No fim do mês de outubro, durante o sábado (20/10), na Faculdade de Educação da UFRGS, ocorreu o encerramento do Curso de Extensão Docência na Educação Infantil. Este curso teve início em maio desse ano e foi coordenado pelas professoras Simone Santos de Albuquerque e Jane Felipe com a participação das professoras Tânia Fortuna, Dulcimarta Lino, Leni Dornelles, Susana Rangel, Graça Horn, Liliane Prestes, Queila Vasconcelos e Gladis Kaercher.
Totalizando uma carga horária de 90 horas o curso ocorreu nas sextas e sábados e foi organizado em três eixos: Eixo I O currículo da Educação Infantil a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2009), Eixo II Currículo e Linguagens na Educação Infantil e Eixo III Infâncias, Brincadeiras e Diversidade. Ingressaram no curso um total de 70 professores, sendo que 61 iniciaram e 52 concluíram o curso.
O Seminário final do curso foi organizado por uma comissão de alunas e a coordenação. A manhã iniciou com uma roda cantada de um grupo de crianças do Grupo do Pré II da Escola Rui Ramos de Gravataí organizada pela professora Elis Silva, seguida de uma fala de acolhida da comissão de representante das alunas, do Professor Cesar Valmor Lopes, diretor da FACED e da coordenação do curso. Mais adiante, sucedeu-se a palestra “As Práticas Pedagógicas na Educação Infantil e a Garantia de Direito das Crianças”, ministrada por Eduardo Zaneti (professor da RME/Novo Hamburgo, especialista em docência na educação infantil, mestrando na linha de pesquisa “Educação, Sexualidade e Relações de Gênero”) e o lançamento do livro “Lugar de Criança na Escola e na Família: A Participação e o Protagonismo Infantil”, organizado por Altino Jose Martins Filho e Leni Vieira Dornelles. Nos corredores do 6º andar da FACED e nos relatos partilhados no turno da tarde as alunas apresentaram um pouco das experiências vivenciadas com as crianças na educação infantil a partir das aprendizagens no curso. Segundo os professores que coordenaram os eixos temáticos dos relatos “foi possível observar o impacto que o curso teve no cotidiano das escolas, conhecer o protagonismo e a invenção das professoras, motivadas com a formação vivenciada no âmbito da universidade”.
Na conclusão do Curso, a professora Simone Albuquerque relembrou a trajetória de superação vivida por todos os envolvidos no curso com coragem para atingir a meta de qualificar a docência e citou Guimarães Rosa: “A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem.” A professora coordenadora também desejou que a formação vivenciada no curso tivesse ressonância no cotidiano das escolas, de forma que respeitasse o direito das crianças de viver a infância de forma integral e sensível, e deixou seu agradecimento aos envolvidos no projeto – professores, bolsistas e servidores da FACED e FORPROF. O Seminário foi finalizado com uma dinâmica e um coquetel celebrando afetos e aprendizagens.