Todo registro importado deve ser revisado para se adequar ao padrão de registro bibliográfico adotado no SBU.

Na planilha do registro convertido:

  • Excluir os campos não utilizados pelo SABi (etiqueta Não existe) usando a função Ctrl+F5
  • Excluir os campos 09X, 59X, 69X e 9XX (no MARC estes campos são utilizados para informações de uso local e, portanto, de interesse apenas para a instituição responsável pela catalogação original)
Tela 1
  • Expandir a planilha, de acordo com o tipo de material que está sendo importado (Selecionar Editar/Expandir planilha)
Tela 2
Tela 3
Tela 3
  • Verificar o preenchimento do Líder
  • Verificar o preenchimento do 008
  • 008/15-17 – Substituir o código dos estados brasileiros, americanos, canadenses, etc. pelo código do país.
    008/39 = d
  • Verificar os campos que devem ser preenchidos a partir do Catálogo de Autoridades, consultando a seção Correspondência entre campos do Manual de Registro de autoridades
  • Criar as entradas autorizadas para as entradas inexistentes no Catálogo de Autoridades do SABi
  • Observar a existência do campo 490 e 830 e substituí-lo pelo campo 440, utilizado no SABi
  •  Verificar os indicadores dos campos
  • Verificar a ordenação e a pontuação dos subcampos, de acordo com o Manual de Registro bibliográfico
  • Verificar o uso de acentuação, letras maiúsculas e minúsculas segundo o CCAA2
  • Preencher os campos e subcampos obrigatórios
  • Preencher o campo 040, de acordo com o Manual de Registro Bibliográfico
  • Traduzir os campos/subcampos que devem ser preenchidos na língua do catalogador, tais como 245 |h, 300 e 5XX
  • Incluir o campo 910 (Dados da Biblioteca)

Depois de revisada a catalogação, o registro bibliográfico deve ser ordenado e os possíveis erros devem ser verificados:

Para ordenar o registro:  

No menu superior

  • Selecionar Editar/Ordenar registro

Para identificar possíveis erros no registro:  

  • Clicar no ícone Ícone Conferir ou na barra de menu, selecionar Editar/Conferir registro

ou CTRL+U

  • Conferir o registro identificando e corrigindo os campos/subcampos a partir das mensagens de erros de validação
  • Salvar o registro no servidor Ícone Salvar no Servidor 

ou

Na Barra de menu

  • Selecionar Catalogação/Salvar no servidor e drive local

Para visualizar o registro no OPAC ou na WEB :

  • Selecionar o frame superior
  • Teclar CTRL+O, para abrir a guia 3 . Visualizar na WEB

ou

  • Clicar no ícone  Ícone Navegar OPAC ou na Barra de menu, selecionar Catalogação/Visualizar no OPAC , Catalogação/Visualizar na WEB

Para registrar os dados de aquisição e incluir item no módulo de Aquisição & Periódicos:

  • Clicar no ícone Ícone Navegar Aquisição 

Para procedimentos relativos à aquisição consulte o Manual de Aquisição.