Definição

Indenização a que faz jus o servidor que se afastar a serviço da sede, em caráter eventual ou transitório, para outro ponto do território nacional ou para o exterior, destinada a cobrir despesas de pousada, alimentação e locomoção urbana.

Base Legal 

 

CATÁLOGO DO SERVIDOR

Informações aos servidores sobre solicitação de diárias e/ou passagens aéreas e rodoviárias (servidores que pretendem viajar)

 

Documentos, Legislação, Prazos e Procedimentos

Verifique diretamente no Catálogo do Servidor - Clique aqui

 

 

                                   INFORMAÇÕES DE ACESSO AO SCDP -  DEPARTAMENTOS

 Informações aos servidores responsáveis por cadastrar e solicitar passagem e/ou diárias no SCDP (servidores que auxiliam na solicitação da viagem na unidade)

 

  • A solicitação de passagem e diárias deverá ser encaminhada somente por meio do Sistema Federal de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP). Clique aqui para entrar na página de acesso do SCDP.
  • O solicitante necessitará de acesso ao SCDP para cadastrar a viagem e ao WOOBA (sistema da agência P&P turismo) para reservar a passagem. Clique aqui para entrar na página de acesso da agência.

 

  1. Sistema Federal de Concessão de Diárias e Passagens (SCDP)

O Sistema de Concessão de Diárias e Passagens – SCDP promove a tramitação eletrônica dos documentos e utiliza a certificação digital para aprovação de viagens e pagamento de diárias. O SCDP é um sistema informatizado, acessado via internet, que integra as atividades de concessão, registro, acompanhamento, gestão e controle das diárias e passagens, decorrentes de viagens nacionais ou internacionais realizadas no interesse da administração. O Sistema está vinculado à observância da legislação correspondente e integrado com outros sistemas do Governo Federal – SIAPE, SIAFI e SIORG.

2. Acesso ao Sistema ( IMPORTANTE: Alteração Sou.Gov)

O acesso ao sistema é feito somente por usuários cadastrados pelo gestor setorial do SCDP. O cadastro no SCDP habilita o servidor, no entanto, após recente alteração realizada pelo governo federal, o servidor deverá também ter um cadastro no portal do Sou.Gov.

Ao abrir a página do SCDP, o usuário deverá digitar o seu cpf e a sua senha do portal do governo federal (Sou.Gov)

Dúvidas no acesso por meio do Sou.Gov, clique aqui!

 

2.1 Solicitação de Cadastro ao SCDP - Perfil Solicitante de Vigem e/ou Passagem

Para a solicitação de cadastro, é necessário abrir um processo no SEI, conforme instruções abaixo:

  • Tipo de Processo:

“Pessoal: Permissão de acesso ao SCDP”

  • Anexos:

 Documentos Internos do SEI:

OBS: os documentos devem ser assinados pelo solicitante e pelo Dirigente da Unidade demandante.

  • Fluxo:

1 - Após as devidas assinaturas nos documentos, encaminhar o processo à unidade GARH.

2 - O gestor setorial fará o cadastro do usuário no SCDP.

Obs: Para maiores informações verificar o Tutorial do SCDP. Link no final da página.

 

2.2 Solicitação de Cadastro ao SCDP - Perfil Proponente

Para a solicitação de cadastro, é necessário que o servidor encaminhe a sua portaria de designação de chefia para o e-mail garh@progesp.ufrgs.br. O certificado para a aprovação de viagem pelo proponente também é necessário, devendo a solicitação ser encaminhada nesse mesmo e-mail.

 

3. Solicitação de Cadastro no WOOBA - Perfil Solicitante de Viagem e/ou Passagem

A reserva de passagens aéreas nacionais e internacionais é realizada por agenciamento, mediante contrato com a agência R Moraes Turismo. A cotação de voos nacionais é realizada através do Wooba (sistema disponibilizado pela agência).

Já a cotação de voos internacionais deve ser solicitada à agência através do e-mail: emissor1@rmtur.com.br

Para ter acesso ao sistema da agência e poder realizar a cotação de voos é necessário encaminhar um e-mail para o gestor setorial (garh@progesp.ufrgs.br) com os seguintes dados:

 Nome completo
 CPF;·e-mail
 Unidade na qual trabalha
 Ramal para contato

 

4. Prazo de Solicitação

A solicitação da viagem que possuir concessão de passagens aéreas deve ser realizada no SCDP num prazo que viabilize que a emissão dos Bilhetes Aéreos seja realizada em até 15 DIAS corridos da data da partida.

A solicitação de viagem com pagamento de diárias deve ser realizada no SCDP num prazo que viabilize que o pagamento devido seja realizado previamente à viagem.

 

5. Aprovação PCDP - SCDP

No tutorial do SCDP é possível verificar como funciona o fluxo de aprovação da requisição de viagem. Existem três perfis de aprovadores: Proponente, Autoridade Superior e Ordenador de despesas.

O Proponente é o responsável pela aprovação do mérito da viagem.

Quando a PCDP é encaminhada fora do prazo, além da aprovação do proponente, é necessária a aprovação da autoridade superior, competência indelegável do reitor.

Após a aprovação do proponente e da autoridade superior, quando for o caso, a pcdp é encaminhada para aprovação do ordenador de despesas (essa aprovação ocorre na gerência administrativa da SUGESP).

Apenas após essas aprovações a pcdp é encaminhada para a agência de viagens providenciar a emissão das passagens e para a Proplan realizar o pagamento das diárias.

Importante: Quando a aprovação depende do Reitor, é necessário entrar em contato com o Gabinete do reitor (chefe de gabinete).

Contato da assessora do chefe de gabinete: thamires.bertoli@gabinete.ufrgs.br.

 

Para maiores informações sobre o SCDP, verifique o Tutorial abaixo:

Tutorial SCDP - Aprenda aqui como utilizar o sistema de passagens e diárias

Outros documentos importantes:

Tutorial WOOBA - Aprenda a realizar a reserva de passagem

Formulário de Requisição de Diárias e Passagens

Relatório de Viagem Nacional (prestação de contas)

Relatório de Viagem Internacional (prestação de contas)

 

Contato

Gabriela Trevisol Ouriques – PROGESP – Ramal 3603
Renata Jenisch Barbosa - PROGESP - Ramal 3197

e-mail: garh@progesp.ufrgs.br

 

INSCRIÇÃO NA LISTA DE DISCUSSÕES - USUÁRIOS SCDP

 

Voltar