Para dar continuidade ao aprimoramento das práticas de gestão de pessoas, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGESP) lançou o Censo de Desenvolvimento de Servidores 2019. Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o Censo e não deixe de participar!

Vídeo de lançamento do Censo 2019:

 

Programa “Diálogos UFRGS”, da Rádio da Universidade, sobre o Censo de Desenvolvimento de Servidores:

 


Tire suas dúvidas sobre o Censo de Desenvolvimento de Servidores 2019:

 

O que é? 
O Censo é um questionário eletrônico elaborado pela UFRGS com o objetivo de obter um diagnóstico junto aos servidores sobre diversos aspectos relacionados à gestão de pessoas. A primeira edição foi realizada em 2017. 

 

Quais as etapas?
O Censo 2019 está dividido em duas etapas de preenchimento. A primeira parte é uma pesquisa acadêmica com questões que abordam aspectos institucionais e individuais relacionados ao bem-estar do servidor no trabalho. São perguntas novas que não constavam no Censo de 2017. Nesta etapa, o participante não será identificado e a análise dos dados será apresentada de forma agrupada. Já a segunda etapa do Censo aborda aspectos relacionados à formação, área de atuação, competências e preferências profissionais.

 

Quem deve participar?
Todos os servidores docentes e técnico-administrativos da UFRGS. 

 

Como acesso?
O questionário está disponível no Portal do Servidor, neste link. Para acessá-lo, é necessário realizar o login no Portal. 

 

Qual o período de preenchimento?
O questionário da 1ª Etapa ficou disponível de 23 de setembro a 25 de outubro. A 2ª Etapa está disponível de 1° a 30 de novembro.

 

Por que devo participar?
Os dados obtidos com o Censo 2019 serão utilizados para ampliar as ações de promoção do bem-estar e do desenvolvimento no trabalho e para aperfeiçoar políticas e práticas de gestão de pessoas. As informações também servirão para subsidiar a Universidade sobre aspectos que podem ser melhorados na gestão das unidades.
O Censo 2017, por exemplo, apoiou inovações como o Plano Anual de Capacitação, baseado em competências, o Programa de Desenvolvimento de Gestores da UFRGS, a criação de um Banco de Talentos para auxiliar processos de alocação e movimentação de pessoas e também melhorias nos processos de concurso público (saiba mais aqui). 

 

Posso preencher apenas uma etapa do Censo 2019?
O ideal é que o servidor responda as duas etapas, pois tratam-se de assuntos diferentes. 

 

Respondi ao Censo 2017, devo participar do Censo 2019?
Sim. Além de haver perguntas diferentes da primeira edição, relacionadas ao suporte, engajamento e saúde no trabalho, é importante a atualização das informações fornecidas em 2017. Caso o servidor não tenha respondido ao Censo 2017, é ainda mais relevante a participação nessa nova edição. 

 

Estou com dificuldades, como faço?
Caso haja qualquer dificuldade em acessar o questionário online, sejam por motivos técnicos ou pessoais, entre em contato com a PROGESP pelo e-mail censo@progesp.ufrgs.br ou pelo telefone 3308-3015. 

 

Sugestões, dúvidas, críticas ou elogios sobre o Censo 2019
Entre em contato pelo e-mail censo@progesp.ufrgs.br