– Tese, dissertação e trabalho de conclusão de curso de mestrado profissional: devem ser entregues pelo discente na Secretaria do PPG, a fim de que sejam encaminhados para a biblioteca da respectiva Unidade, para registro no SABi e disponibilização no Lume, conforme Ofício Circular nº 07/2007. A UFRGS normaliza o depósito pela Resolução nº 007/2015.
– Trabalho de conclusão de curso de graduação (TCC): deve ser entregue pelo discente na COMGRAD que é a responsável por encaminhá-lo à biblioteca da respectiva Unidade para registro no SABi e disponibilização no Lume, conforme o Ofício Circular nº 01/2010 e a Instrução Normativa nº 01/2025, ambos da Pró-Reitoria de Graduação, a fim de que seja registrado no SABi e disponibilizado no Lume.
– Trabalho de conclusão de curso de especialização: não há orientação institucional sobre o registro no SABi e disponibilização no Lume. A decisão pelo registro fica a critério da Coordenação do curso/Unidade. Caso opte por fazê-lo, o documento deve ter o mesmo tratamento adotado para teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso de mestrado profissional.
A biblioteca deve informar aos autores e aos programas de pós-graduação sobre a obrigatoriedade de seguir as Instruções aos autores.
1 Atribuições da biblioteca #
1) Receber o documento somente se acompanhado da versão digital do Termo de Autorização (TA).
2) Confirmar que se trata da versão final do documento, observando-se que:
- os arquivos do texto completo e do texto parcial, se for o caso, devem ser verificados;
- caso haja algum comprometimento de leitura, falta de integridade dos arquivos ou indício de que não se trata da versão final, retornar o material à Secretaria do PPG ou COMGRAD, solicitando correção;
- as extensões aceitas são .pdf, .mp3, .mp4, .avi, .jpg, .epub, .swf ou .zip.
3) Revisar o preenchimento do TA, observando-se que:
- é necessário o preenchimento de todos os campos e são obrigatórias as assinaturas do(a) autor(a) e do(a) orientador(a);
- na ausência do(a) orientador(a), o TA deve ser assinado pelo(a) coorientador(a) ou pelo(a) coordenador(a) do PPG ou COMGRAD;
- é recomendada a utilização de assinatura eletrônica via gov.br ou ICPEdu;
- TA sem as assinaturas exigidas não devem ser encaminhado ao Lume;
- não devem ser aceitas versões de TA anteriores ao modelo vigente disponibilizado no Lume;
- somente a versão digital do TA será aceita.
4) Registrar o documento no SABi incluindo obrigatoriamente os campos 246, 520, 653 em todos idiomas presentes no documento.
5) Enviar os arquivos nomeados conforme o Anexo A, incluindo o TA, exclusivamente pelo ChasqueBox, e o respectivo link público via chamado.
6) Após a confirmação do recebimento dos arquivos pelo Lume-CPD, eliminar os arquivos do ChasqueBox e de quaisquer outras mídias utilizadas para armazenamento temporário.
2 Dúvidas e orientações complementares #
As dúvidas das bibliotecas sobre teses, dissertações e TCCs – sobre produção, fluxo eletrônico, recebimento, catalogação, entre outros aspectos – que não forem resolvidas na consulta a este Anexo C, devem ser enviadas pelo chamado PI: Dúvidas gerais para a Biblioteca Central.
As dúvidas de discente, orientador(a) e coorientador(a) devem ser tratadas pelo respectivo PPG, COMGRAD ou biblioteca setorial, conforme o caso.
