Ver categorias

930 – Indicação de obra rara

DescriçãoIdentifica se o documento é considerado obra rara.
CaracterísticasObrigatório para obra rara. Não repetitivo.
NotasPara determinar a raridade de uma obra considere alguns critérios que auxiliam na sua identificação.
O livro pode ser considerado raro tanto por seus aspectos físicos como pelo seu conteúdo, mas não é raro simplesmente por ser antigo. Faça uma análise detalhada do histórico da obra, da sua edição e das características do exemplar, apoiada por pesquisas em bibliografias, catálogos de bibliotecas e de livreiros, estudos sobre a história do livro, etc., e de orientações de especialistas na área do assunto da obra.
A Biblioteca Central adota os seguintes critérios (baseados em documentação da Biblioteca Nacional e orientados por especialistas) para identificar seu acervo raro:
– documentos impressos na Europa até o século XVII;
– documentos impressos no Brasil até 1850;
– edições clandestinas (não autorizadas por motivos políticos, religiosos, morais ou pirataria editorial);
– edições de tiragem reduzida (em geral até 300 exemplares numerados);
– edições especiais de luxo;
– exemplares de coleções especiais (oriundos de coleções doadas ou compradas, importantes muitas vezes pelo seu conjunto);
– exemplares de bibliófilo (edições especialmente feitas para colecionadores);
– exemplares com anotações manuscritas importantes (com dedicatórias de personalidades, autógrafos ou informações sobre a obra), e
– obras esgotadas (edições não mais reeditadas), observados os aspectos acima.
A obra rara tem também um tratamento diferenciado quanto a sua descrição bibliográfica, conservação e segurança, compatível com sua importância na coleção maior da qual faz parte. Sua descrição bibliográfica é mais exaustiva, com o uso do código de catalogação (CCAA2) no nível mais detalhado, podendo valer-se ainda de padrões internacionais como o International Standard Book Description (Antiquarian) – ISBD(A), editado pela IFLA e o Descriptive Cataloging of Rare Books – DCRB, editado pela Library of Congress.
Existem ainda, obras consideradas especiais, que não devem ser registradas como raras. Estas, conforme o interesse da biblioteca, poderão merecer um tratamento diferenciado, formando uma coleção a parte, inclusive sendo armazenadas junto ao acervo raro (em geral melhor protegido), por exemplo, as representativas dentro da área de conhecimento, obras de e sobre a Instituição, obras oriundas da coleção particular de antigos professores, etc.
Persistindo dúvida, quanto a identificação da obra ou necessitando bibliografia de apoio à pesquisa de raridade, consulte o Departamento de Obras Raras da Biblioteca Central.
UsoEm todos os formatos, exceto TD.
RecuperaçãoPesquisar palavras:
– subcampos a, w são recuperáveis pelo índice Obra rara (WRA).
INDICADORES  #

 Indefinidos.

SUBCAMPOS #

a – Obra rara

DescriçãoContém o texto Obra rara.
CaracterísticasObrigatório. Não repetitivo.
CríticaEste subcampo possui crítica de conteúdo. Preenchimento incorreto impossibilita o salvamento do registro.
FunçãoUse F8 para preencher o subcampo.

w – Biblioteca

DescriçãoContém informação da biblioteca responsável pela nota.
CaracterísticasObrigatório. Repetitivo.
CríticaEste subcampo possui crítica de conteúdo. Preenchimento incorreto impossibilita o salvamento do registro.
FunçãoUse F8 para preencher o subcampo ou consulte Tabela I – Bibliotecas da UFRGS.
EXEMPLO #
100 10 |a Verlet, Pierre |4 aut
245 10 |a Le style Louis XV |c Pierre Verlet
930 __ |a Obra rara |w BC |w ART 
Rolar para cima