superioridade masculina para matemática. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. [capítulo 7] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. Relações de gênero, tensões discursivas e práticas de numeramento. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. (Arquivo da Apresentação)

[Seminário 9] [capítulo 4] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. “Mulher se cuida melhor... Mas precisa ser cuidada”: sobre a “produção de numeramento femininas” e “práticas de numeramento masculinas” . In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. [capítulo 5] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. “O que é escrito vale mais”: sobre as relações de gênero e a produção da supremacia das práticas de numeramento escritas. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. (Arquivo da Apresentação)

[Seminário 8] [capítulo 2] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. Vidas em discurso: as práticas de numeramento e a produção de enunciados. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. [capítulo 3] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. Homem é melhor em matemática (do que mulher): sobre a produção da superioridade masculina para matemática. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. (Arquivo da Apresentação)

[Seminário 7] [capítulo 1] SOUZA, M. C. R. F.; FONSECA, M. C. F. R.. Gênero, matemática e educação. In: Relações de gênero, Educação Matemática e discurso: enunciados sobre mulheres, homens e matemática. Coleção Tendências em Educação Matemática. Belo Horizonte. Editora Autêntica. 2010. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 6] MATA, Lourdes et al. Emoções em contexto académico: Relações com clima de sala de aula, autoconceito e resultados escolares. Aná. Psicológica, Lisboa, v. 33, n. 4, p.407-424, dez. 2015. Disponível em  http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312015000400005&lng=pt&nrm=iso  Acesso em fevereiro de 2019. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 5] Silveira Ribeiro, Karla Carolina; da Silva Cruz de Oliveira, Josevânia; da Penha de Lima Coutinho, Maria; Fernandes de Araújo, Ludgleydson. Representações sociais da depressão no contexto escolar. Paidéia, vol. 17, núm. 38, septiembre-diciembre, 2007, pp. 417-430. Universidade de São Paulo Ribeirão Preto, Brasil. Disponível em https://www.redalyc.org/pdf/3054/305423759011.pdf. Acesso em janeiro de 2019. (Arquivo da Apresentação)

[Seminário 4] [TEXTO 1] AQUINO, Júlio Groppa. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cad. CEDES, Campinas, v. 19, n. 47, p. 07-19, Dec. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/%0D/ccedes/v19n47/v1947a02.pdf. Acesso em dezembro de 2018. [TEXTO 2] CHRISPINO, Álvaro. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval.pol.públ.Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, Mar. 2007. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v15n54/a02v1554. Acesso em dezembro de 2018. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 3] Esteves, Manuela. Para um desenvolvimento profissional do professor ao longo da vida. Revista Educação em Foco, Vol 17(23), 2014. Disponível em http://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/529. Acesso em novembro de 2018. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 2] Mesquita-Pires, Cristina. A Investigação-acção como suporte ao desenvolvimento profissional docente. EDUSER: revista de educação, Vol2(2), 2010 Inovação, Investigação em Educação. Disponível em https://www.eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/download/23/26/. Acesso em novembro de 2018. (Arquivo da Apresentação)


[Seminário 1] Alarcão, Isabel. Professor-investigador: Que sentido? Que formação? Cadernos de Formação de Professores, Nº 1, pp. 21-30, 2001. Disponível em http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/jponte/sd/textos/alarcao01.pdf. Acesso em outubro de 2018 (Arquivo da Apresentação)

Subprojeto "PIBID - Matemática" em números

Número de estudantes atendidos/participante no projeto em 2019/2: Total das três escolas: 426 estudantes atendidos. Colégio de Aplicação UFRGS - 105 estudantes (nível médio), EEEM Cristóvão Colombo - 233 estudantes (níveis fundamental e médio) e EEEM Anne Frank - 88 estudantes (nível fundamental).

Número de estudantes atendidos/participante no projeto em 2019/1: Total das três escolas: 431 estudantes atendidos. Colégio de Aplicação UFRGS - 120 estudantes (níveis fundamental e médio), EEEM Cristóvão Colombo - 256 estudantes (níveis fundamental e médio) e EEEM Anne Frank - 55 estudantes (nível fundamental).

Número de estudantes atendidos/participante no projeto em 2018/2: Total das três escolas: 418 estudantes atendidos. Colégio de Aplicação UFRGS - 129 estudantes (níveis fundamental e médio), EEEM Cristóvão Colombo - 164 estudantes (níveis fundamental e médio) e EEEM Anne Frank - 125 estudantes (nível fundamental)

Plano de atividades previstas para o subprojeto PIBID - Matemática

1 – Reconhecimento e inserção dos estudantes no contexto escolar
Detalhamento: Integração dos estudantes bolsistas ao contexto escolar, conhecimento das instâncias escolares e espaços escolares. Coleta de dados referentes às necessidades da escola para o desenvolvimento das atividades inerentes ao ensino da matemática. Observação e análise dos projetos pedagógicos relacionados à matemática e em desenvolvimento na escola.

2 – Análise de materiais
Detalhamento: Análise e reflexão das diretrizes curriculares nacionais brasileiras. Tal estudo proporcionará uma familiaridade dos bolsistas com temas específicos e transversais relacionados ao ensino da matemática. Análise e reflexão sobre materiais didáticos existentes. Tal estudo e análise visam contribuir a construção de uma análise crítica, por parte dos estudantes bolsistas, referentes aos materiais que já existem e estão disponíveis para o ensino da matemática nas escolas.

3 – Grupo de estudo e produção de materiais didáticos
Detalhamento: Criação de um grupo de estudo com o objetivo de promover a formação continuada dos professores supervisores e estudantes bolsistas. Tal grupo de estudos visa articular conhecimento acadêmico teórico e prático para o ensino da matemática. A produção de materiais didáticos visa dar suporte para a atuação dos estudantes bolsistas nas escolas participantes. Serão produzidos guias ou roteiros para professores ou demais interessados em aplicar ou adaptar as propostas em sala de aula. Na forma de um produto educacional será organizado e disponibilizado na internet um site (PIBID – Mat – UFRGS) com as instruções sobre os materiais e metodologias usadas em sala de aula.

4 – Monitoria e atuação na sala de aula
Detalhamento: Qualificação da ação docente por meio do exercício da docência compartilhada, com a cooperação entre os estudantes bolsistas e os professores regentes. Os estudantes bolsistas acompanharão as atividades dos professores regentes na escola e por meio da reflexão, produção e utilização de materiais didáticos e metodologias, aperfeiçoarão a prática docente de todos os envolvidos. Espera-se contribuir e oportunizar a aprendizagem da matemática escolar pelo público participante das ações.

5 – Produção de materiais científicos e participação em eventos
Detalhamento: Proporcionar aos estudantes bolsistas, por meio da ação e reflexão, a produção e publicação de materiais científicos. Tais materiais consistirão, primeiramente, um site (PIBID – Mat – UFRGS) no qual serão disponibilizados na forma de um acervo virtual guias e roteiros sobre as atividades feitas nas escolas. Em um segundo momento pretende-se produzir e publicar artigos científicos, com veiculação em revistas científicas e anais de eventos científicos. A participação em eventos é uma projeção e perspectiva para aumentar o alcance das produções do projeto, na qual sempre que possível serão analisadas as possibilidades de participação.

6 – Leitura do mundo a partir da matemática
Detalhamento: Proporcionar aos estudantes bolsistas e demais participantes do projeto o envolvimento num contexto de reflexão sobre a importância da matemática para a leitura e compreensão sobre o mundo. Por meio do estudo e construção de relações entre grandezas, números, geometrias e tratamento da informação almeja-se contribuir na formação matemática, pessoal e social de todos os estudantes participantes do projeto.

UFRGS - Portas Abertas 2019 & PIBID Matemática

Informações sobre o evento: https://www.ufrgs.br/portasabertas/


Arquivo do folder










Espaço para compartilhamento e divulgação científica

Durante o período de execução do projeto PIBID - Matemática (UFRGS) o grupo de envolvidos (bolsistas e coordenador do subprojeto) participou de atividades de caráter científico, sendo as ações distribuídas nos seguintes eventos (organizados por última ocorrência de acordo com o projeto):


Seminário Institucional PIBID - UFRGS (dezembro/2019)

O evento ocorreu dia 06/12/2019, nos turnos manhã e tarde. As informações podem ser obtidas em https://www.ufrgs.br/coorlicen/noticias.php?id=1561&pagina=1#anc



 Novembro Negro na UFRGS (novembro/2019)

"Resistência, equidade e conhecimento. Esses são três, dentre muitos, elementos balizadores do Novembro Negro na UFRGS 2019. Embora já se refletisse na Universidade sobre as demandas dos negros e negras desde a década de 70, foi a partir de 2017 que se passou a organizar uma agenda unificada, com o objetivo de fortalecer a luta diária pela igualdade étnico-racial no ambiente acadêmico. Com a organização do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB-UFRGS), diversas unidades acadêmicas e administrativas, grupos de estudo e coletivos da Universidade realizam uma série de atividades para comemorar os avanços e refletir sobre as demandas da população negra, reafirmando a necessidade de sua (re)existência na sociedade. Centro e trinta um anos após a abolição da escravatura, não são poucas as necessidades dos negros e negras no Brasil. Muitas mudanças passam pelo campo da educação. Por isso, serão realizados seminários, palestras, aula aberta, mostras fotográficas, exibição de filmes, rodas de conversa, cursos, intervenção cênica, apresentação de dança, lançamento de livro, programas de rádio, entre outras atividades, com o intuito de imergir nessa temática. Além disso, no Dia Nacional da Consciência Negra, estudantes, servidores (docentes e técnico-administrativos) e funcionários terceirizados protagonizarão uma foto emblemática. Ano passado, essa atividade reuniu cerca de 300 pessoas, em um registro impensável há uma década, quando não havia ações afirmativas na UFRGS." (fonte:
https://www.ufrgs.br/novembronegro/, acesso em 2020). Na ocasião foi apresentado o seguinte trabalho "PIBID - Matemática na Formação Inicial Docente" (link).
    

Semana Acadêmica da Matemática (outubro/2019)

O grupo de estudantes Bruno Fetter, Rodrigo Itai e Polyana Perosa (participantes do projeto PIBID - Matemática) fez parte da comissão organizadora do evento, sendo neste destinado um espaço para compartilhamento e troca de experiências relativas ao projeto. O momento definido para a ação foi 11h da manhã de 24/10/2019 (quinta-feira). (Cronograma do Evento)
   

Salão de Ensino UFRGS (outubro/2019)

De acordo com a página oficial do evento: "O Salão de Ensino da UFRGS é um espaço de diálogo, divulgação e discussão dos processos educacionais a partir das produções acadêmico-científicas, bem como da experiência de práticas educadoras ocorridas envolvendo ações de discentes, de técnicos administrativos e de docentes da UFRGS, que resultem na qualificação da formação na Universidade. O reconhecimento da importância do papel que o ensino exerce no desenvolvimento universitário é passo primordial para a construção da Universidade de excelência que é missão da UFRGS. A Universidade é um espaço de construção de conhecimentos que vai além da produção científica stricto sensu. Boa parte dessa produção se dá nas diversas práticas educadoras e de aprendizagens em todos os níveis, modalidades e programas de ensino nos quais a UFRGS se envolve e é envolvida, constituindo-se como objetivo do Salão de Ensino." (font: Link (acesso em 2019)). Os bolsistas apresentaram, juntamente com coautores, os seguintes trabalhos neste evento:
Título: Cordas, movimento e estatística: relato e reflexão de uma atividade do PIBID - Matemática na escola Cristóvão Colombo
Autores: BRUNO RIBEIRO DE FIGUEIREDO, CAROLINA BASTARRICA BRONZONI COSTA
Orientação/coautoria: Rodrigo Sychocki da Silva
Endereço da publicação: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/211159

Título: Educação especial & PIBID (Matemática): um relato sobre o uso de materiais concretos para a construção de conceitos matemáticos
Autores:
THAYLLES LEAL DA ROSA, MARLUSA BENEDETTI DA ROSA, MAYARA COSTA DA SILVA
Orientação/coautoria: Rodrigo Sychocki da Silva
Endereço da publicação: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/211042


Título: Estatística para além de gráficos prontos: desafios e possibilidades no Ensino Básico
Autor:
ALECSANDER LANÇANOVA DOS SANTOS
Orientação/coautoria: Rodrigo Sychocki da Silva
Endereço da publicação: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/210997

Título: Material Dourado
Autores:
RAFAELLA AYUMI HOSHI, SAMIRA SANTO RODRIGUES
Orientação/coautoria: Rodrigo Sychocki da Silva
Endereço da publicação: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/211127

Título: PIBID - Matemática e ensino de estatística: uma experiência em uma turma de 9° ano na Escola Estadual de Ensino Médio Anne Frank
Autores:
SHIRLEY SILVA VIEIRA, THOMAZ LOGHARDEY BRASIL
Orientação/coautoria: Rodrigo Sychocki da Silva
Endereço da publicação: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/211126

Título: Regra de sinais e tabuleiro: um relato de experimentação de jogos com aritmética no ensino fundamental (trabalho escolhido pela banca examinadora para "destaque de seção")
Autor:
PEDRO GUILHERME SEIDEL BARCELOS
Orientação/coautoria: Rodrigo Sychocki da Silva
Endereço da publicação: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/211157


Título:  Relato de uma prática sobre Educação Financeira na educação básica e potenciais correlações com o projeto PIBID - Matemática
Apresentador:
BRUNO TUMELERO FETTER
Orientação/coautoria: Rodrigo Sychocki da Silva
Endereço da publicação: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/211004

Título: Trigonometria e meio ambiente: relato de uma experiência interdisciplinar no PIBID-Matemática
Autores: 
RODRIGO YUCHI ITAI, BRUNO TUMELERO FETTER
Orientação/coautoria: Rodrigo Sychocki da Silva
Endereço da publicação: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/211094


II Conferência Nacional de Educação Matemática - I Encontro Nacional do Pibid/Residência Pedagógica/Matemática-Faccat - VII Jornada Pedagógica de Matemática do Vale do Paranhana - XXV Encontro Regional de Estudantes de Matemática do Sul (agosto/2019)

O evento ocorreu em agosto de 2019. As informações podem ser obtidas em
https://www2.faccat.br/portal/?q=node/4124. O coordenador do subprojeto apresentou no evento o seguinte trabalho "Do fazer ao compreender na formação inicial: articulações teórico-reflexivas no PIBID – Matemática"
Resumo: O presente artigo tem três funções. A primeira é compartilhar reflexões que se fazem presentes no projeto de iniciação a docência e que tem relação com o exercício do desenvolvimento profissional dos futuros professores que participam da proposta. A segunda função é compartilhar com a comunidade acadêmica de educadores matemáticos as ideias e ações que tem ocorrido no âmbito da execução do projeto de iniciação a docência na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A terceira é oportunizar, às outras instituições de ensino superior que atuam na formação inicial de professores, um convite para a reflexão sobre a responsabilidade da formação inicial docente ativa, crítica e reflexiva. A apresentação teórica do artigo contempla referenciais que expõe e explanam o conceito “profissional do professor”. Articula-se no texto o discurso encontrado na literatura e relaciona-se este com as ações que têm sido produzidas no âmbito do projeto em andamento. A título de contribuições do artigo, infere-se que em uma formação inicial que oportunize aos futuros professores desenvolver reflexões em espaços que dialogam com as necessidades das escolas e estudantes, convergem-se teoria e prática por meio dos discursos encontrados na literatura sobre a necessária e constante discussão sobre a profissionalização do professor.
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional. Formação inicial de professores. Reflexão
Endereço da publicação: https://www2.faccat.br/portal/sites/default/files/67%20CO.pdf




Artigo publicado na revista científica "REMAT - Revista Eletrônica da Matemática"

Aguarde! (em editoração (julho/2020))



Site criado e mantido por: Rodrigo Sychocki da Silva
Fonte das imagens/ícones utilizados no site:
https://icon-icons.com/pt/ (acesso em 2019), Google Imagens, Arquivos pessoais.