1 Introdução #

A reserva no GUI é utilizada pelo operador para gerenciar a lista de pedidos de reserva de itens, permitindo excluir, ativar, criar e consultar pedidos de reserva.

O relatório de gerência de pedidos de reserva é gerado no módulo de Serviços.

A ativação do pedido de reserva para um item emprestado é feita, automaticamente, pelo sistema, no momento da sua devolução.

Novos itens são incluídos automaticamente no grupo de reserva já existente, porém a primeira reserva deve ser ativada manualmente.

O usuário deve ser orientado a criar, excluir e consultar a situação de suas reservas e sua posição na lista de pedidos na interface do Catálogo on-line SABi (ver Usuário WEB).

Recomenda-se realizar reserva pelo GUI somente para os usuários COMUT e Biblioteca SBU.

Não é permitido reservar itens idênticos (mesma descrição/coleção e status do item) de uma mesma obra, na mesma biblioteca, conforme o Regulamento de Circulação de Coleções no Sistema de Bibliotecas da UFRGS.

Os itens com reservas ativas têm prazo para retirada estipulado pela biblioteca.

Os pedidos de reserva podem ser cancelados pelo usuário ou pela biblioteca.

As categorias de usuário, status de item e status de processamento abaixo não permitem reservas:

Categoria de usuário:

  • Biblioteca de outra instituição;
  • Pólo EAD;
  • Usuário de empréstimo estendido.

Status de item:             

  • Baixa;
  • Consulta local;
  • Consulta não autorizada;
  • Consulta restrita;
  • Diário restrito;
  • EAD;
  • Em desfazimento;
  • Empréstimo estendido;
  • Exposição;
  • Não disponível;
  • Sindicância;
  • Sinistrado.

Status de processamento:

  • Qualquer um diferente de branco = Processado.

2 Excluir pedido de reserva #

O pedido de reserva pode ser excluído pelos ícones Itens ou Usuários.

2.1 Excluir pedido de reserva pelo ícone itens #

Na Barra de ícones

  • Clicar no ícone 

Habilita a Barra de itens

  • Ler o código de barras do item
  • Selecionar Lista de itens/Item/Pedidos de reserva

No frame superior direito, guia Lista de pedidos de reserva

  • Selecionar o pedido
  • Clicar no botão Excluir

Abre a janela Confirmar exclusão

O sistema exibe a mensagem Tem certeza de que deseja excluir o pedido de reserva? solicitando a confirmação para excluir a reserva.

  • Clicar no botão Sim

O usuário é informado do cancelamento da reserva por e-mail (ver Correspondências & Impressos) e a Papeleta de item reservado será descartada.

2.2 Excluir pedido de reserva pelo ícone usuários #

Na Barra de ícones

  • Clicar no ícone 

Na Barra de usuário

  • Ler o cartão do usuário ou clicar no ícone  para localizá-lo na janela Lista de usuários (ver capítulo Usuário GUI)

Na árvore de navegação

  • Selecionar Transações do usuário/ Pedidos de reserva

No frame superior direito, guia Lista de pedidos de reserva

  • Selecionar o pedido de reserva
  • Clicar no botão Excluir

Abre a janela Confirmar exclusão

O sistema exibe a mensagem Tem certeza de que deseja excluir o pedido de reserva? solicitando a confirmação para excluir a reserva.

  • Clicar no botão Sim

O usuário é informado do cancelamento da reserva por e-mail (ver Correspondências & Impressos).

3 Ativar pedido de reserva #

O pedido de reserva é ativado, automaticamente, pelo sistema, na devolução do item ou, pelo operador, no gerenciamento da lista de pedidos de reserva do item disponível na biblioteca, mas não retirado pelo usuário e quando novos itens são incluídos num grupo de reserva já existente.

A lista de pedidos de reserva é ordenada por data de pedido e, dentro da mesma data, por ordem de pedido.

4 Criar pedido de reserva #

Recomenda-se usar esta opção para criar pedidos de reserva somente para as categorias de usuários COMUT e Biblioteca SBU.

A criação de um pedido de reserva requer uma busca prévia à base SABi para identificação do código de barras ou número de sistema do item a ser reservado.

 Situações de criação de pedido de reserva:

4.1 Para comutação e empréstimo entre bibliotecas do SBUFRGS #

  • Localizar a obra no SABi (através da função Pesquisar)

Abaixo da Barra de ícones do módulo de Catalogação

  • Clicar em Navegação

No frame direito

  • Clicar no botão Circulação

Navega para Lista de itens

No frame superior direito, guia Lista de itens

  • Clicar no botão Reservar

Abre a janela Digitar informações do usuário

  • Digitar a identificação do usuário ou clicar no ícone  para localizá-lo na janela Lista de usuários (p. ex. INFCOMUT ou INFBIB)
  • Clicar no botão OK

Abre a janela Criar pedido de reserva

Guia 1. Informações da reserva – contém os dados do item e da reserva.

Campos disponíveis na guia:

 Inf. bibliográfica – preenchido, automaticamente, pelo sistema com a identificação bibliográfica do item

 Identificação/Nome – preenchido, automaticamente, pelo sistema com a identificação e o nome do usuário

 Nota 1 e 2 – campos opcionais usados para incluir alguma observação para a equipe da biblioteca sobre o pedido de reserva. As notas são exibidas na função Item/Pedidos de reserva, no frame inferior direito, guia 1. Informações da reserva

 Válido de e Válido até – preenchidos, automaticamente, pelo sistema com as datas que identificam o período de validade da reserva. A data de validade default é de um ano e não deve ser alterada, pois as reservas não são gerenciadas automaticamente pelo sistema.

 Biblioteca – preenchido, automaticamente, pelo sistema com a informação da biblioteca à qual pertence o item e, portanto, onde o item deve ser retirado

Guia 2. Grupo de itens da reserva contém os dados que caracterizam o grupo de itens ao qual pertence o item reservado.

– Somente este item – marcar quando a biblioteca deseja reservar um item específico.

  • Clicar no botão OK

4.2 Para registro incluído pela catalogação rápida #

No módulo de Circulação, após o empréstimo do item, fazer uma reserva para o usuário Biblioteca SBU da sua biblioteca (ver Catalogação rápida).

  • Selecionar, na barra de menu, Reservas/Pedidos de reserva/Reservar

Abre a janela Reservar

  • Digitar o código de barras do item
  • Digitar a identificação do usuário ou clicar no ícone  para localizá-lo na janela Lista de usuários (p. ex. INFBIB)
  • Clicar no botão OK

Abre a janela Criar pedido de reserva

  • Clicar no botão OK

4.3 Para item específico #

  • Localizar a obra no SABi (através da função Pesquisar)
  • Clicar em Navegação (Abaixo da Barra de ícones do módulo de Catalogação)
  • No frame direito, clicar no botão Circulação
  • Navegar para Lista de itens
  • No frame superior direito, guia Lista de itens, clicar no botão “Reservar”

    Abre a janela “Digitar informações do usuário”
  • Digitar a identificação do usuário ou clicar no ícone  para localizá-lo na janela “Lista de usuários” (p. ex. ENGBIB)
    Abre a janela “Criar pedido de reserva”
  • Na Guia “2. Grupo de itens da reserva”, selecionar a caixa “Somente este item” (à esquerda da janela)
  • Clicar no botão “OK”

Observação: Quando houver a necessidade de reservar item específico, e houver outro item disponível na estante, há a possibilidade de a chefia da biblioteca solicitar a habilitação do botão “sobrepor reserva” (por meio de RT para o DPT) apenas para os bibliotecários que precisem desta habilitação. 

4.4 Para ajustes de item, quando há exemplares idênticos disponíveis na estante #

Quando há necessidade de ajustes num item emprestado, por exemplo, para substituir etiquetas de lombada, mas outros itens idênticos estão disponíveis na estante, seguir o procedimento abaixo:

  • alterar o Status de processamento do item emprestado para “PT – Processamento técnico“, este status não permitirá renovações. O item continuará aparecendo na Web com a informação de “não disponível”. 
  • registrar na Nota de Circulação da guia 3. Inf. geral um lembrete que indique que o item deve ser encaminhado para o Setor de Processamento Técnico. 

Ex.: Encaminhar para o processamento técnico

Encaminhar para a bibliotecária …

Desta forma, o item emprestado não será renovado e deverá ser devolvido pelo usuário.

No momento da devolução o lembrete será exibido para o operador que encaminhará o item para os devidos ajustes.

5 Consultar pedido de reserva #

O usuário deve ser orientado a consultar a situação de suas reservas e sua posição na lista de pedidos na interface do Catálogo on-line SABi (ver Usuário WEB). Os pedidos de reserva podem ser consultados no módulo de Circulação pelos ícones Usuários ou Itens.

5.1 Consultar pedido de reserva pelo ícone usuários #

  • Clicar no ícone 

Na Barra de usuário

  • Ler o código de barras, digitar a identificação do usuário

ou

  • Clicar no ícone  para localizá-lo na janela Lista de usuários (ver Usuário GUI)
  • Selecionar Transações do usuário/ Pedidos de reserva

No frame superior direito, guia Lista de pedidos de reserva – exibe a lista de reservas do usuário, com título da obra, data da reserva, data em que a reserva foi ativada e biblioteca e os botões ExcluirItens e Reservas.

No frame inferior direito, guias 1 a 3 – exibe informações de reserva para o pedido de reserva selecionado no frame superior.

5.2 Consultar pedido de reserva pelo ícone itens #

  • Clicar no ícone 

Na Barra de itens

  • Ler o código de barras do item
  • Selecionar Lista de itens/Item/Pedidos de reserva

No frame superior direito, guia Lista de pedidos de reserva – exibe os pedidos de reserva da obra com informações de ID e nome do usuário, biblioteca, data da reserva e data em que a reserva foi ativada e os botões ExcluirUsuário e Ativar.