1 Catalogação descentralizada e cooperativa #
O SBUFRGS adota os princípios de catalogação descentralizada e cooperativa.
Descentralizada porque realizada por catalogadores em cada biblioteca e cooperativa porque um mesmo documento, existente em duas ou mais bibliotecas, deve ser catalogado na base SABi apenas por uma delas.
Permissões para a biblioteca cooperante (a que vai alterar o registro original):
- adicionar ao registro bibliográfico a sigla da biblioteca (campo 910), campos de notas (5XX), de assunto (6XX), numéricos (0XX) e de produção intelectual (090 e 909);
- adicionar os itens, através do módulo de aquisição.
Não é permitido alterar entradas e campos do registro original sem consultar a biblioteca responsável pela inclusão do registro no SABi. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a biblioteca criadora do registro, para analisar a questão em conjunto.
2 Bases de dados #
A catalogação de um documento no SABi demanda o preenchimento de informações em três bases de dados:
- Base de Autoridades (URS10)
- Base Bibliográfica (URS01)
- Base Administrativa (URS50)
2.1 Base de Autoridades (URS10) #
A base de Autoridades é usada para registro e controle das entradas autorizadas e remissivas de nome (pessoal, entidade, evento), título uniforme, assunto, nome geográfico como assunto, macrodescritor, classificação por área do conhecimento do CNPq, disciplina de curso de graduação e série. Estas entradas são incluídas no registro bibliográfico, utilizando teclas de função, para os campos correspondentes na catalogação do documento. Este procedimento visa reduzir o número de inconsistências nas entradas e, consequentemente, qualificar a recuperação de informações no catálogo on-line.
2.2 Base Bibliográfica (URS01) #
A base Bibliográfica é utilizada para a descrição dos documentos que constituem o acervo das bibliotecas da UFRGS.
2.3 Base Administrativa (URS50) #
A base Administrativa contém as informações de itens, circulação e aquisição de registros incluídos na base Bibliográfica.
3 Descrição de documentos #
O padrão adotado pelo SBUFRGS para representação dos dados bibliográficos é o Formato MARC 21 (MARC 21 Format for Bibliographic Data, on-line, feb. 2010) desenvolvido pela Library of Congress.
Para descrever o conteúdo dos elementos de dados que compõem um registro, o padrão é o Código de Catalogação Anglo-Americano, 2. ed. rev. 2002 (CCAA2), segundo nível de descrição.
O SABi permite a catalogação de documentos no todo e também de suas partes (analíticas) em diversos formatos (livros, mapas, música e gravações de som, materiais visuais, arquivos de computador e periódicos).
Para cada caso há uma planilha pré-definida (Anexos 2 dos manuais de Registro bibliográfico e de autoridades), contendo os campos básicos a serem preenchidos nos registros bibliográficos e de autoridades, permitindo a inclusão e exclusão de campos e subcampos no momento da catalogação, de acordo com a necessidade.
Fonte consultada #
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Biblioteca Central. Grupo Assessor Técnico em Descrição Documental. Rotinas de catalogação: base Bibliográfica (URS01). Porto Alegre, 2001.