Definição

O Programa de Avaliação de Desempenho dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação é um instrumento gerencial que visa ao desenvolvimento individual, coletivo e institucional, bem como à melhoria contínua dos processos da instituição. Ele permite mensurar os resultados obtidos pelo servidor e pela equipe de trabalho, mediante critérios objetivos decorrentes do preenchimento de diversos formulários.

 

Previsão Legal

Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005;

Decreto 5.825, de 29 de junho de 2006;

Decisão do CONSUN nº 939, de 21 de novembro de 2008 alterada pela Decisão do CONSUN nº 328, de 27 de agosto de 2010 e pela Decisão do CONSUN nº 417, de 03 de outubro de 2014 (aprova o Programa de Avaliação de Desempenho para os Servidores Técnico-Administrativos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

 

Requisitos

Ter mais de 3 meses de exercício na UFRGS no ano avaliado;

 

Documentação Básica

Não há documentação básica. O servidor preenche a Avaliação de Desempenho por meio de acesso específico no Portal do Servidor.

 

Informações Gerais

a) Quem participa
Participam da Avaliação de Desempenho os servidores técnico-administrativos em educação, os servidores docentes em função de chefia e os usuários dos serviços (discentes, técnicos-administrativos e docentes). A avaliação se dá via Portal do Servidor da UFRGS, no menu “Avaliação de Desempenho Técnico-Administrativos”.

b) Objetivo da avaliação
Além de facilitar o feedback do desempenho para as pessoas, a Avaliação de Desempenho ajuda a nortear a ação dos gestores e a identificar os pontos positivos e a melhorar nas Unidades. A avaliação também é usada como pré-requisito para a obtenção da progressão por mérito.

c) Composição da nota
O resultado da avaliação é a soma da nota de cada formulário, multiplicada pelo peso do formulário, com exceção da avaliação das condições de trabalho, que tem cômputo diferenciado. Abaixo, exemplifica-se a composição da nota e os tipos de formulários:

c) Casos especiais
No caso de remoção, exercício em outra instituição, licença, afastamento, entre outros casos, durante o ciclo, o que impossibilita a realização da avaliação completa via sistema, o servidor é inserido nos casos especiais, devendo entrar em contato com o Núcleo de Gestão de Desempenho (NGD) da sua Unidade para verificar a documentação a ser providenciada.

e) Avaliação dos usuários
A avaliação dos usuários pode ser feita durante todo o ano (de 1°/jan a 31/dez) pelo Portal do Servidor por todos aqueles que possuem cartão UFRGS. O objetivo é avaliar o atendimento dos servidores técnico-administrativos pelos usuários dos serviços prestados.

f) Núcleos de Gestão de Desempenho (NGDs)
Para auxiliar o processo de avaliação de desempenho nas Unidades, foram criados os Núcleos de Gestão de Desempenho. Compostos por servidores eleitos e/ou indicados, além do dirigente e do gerente administrativo, os NGDs acompanham os prazos de aplicação da avaliação, analisam e dão parecer sobre os pedidos de reconsideração impetrados no âmbito da sua Unidade e organizam os procedimentos para avaliação dos usuários de acordo com as políticas a serem definidas.

g) Reconsideração do resultado final da avaliação de desempenho
Cabe pedido de reconsideração do resultado final da avaliação junto ao NGD da unidade, e, em última instância, pedido de recurso ao Conselho Universitário – CONSUN.

 

FLUXO DO PROCESSO

SETORPROCEDIMENTO
1DIRIGENTECertifica as metas executadas no Sistema de Planejamento, habilitando a abertura do Sistema de Avaliação.
2EQUIPEChefias, servidores e equipes realizam reuniões de feedback sobre o ano avaliado..
3SERVIDORPreenche os formulários no sistema.
4DIRIGENTECertifica as avaliações finalizadas da Unidade, encerrando o processo.

 

Prazo Estimado

A Avaliação de Desempenho ocorre anualmente, no primeiro trimestre de cada ano, com base no desempenho do ano anterior.

 

Contatos

Núcleos de Gestão de Desempenho das Unidades (NGDs)
Veja AQUI quem são os membros do NGD da sua Unidade

Núcleo de Planejamento e Gestão (PROGESP)
Ramais: 4753 ou 4363
Email: npg@progesp.ufrgs.br

 

Anexos

1. Manual da Avaliação de Desempenho para Servidores Técnico-Administrativos em Educação (atualizado em dezembro de 2019)

2. Formulários para casos especiais de avaliação: Formulário de Avaliação pela Chefia Imediata e Formulário de Autoavaliação

3. Planilha para cálculo do resultado da Avaliação Simplificada (destinada aos NGDs)

4. Dez dicas para uma boa reunião de feedback

5. Relatórios de resultados da Avaliação de Desempenho: 2014, 201520162017 e 2018

 

 

Voltar