Uso do serviço de agendamento do SABi – orientações

1 Agendamento: características #

  • O serviço de agendamento do SABi possibilita, ao usuário que possui cartão ID/UFRGS e vínculo ativo no Banco Pessoa da Universidade, agendar o dia e horário de seu interesse, para o uso de equipamentos ou de salas de estudo em grupo, disponíveis em algumas bibliotecas do SBUFRGS;
  • Cabe à biblioteca a decisão de adotar ou não o serviço de agendamento para uso de equipamentos e salas de estudo em grupo via SABi. Caso opte por implantar o serviço, todos os procedimentos de agendamento deverão ser gerenciados pelo sistema;
  • O agendamento para uso de equipamentos/salas de estudo em grupo deve ser feito pelo usuário no SABi (catálogo on-line);
  • O usuário com cartão ID/UFRGS e vínculo ativo no Banco Pessoa da Universidade, pode agendar equipamentos e salas de estudo em grupo para uso em qualquer biblioteca, independente de sua unidade acadêmica de origem;
  • O agendamento de equipamentos e salas de estudo em grupo pode ser feito independente de estarem ou não emprestados. O processo de agendamento é, portanto, diferente do processo de reserva de documento, o qual só pode ser reservado quando está emprestado;
  • O usuário poderá fazer mais de um agendamento de equipamento ou de sala de estudo em grupo ao dia (alterado em 02/12/2013);
  • O empréstimo de equipamento ou sala não pode ser renovado. Deve ser feito novo empréstimo caso não haja agendamento para o período subsequente;
  • A taxa por atraso na devolução é cobrada por hora qualquer que seja o status de item (tempo de empréstimo) adotado pela biblioteca para seus equipamentos (alterado em 02/12/2013);
  • Não é cobrada taxa por atraso na devolução de chave de sala de estudo (alterado em 24/02/2014);
  • Usuário com débito superior a R$5,00 ou item em atraso pode agendar equipamento e/ou sala de estudo em grupo, no entanto, não pode retirar por empréstimo, a exemplo de outras coleções da biblioteca. Assim como usuário em débito relativo ao empréstimo de equipamento (quando superior a R$5,00) fica impedido de utilizar o serviço de circulação de coleções do SBUFRGS (alterado em 24/02/2014).

1.1 Agendamento de equipamentos #

  • Biblioteca entra em contato com o Departamento de Processos Técnicos da Biblioteca Central através de formulário disponível no Document@, informando seu interesse em utilizar o serviço de agendamento/empréstimo para equipamentos. Anexa ao formulário o arquivo preenchido com as informações necessárias para o registro de Equipamentos no SABi (alterado em 21/05/2015);
  • Gerência do SABi contata Divisão de Redes do CPD (DRS) e agenda reunião para exposição dos pré-requisitos de hardware/software e de segurança a serem instalados/mantidos nos equipamentos para empréstimo aos usuários (participantes: representantes da DRS, Biblioteca e Gerência do SABi) (alterado em 02/04/2015).

DRS define o hardware/software e os procedimentos de formatação e segurança a serem instalados/mantidos nos equipamentos, repassa as informações à biblioteca para eventual aquisição de hardware, recebe o hardware da biblioteca e cria a imagem (configuração matriz contendo softwares como antivírus, LibreOffice, SPSS e outros) que deve ser disponibilizada nos equipamentos.

  • Biblioteca instala a imagem (configuração matriz) nos equipamentos;
  • Biblioteca elabora as normas de uso dos equipamentos (minuta disponível no Document@) e define valores estimados para penalidades por perda ou dano de equipamento e seus acessórios;
  • Em caso de perda/extravio ou dano do equipamento e de seus acessórios, criar débito no caixa do usuário, no valor definido pela biblioteca, conforme o caso (superior a R$5,00). Usar no campo Código 9997 – Item extraviado/danificado e no campo Descrição especificar o item (p. ex.: Item extraviado/danificado – Mouse).

Preparo para circulação:

  • Biblioteca identifica cada equipamento com seu nome/número;
  • Biblioteca afixa etiquetas de segurança e de código de barras ao equipamento;
  • Biblioteca substitui o código de barras fictício do registro de item pelo número do código de barras da etiqueta afixada no equipamento (ver seção 2).

1.2 Agendamento de salas de estudo em grupo #

  • Biblioteca entra em contato com o Departamento de Processos Técnicos da Biblioteca Central através do formulário disponível no Document@ <https://plone.ufrgs.br/documenta/solicitacoes/dpt>, informando seu interesse em utilizar o serviço de agendamento/empréstimo para salas de estudo em grupo. Anexa ao formulário o arquivo preenchido com as informações necessárias ao registro de Salas de estudo em grupo no SABi (alterado em 21/05/2015);
  • Biblioteca elabora as normas de uso das salas de estudo em grupo (minuta disponível no Document@) e define valores estimados para penalidades por perda/extravio de chave e por dano de instalações, mobiliário e equipamentos;
  • Em caso de dano às instalações, mobiliário e equipamentos da sala ou de perda/extravio da sua chave, criar débito no caixa do usuário, no valor definido pela biblioteca, conforme o caso. Usar no campo Código 9997 – Item extraviado/danificado e no campo Descrição especificar o item (p. ex: Item extraviado/danificado – Chave da sala).

Preparo para circulação:

  • Biblioteca identifica cada sala e respectiva chave com seu número ou nome;
  • Biblioteca afixa etiqueta de código de barras ao chaveiro da sala;
  • Biblioteca substitui o código de barras fictício do registro de item pelo número do código de barras da etiqueta afixada ao chaveiro da sala de estudo (ver seção 2).

2 Registro no SABi #

A Gerência do SABi se responsabiliza pela criação de (alterado em 02/04/2015):

a) registros bibliográficos (um para cada item de equipamento e de sala de estudo em grupo);
b) registros de itens de equipamentos e de salas de estudo em grupo;
c) coleção SBU e coleções da biblioteca para os itens de equipamentos e de salas de estudo em grupo;

A Gerência do SABi informa à biblioteca os números de sistema dos registros bibliográficos e os códigos de barras fictícios (n° de sistema-10) dos itens de equipamentos e de salas de estudo em grupo (alterado em 02/04/2015).

Reunião técnica sobre agendamento e empréstimo de equipamentos e de salas de estudo via SABi – 31/10/2013 (alterado em 02/12/2013).