ESSE SERVIÇO É REALIZADO SOMENTE PARA SERVIDORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS). SERVIDORES DE OUTROS ÓRGÃOS DEVEM CONTATAR O SETOR RESPONSÁVEL EM SUA RESPECTIVA INSTITUIÇÃO.  

Definição

Cadastramento de endereço de e-mail de servidores(as), aposentados(as) e pensionistas para fins de acesso ao SIGEPE/SIGAC.

 

Base Legal

Não se aplica.

 

Requisitos

Ser servidor(a), aposentado(a) ou pensionista da UFRGS e possuir endereço de e-mail válido (ao qual o interessado consiga efetivamente acessar).

 

Documentação Básica

1) Formulário padrão para cadastramento de e-mail junto ao SIGEPE/SIGAC.

 

Informações Gerais

A solicitação de cadastramento de e-mail será realizada presencialmente na PROGESP - Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria - 4º andar) pelo(a) servidor(a), aposentado(a) ou pensionista através de formulário padrão devidamente preenchido e assinado e apresentação de documento de identidade.

No caso de impossibilidade de assinatura por parte do titular, o formulário deverá ser assinado por seu representante legal ou procurador(a), mediante apresentação de documento de identidade e da procuração ou documento judicial que comprove a situação.

Na impossibilidade de comparecimento à PROGESP, deverá ser enviado formulário preenchido e assinado, com firma reconhecida por autenticidade, bem como cópia autenticada de documento de identidade do(a) titular, ao seguinte endereço:

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP)
Av. Paulo Gama, 110 - Reitoria - 4º andar
Porto Alegre/RS
CEP: 90046-900

Encaminhada a solicitação, a Divisão de Cadastro e Registros (DCReg) efetuará o cadastramento do e-mail. Em seguida o servidor ou pensionista deverá seguir os passos abaixo descritos:

1º - Acessar a página https://www.gov.br/servidor/pt-br;

2º - Clicar no quadro "Sigepe Servidor e Pensionista";

3º - Clicar em "Selecione";

4º - Clicar em "Primeiro Acesso";

5º - Informar o número do CPF;

6º - Informar o código da imagem;

7º - Aparecerá a informação que foi para o email um link;

8º - Abrir o email e clicar no link;

9º - Clicar em "Continuar";

10º - Cadastrar as duas perguntas de segurança (OBS: não esquecer a pergunta e a resposta);

11º - Criar uma senha;

12º - Confirmar a senha;

13º - Confirmar;

14º - Clicar no quadro "Sigepe Servidor e Pensionista";

15º - Acesso ao contracheque e demais opções;

IMPORTANTE: Para servidores, aposentados e pensionistas com mais de um vínculo é necessário clicar em "Alterar" logo abaixo do nome e selecionar o vínculo desejado para visualização dos dados.

A solicitação de desbloqueio será realizada presencialmente na PROGESP ou através de envio de e-mail ao endereço eletrônico dcr@progesp.ufrgs.br, devendo ser informado o número do CPF e o nome completo do(a) titular. A mensagem deverá ser enviada do endereço eletrônico que está efetivamente cadastrado no SIGEPE.

Efetuado o desbloqueio, o sistema enviará um link para o e-mail cadastrado, bastando ao usuário seguir as orientações para criar uma nova senha de acesso.

 

Fluxo

Não se aplica.

 

Prazo Estimado

O prazo estimado entre a solicitação e o cadastramento do endereço de e-mail no sistema é de 3 dias úteis, considerando que a mesma esteja corretamente instruída.

 

Contatos

Divisão de Cadastro e Registros (DCReg)

Telefones: (51) 33083045 ou 33083046

E-mail: dcr@progesp.ufrgs.br

Para dúvidas a respeito do funcionamento do SIGEPE/SIGAC (página administrada pelo Ministério do Planejamento), acessar a opção de ajuda do referido portal (botão no canto inferior direito) ou entrar em contato pelo telefone 0800 978 2328.

 

 

Voltar