1 Introdução #

A devolução de um item só pode ser feita na biblioteca onde foi efetuado o empréstimo.

No momento da devolução o sistema verifica se o item está emprestado, se a devolução está em atraso e se o item devolvido possui reserva ou agendamento.

2 Barras #

Nas subseções seguintes são apresentadas as barras utilizadas no processo de devolução, a saber:

2.1 Barra de ícones #

Abre a função Devolução e permite navegar para outras funções.

Devolução 

– Sessão

        Abre uma sessão de devolução

 – Histórico

Exibe a lista de itens devolvidos em um terminal usado para circulação de coleções desde a última limpeza. Permite a emissão de comprovantes de devolução, a navegação para as opções Item e Usuário e limpar o histórico.

2.2 Barra de item #

Usada para leitura do código de barras do item que está sendo devolvido.

3 Devolução #

  • Clicar no ícone  

ou

  • Selecionar, na Barra de menu, Visualizar/Exibir guia Devoluções

ou

  • Teclar F6

Na Barra de item

  • Ler o código de barras do item

No frame superior direito, guia Informações do usuário/Detalhes – exibe as informações do cadastro, do endereço e caixa do usuário.

Campos na guia:

– Deve – o valor total do débito do usuário na biblioteca local (ver Caixa)

– Paga – exibe o valor total do débito do usuário na biblioteca local e permite pagá-lo. Para pagamento parcial do débito clicar no botão Caixa (ver Caixa)

Botões disponíveis na guia:

– Criar débito – utilizado para criar um débito de caixa (ver Caixa)

– Pagar – utilizado para receber o pagamento de débitos de caixa (ver Caixa)

– Caixa – navega para a função Transações do usuário/Caixa (ver Caixa)

– Cartas – abre a janela Cartas para o usuário, com as opções de imprimir empréstimos e reservas no SBUFRGS e de enviar por e-mail a solicitação de devolução/quitação de débito. Quando o usuário não possuir endereço eletrônico, a solicitação de devolução/quitação de débito será impressa (ver Correspondências & Impressos

O ícone  – abre a janela Enviar e-mail para, permitindo a edição de uma mensagem para o usuário, quando as correspondências automáticas não atendem às necessidades da biblioteca (ver Correspondências & Impressos)

No frame inferior direito:

Guia Item – exibe as informações de item do documento devolvido

Guia Inf. bibliográfica – exibe a informação bibliográfica do documento devolvido

Botões disponíveis nas guias:

– Limpar – apaga as informações referentes à última devolução realizada

– Trocar data – permite trocar a data e hora da devolução do item

4 Orientações para situações especiais de devolução #

4.1 Devolução de item com atraso e pagamento do débito #

  • Efetuar a devolução do item

O sistema exibe a mensagem Item devolvido com atraso e os campos Deve e Paga no frame superior direito, guia Informações do usuário, será atualizado com o valor débito do item devolvido com atraso.

  • Clicar no botão Ok

O usuário deve efetuar o pagamento do débito com a maior agilidade possível e seguindo orientações da biblioteca. Este procedimento evitará que a soma de seus débitos ultrapasse o limite estabelecido no Regulamento de Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS ficando, assim, impedido de retirar e/ou renovar itens em qualquer biblioteca do SBUFRGS.

O usuário deve, preferencialmente, efetuar o pagamento do débito no ato da devolução do item. Este procedimento evitará que a soma de seus débitos ultrapasse o limite estabelecido.

a) Para o usuário efetuar o pagamento do valor total do débito

No frame superior direito, guia Informações do usuário

  • Clicar no botão Paga

Abre a janela Caixa

  • Clicar no botão OK

b) Para selecionar os débitos a serem pagos pelo usuário

No frame superior direito, guia Informações do usuário

  • Clicar no botão Caixa

Na árvore de navegação, Transações do usuário/Caixa

No frame superior direito, guia 1. Transações não pagas

  • Selecionar o débito a ser pago
  • Clicar no botão Pagar seleção

4.2 Devolução de item extraviado ou danificado #

Uma vez comunicado pelo usuário que o item foi extraviado ou danificado, o mesmo deve ser devolvido no sistema para que não continue gerando débito por atraso na devolução. O débito por atraso na devolução, se houver, é registrado, automaticamente, no caixa do usuário.

  • Clicar no ícone 

Na Barra de usuário

  • Ler o cartão do usuário ou clicar no ícone  para localizá-lo na janela Lista de usuários (ver Usuário GUI)

Na árvore de navegação

  • Selecionar Transações do usuário/Empréstimos

No frame superior direito, guia Lista de empréstimos

  • Identificar o código de barras do item extraviado/danificado
  • Colocar uma Nota Aqui.retros./Desfaz. na Guia 3, “Aguardando reposição pelo usuário [ID usuário]”
  • Verificar a coluna Pedidos de Reservas, caso o item possua reserva(s) e a obra não possuir outros itens disponíveis as mesmas devem ser deletadas. (ver Reserva GUI)
  • Verificar a coluna Lista Agend. equip./sala, caso exista agendamento de equipamentos ou salas de estudo em grupo. Se houver perda/extravio do equipamento ou a sala de estudo estiver impossibilitada de ser usada, o agendamento deverá ser excluído.

Para verificar se a obra que estava reservada possui outros itens disponíveis:

  • Clicar duas vezes sobre o empréstimo extraviado ou danificado
  • Clicar no botão Trazer itens
     

Para deletar as reservas:

  • Selecionar o empréstimo extraviado ou danificado
  • Clicar no botão Lista de itens

Na árvore de navegação, Item/Pedidos de reserva

Para deletar os Agendamentos:

  • Selecionar o empréstimo extraviado ou danificado
  • Clicar no botão Lista de itens

Na árvore de navegação, Lista Agend. equip./sala 

 Quando o item for reposto pelo usuário, seguir o indicado na página Reposição de item extraviado/danificado.

4.3 Devolução de item com pedido de reserva #

Quando o item é devolvido o sistema ativa, automaticamente, a reserva, informa ao usuário que o item está disponível, através de e-mail, e imprime a Papeleta de item reservado para ser anexada ao item devolvido (ver capítulo Correspondências & Impressos).

4.4 Devolução de item em caixa coletora #

Esta opção é utilizada quando os usuários devolvem itens na caixa coletora e a devolução no sistema é feita no dia útil seguinte, evitando cobrança de multa indevida.

Antes de devolver os itens:

No frame inferior direito

  • Clicar no botão Trocar data

Abre a janela Trocar data para devoluções

  • Retroceder a data e hora de devolução para o dia em que os itens deveriam ter sido devolvidos
  • Clicar no botão OK

Devolver os itens

  • Ler o código de barras de cada item

Após a devolução de todos os itens da caixa coletora

  • Clicar no botão Desativar data

Ao clicar no botão Desativar data será considerada a data atual nas devoluções seguintes. 

Este procedimento pode ser utilizado também em casos de fechamento inesperado da biblioteca por falta de energia elétrica, queda da rede de dados, etc.

Os detalhes sobre esta transação de circulação, e o operador que a realizou, podem ser visualizados no histórico de circulação do usuário filtrando os dados ao selecionar a opção “Data devolução trocada”.

A habilitação para a utilização deste procedimento deve ser solicitada pela chefia da biblioteca para usuários específicos, evitando que seja utilizada indevidamente.

5 Histórico de devolução #

Exibe a lista de itens devolvidos em um terminal usado para circulação de coleções desde a última limpeza. Permite a emissão de comprovantes de devolução e a navegação para as funções Item e Usuário.

O histórico deve ser limpo a cada troca de operador ou ao final do turno/dia de trabalho, clicando no botão Limpar, para que as informações das devoluções realizadas estejam sempre atualizadas.

Informações disponíveis: número de identificação e nome do usuário, código de barras do item, data/hora de devolução e data/hora prevista de devolução do item.

Na árvore de navegação

  • Selecionar Devolução/Histórico

No frame direito, abre a guia Histórico de devoluções

Botões disponíveis na guia:

– Comprovante – emite comprovante para a(s) devolução(ções) selecionada(s)

– Comprovante usuário – emite comprovante listando todas as devoluções do usuário selecionado até a limpeza do histórico

– Item – navega para a função Lista de itens, no módulo de Circulação, a partir de uma devolução selecionada.

– Usuário – navega para a função Cadastro do usuário/Informação global, a partir de uma devolução selecionada.

– Limpar – apaga a lista de itens devolvidos em um terminal, numa sessão de trabalho.

6 Comprovante de devolução #

A emissão do comprovante de devolução é uma orientação jurídica da Universidade, tendo em vista dirimir eventuais problemas/dúvidas quanto à devolução de itens nas bibliotecas do SBU.

O sistema emite automaticamente um comprovante para cada devolução efetuada.

Em caso de problemas nos terminais/impressoras de circulação, pode ser emitido pelo operador.

Cada micro da circulação só emite comprovante das devoluções nele efetuadas.

Informações disponíveis: identificação do usuário, informação bibliográfica, código de barras e data e hora de devolução.

6.1 Emissão automática #

O sistema emite, automaticamente, um comprovante para cada devolução efetuada pelo usuário, em impressora térmica específica do equipamento da circulação.

6.2 Emissão pelo operador #

O operador da circulação pode emitir o comprovante para o usuário seguindo a rotina abaixo:

Com a função Devolução ativa

  • Selecionar, na barra de menu, Circulação/Histórico de devoluções

Abre a janela Histórico de devoluções

  • Selecionar o usuário para o qual será emitido o comprovante
  • Clicar no botão Comprovante (emite comprovantes individuais para cada devolução)

ou

  • Clicar no botão Compr. usuário (emite comprovante listando as devoluções do usuário)

7 Perguntas mais frequentes #

7.1 Identificação da data prevista de devolução de item devolvido com atraso #

Como identificar a data prevista para a devolução de um item, que foi devolvido com atraso, quando o usuário contesta o número de dias e o valor da taxa por atraso calculada pelo sistema?

Na Barra de usuário

  • Ler o cartão do usuário ou clicar no ícone  para localizá-lo na janela Lista de usuários (ver Usuário GUI)

Na árvore de navegação

  • Selecionar Transações do usuário/Histórico de circulação

No frame superior, abre a janela Histórico de circulação

  • Selecionar a opção Devolução em atraso
  • Clicar no botão Filtrar

As informações de data/hora prevista de devolução e data/hora em que o item foi devolvido estão descritas coluna Nota interna.

7.2 Recebimento de aviso de atraso na devolução e data do último aviso #

Onde consultar se o usuário já recebeu aviso de atraso na devolução de um determinado item e em que data foi enviado o último aviso?

Na Barra de usuário 

  • Ler o cartão do usuário ou clicar no ícone  para localizá-lo na janela Lista de usuários (ver Usuário GUI)
  • Ler o código de barras ou digitar a identificação do usuário

Na árvore de navegação

  • Selecionar Transações do usuário/Histórico de circulação

No frame superior direito, guia Histórico de circulação

  • Selecionar a opção Carta de atraso enviada
  • Clicar no botão Filtrar