Com exceção da alteração de telefone, e-mail e endereço residencial, a solicitação de alteração dos dados cadastrais deverá ser encaminhada por meio eletrônico, através do SEI (Sistema Eletrônico de Informações), com acesso através do link https://sei.ufrgs.br/sei/.

 

Definição

Alterações de dados cadastrais dos servidores(as), aposentados(as) e pensionistas da UFRGS no sistema de RH e no SIAPE.

 

Base Legal

Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

 

Requisitos

Ser servidor(a), aposentado(a) ou pensionista da UFRGS.

 

Documentação Básica

1) Atualização de dados cadastrais – formulário (documento interno no SEI);

2) Documento que comprove o dado a ser atualizado (RG, CPF, título de eleitor, diploma, etc.).

 

Informações Gerais

Para servidores ativos:

As alterações de dados pessoais, endereço residencial, telefone e e-mail são feitas pela própria servidora ou servidor no SIGEPE. As alterações não permitidas pelo SIGEPE devem ser solicitadas via processo instruído no SEI.

Nos casos de atualização de e-mail para fins de primeiro acesso acesso ao SIGEPE, desbloqueio ou esquecimento de senha, devem ser seguidas as instruções de Acesso ao SIGEPE/SIGAC.

A alterações de endereço residencial de servidoras ou servidores que recebem auxílio transporte, por sua vez, deve ser feita exclusivamente mediante instrução de novo processo de Auxílio Transporte no SEI.

 

Para aposentados e pensionistas:

As alterações de dados pessoais, endereço residencial, telefone e e-mail são feitas pela própria beneficiária ou beneficiário no SIGEPE. As alterações não permitidas pelo SIGEPE devem ser solicitadas presencialmente junto à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, no 4º andar da Reitoria da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110 – Porto Alegre/RS). O requerente deverá comparecer munido de documento de identidade e, quando for o caso, do documento que contenha a informação a ser atualizada (ex: CPF, diploma, comprovante de residência, etc.).

Caso o interessado não possa comparecer à PROGESP, deverá entrar em contato com a Divisão de Cadastro e Registros para consultar outras opções.

Nos casos de atualização de e-mail para fins de primeiro acesso acesso ao SIGEPE, desbloqueio ou esquecimento de senha, devem ser seguidas as instruções de Acesso ao SIGEPE/SIGAC.

 

FLUXO

SETORPROCEDIMENTO
1ORIGEMAbre o processo.
2DCRegAltera os dados no SRH e/ou no SIAPE e atualiza a pasta funcional.
3ORIGEMDá ciência e conclui o processo na unidade.

 

Prazo Estimado

O prazo estimado entre a abertura do processo e a atualização dos dados é de 10 dias úteis, considerando que o mesmo esteja corretamente instruído.

 

Contato

Divisão de Cadastro e Registros (DCReg)

Telefones: (51) 33083045 ou 33083046

E-mail: dcr@progesp.ufrgs.br

Para dúvidas sobre a utilização e funcionalidades do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), consulte o Manual do usuário SEI-UFRGS, disponível em www.ufrgs.br/conecte-se, ou entre em contato com o Protocolo Geral - DGP, ramais 3088 ou 4754, e e-mail sei@ufrgs.br.

 

 

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