Procedimentos de resposta às mensagens enviadas pelo Fale Conosco via SABi Web

Desde o dia 17 de maio de 2016 as mensagens enviadas pelos usuários por meio do formulário Fale Conosco no SABi Web estão sendo redirecionadas automaticamente para o e-mail da biblioteca por eles identificada no momento de preenchimento do mesmo.

Para responder as mensagens dos usuários recebidas por sua biblioteca por meio do “Fale Conosco”, não deve-se utilizar o recurso “Responder” (uma vez que o remetente será e-mail do sistema Aleph), mas sim o recurso “Encaminhar” colocando no destinatário (“Para”) o e-mail informado pelo usuário (conforme figura abaixo).

A seguir apresentamos modelos de orientações para atendimento às dúvidas recebidas nas mensagens do Fale Conosco do SABi Web para facilitar e agilizar o atendimento.

1 Débitos #

1.1 Valor da taxa #

Prezado(a) usuário(a),

O valor da taxa por atraso na devolução de material bibliográfico, por item/unidade e dia ou hora de atraso é de R$1,20 (Um Real e 20 centavos), conforme Portaria nº 5804/2019.

1.2 Matrícula #

Prezado(a) usuário(a),

Informamos que o débito não o impossibilita de realizar a matrícula, porém, débito superior a R$6,00, irá impossibilitá-lo de utilizar o serviço de empréstimo domiciliar.

1.3 Impedimentos #

Prezado(a) usuário(a),

Informamos que o débito no Sistema de Bibliotecas da UFRGS irá impossibilitá-lo de candidatar-se a bolsas de monitorias, extensão, iniciação científica, permanência e treinamento; coordenador e fiscal do concurso vestibular e do ingresso extra-vestibular; colônia de férias; estacionamento. Conforme Portaria 1546/2006.

1.4 Baixa de débito #

Prezado(a) usuário(a),

Tendo a Guia de Recolhimento da União sido gerada no Catálogo SABi, a baixa será automática em até 48h úteis após o pagamento. Caso precise que a quitação se dê antes deste prazo ou não tenha utilizado este caminho para gerar a GRU, deverá entregá-la, juntamente com o comprovante de pagamento bancário na biblioteca onde o débito foi gerado. As bibliotecas aceitam o envio da GRU e do comprovante de pagamento via e-mail. Para ter informações de horários, contato e endereço das bibliotecas acesse https://www.ufrgs.br/bibliotecas/sobre/informacoes/.

1.5 Geração de GRU – instruções #

Prezado(a) usuário(a),

O pagamento de taxa por atraso na devolução de documentos nas bibliotecas deve ser realizado exclusivamente por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU). Esta deve ser emitida na página do Cátalogo SABi:

§ habilite o pop-up do navegador (browser);

§ clique no ícone “Renovação/Débitos” no canto superior direito da página;

§ identifique-se  com o seu número de cartão UFRGS e com a senha da Biblioteca e clique em “Controle de débitos”;

§ selecione os débitos a pagar em cada uma das bibliotecas;

§ gere a(s) GRU(s).

Lembretes:

§ a GRU só pode ser gerada após a devolução do documento em atraso;

§ caso não possa aguardar as 48h úteis para a baixa automática, os comprovantes devem ser apresentados nas bibliotecas em que o débito foi gerado para regularizar sua situação;

§ não será aceito como comprovante o agendamento de pagamento.

1.6 Geração de GRU – dificuldade #

Prezado(a) usuário(a),

Verifique se o seu navegador não está com o bloqueador de pop-ups ativado (geralmente aparece a informação no canto superior direito do navegador).

Caso ainda não consiga gerar a guia entre em contato novamente.

1.7 Geração de GRU – Cadastro expirado #

Prezado(a) usuário(a),

Para emitir a Guia de Recolhimento da União para pagamento de seu débito junto às bibliotecas da acesse http://www1.ufrgs.br/guiarecolhimento/pagamentoexterno.php e preencha conforme as orientações abaixo:

Nome do Contribuinte”: Preencher com o nome completo do usuário que está em débito;

CPF do Contribuinte”: Preencher com o CPF do usuário em débito;

Vencimento”: Preencher com a data (dd/mm/aaaa) do depósito no banco;

Valor do Documento”: Preencher com o valor EXATO que está sendo depositado;

Descrição do Recolhimento”: Marcar a opção “Serviços Administrativos (emissão de diplomas/atestados, taxas…);

Unidade Gestora”: Selecionar a Unidade Gestora a qual a Biblioteca está vinculada (por ex. para pagar multa com a Biblioteca da Arquitetura, escolher como Unidade Gestora a Faculdade de Arquitetura).

Observações Gerais”: Preencher com o número do cartão UFRGS do usuário em débito;

Clicar em “Emitir DOC de Pagamento”;

Imprimir e realizar o pagamento em qualquer agência bancária.

Após o pagamento, enviar a cópia da GRU e do comprovante de pagamento para a respectiva biblioteca em que o débito foi gerado.

1.8 Geração de GRU – Débitos IFRS #

Prezado(a) usuário(a),

Siga as seguintes instruções:

1. Acesse o link: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp.

2. Unidade Gestora: Preencher com o número 158261.

3. Gestão e nome da Unidade: 26419 (Campos preenchidos automaticamente pelo sistema)

4. Código do recolhimento: Escolher a opção: 28848-9 – OUTRAS MULTAS

5. Clicar em avançar.

6. Preencher os campos obrigatórios: CPF do contribuinte, Nome do contribuinte, Valor principal e Valor total.
Ex.:
CPF: 100100100-01
Nome do Contribuinte: MACHADO DE ASSIS
Valor principal: R$ 12,00
Valor total: R$ 12,00

7. Clicar em Gerar GRU.

8. Pagar no banco e entregar o comprovante na biblioteca.

2 Senha de acesso #

Prezado(a) usuário(a),

A senha padrão do SABi é sua data de nascimento no formato ddmmaaaa. Ou seja, não é a mesma do Portal do Aluno/Servidor.

Se você efetuou a troca da mesma e não se recorda qual é, acesse o Portal do Aluno em http://www.ufrgs.br/ufrgs/aluno, informe o número do seu cartão UFRGS e sua senha do Portal, clique em SENHAS – SABI (Biblioteca) e siga as orientações disponíveis na respectiva página.

3 Reserva #

3.1 Habilitação #

Prezado(a) usuário(a),

Por padrão você está habilitada(o) a fazer reserva de obras da Unidade com a qual você tem vínculo. Para fazer reserva de obras das demais bibliotecas você deve solicitar sua habilitação na(s) biblioteca(s) específica(s).

Isto pode ser feito em qualquer uma das bibliotecas da Universidade. A lista de telefones e e-mails de todas as bibliotecas está disponível em: https://www.ufrgs.br/bibliotecas/sobre/informacoes/.

3.1 Cancelamento #

Prezado(a) usuário(a),

Você pode cancelar a reserva somente enquanto a obra ainda não estiver disponível para você. Depois disto, a gerência da reserva é responsabilidade da Biblioteca.

Para cancelar suas reservas identifique-se no sistema, clique em reservas e, no número de ordem do item reservado clique na opção para cancelar. Esta opção só aparecerá se o item ainda não estiver disponível para você, conforme mencionado acima.

Estamos às ordens para quaisquer esclarecimentos que se fizerem necessários.

4 Sistema de geração de ficha catalográfica #

4.1 Indicação do sistema original #

Prezado(a),

O sistema original de geração de ficha catalográfica nos foi cedido pelo ICMC-USP, disponível em: http://www.icmc.usp.br/Portal/conteudo/771/695/ficha-catalografica.

Informo que uma equipe de bibliotecárias da UFRGS fez alguns acréscimos ao sistema original, visando adequá-lo às nossas necessidades.

O contato com o ICMC-USP: Bibliotecária Gláucia Maria Saia Cristianini (glaucia@icmc.usp.br)

4.2 Utilização do sistema #

Prezado(a) usuário(a),

O Sistema de Bibliotecas da UFRGS oferece acesso a um sistema de geração automática de ficha catalográfica para trabalhos de conclusão (Graduação e Especialização), Dissertações e Teses. Confira as instruções para preenchimento: https://www.ufrgs.br/bibliotecas/ferramentas-de-producao/ficha-catalografica/como-preencher-o-formulario/

Acesse o Sistema: http://sabi.ufrgs.br/servicos/publicoBC/ficha.php. O programa gera a ficha catalográfica, como um arquivo pdf, disponível para downloade/ou impressão. Para inserir a ficha no seu trabalho, faça um Print Screen da tela, cole a imagem no Paint ou outro editor de imagens e recorte e cole a imagem no seu trabalho. Lembre-se que a ficha catalográfica deve ser impressa no verso da folha de rosto do seu trabalho.

5 Usuário sem vínculo #

Prezado(a) usuário(a),

As bibliotecas da UFRGS são de acesso público, no entanto, o serviço de empréstimo domiciliar é restrito a usuários que mantêm vínculo ativo com a Universidade.

Quanto a pesquisas de material do seu interesse há a possibilidade de acessar alguns materiais que estão disponíveis on-line. Abaixo seguem as orientações:

1. Ao recuperar documentos de seu interesse no SABi, catálogo on-line das bibliotecas da UFRGS http://www.sabi.ufrgs.br, verifique se tem o campo Loc. eletrônica no registro bibliográfico e clique sobre o link Texto Completo. Certifique-se de que seu browser não está bloqueado para pop-ups. Aqueles que não possuem este campo não estão disponíveis para consulta via Internet. Neste caso você deve clicar sobre o link Biblioteca e manter contato direto com a biblioteca que possui o documento. Para verificar os dados de contato de todas as bibliotecas da Universidade consulte o endereço https://www.ufrgs.br/bibliotecas/sobre/informacoes/.

2. Você pode consultar também o Lume http://www.lume.ufrgs.br/, Repositório Digital da UFRGS, no qual é possível acessar diversos tipos de materiais que estão disponíveis para consulta e download. Caso tenha alguma dúvida consulte a Ajuda do Lume http://www.lume.ufrgs.br/ajuda.

6 Acesso fora do campus #

Prezado(a) usuário(a),

Para ter acesso ao Portal de Periódicos da CAPES e bases de dados assinadas pela UFRGS em seu computador pessoal fora da rede da UFRGS (wi-fi) é necessária a configuração de Proxy. O site do Sistema de Bibliotecas da UFRGS oferece tutoriais para esta configuração, acesse https://www.ufrgs.br/bibliotecas/pesquisa/proxy/.

Tendo dificuldades nesta configuração, solicite auxílio para a Central de Atendimento do CPD, pelo telefone 3308-5333.

7 Confecção de cartão #

Prezado(a) usuário(a),

Para informações sobre a confecção de novo cartão, favor entrar em contato com a Central de identificação, responsável por esta atividade, pelo telefone: (51) 3308-3038. 

8 Impedimento 16 – Problema de e-mail #

Prezado(a) usuário(a),

Este impedimento é automaticamente incluído quando alguma mensagem emitida pelo SABi não entra na sua caixa postal pelo fato de estar cheia ou outro problema qualquer com o e-mail. Para retirar este impedimento basta acessar o Portal do Aluno/Servidor e atualizar a informação de e-mail.

O impedimento sairá automaticamente após alguns minutos.

9 Avisos do sistema #

9.1 Não recebimento #

Prezado(a) usuário(a),

Informamos que não identificamos qualquer problema na emissão das correspondências do sistema (lembrete, avisos de atraso, aviso de reserva disponível ou cancelada). No entanto, pode ocorrer o não recebimento das mesmas por problemas tais como: caixa postal cheia, problema no seu provedor, entre outros. Assim sendo, reiteramos que:

1. O controle da data de devolução dos seus empréstimos é de sua inteira responsabilidade.

2. O não recebimento do lembrete da biblioteca, independente do motivo, não o isenta do pagamento da taxa por atraso na devolução. O lembrete, especialmente, é apenas uma cortesia da biblioteca.