Política de registro de item monográfico, de equipamento e de sala de estudo

O registro de item é feito em diferentes módulos dependendo da situação do item na biblioteca:

  • Item adquirido, por compra ou doação, a partir de 01/07/2008 – módulo de Aquisição & Periódicos;
  • Item de catalogação retrospectiva que está sendo incluído no SABi e material adicional – módulo de Catalogação;
  • Item de equipamento e de sala de estudo – módulo de Catalogação;
  • Item de catalogação rápida – módulo de Circulação de Coleções (ver Manual de Circulação, Catalogação Rápida);
  • Exclusão de item – pode ser realizada no momento da sua inclusão quando é identificado um erro de associação ao registro bibliográfico. Para exclusões posteriores o sistema efetuará verificações impedindo exclusões indevidas.

Abrir o módulo de Catalogação

  • Na Barra de item, localizar o número de sistema ao qual pertence o item a ser incluído
    Barra de item - n. sistema     

No frame superior direito, abre a guia Lista de itens

No frame inferior direito, abre as guias 1 a 5  do formulário do item 

1 Lista de itens #

Botões disponíveis na guia

  •  Novo – inclui um registro de item
  • Duplicar – duplica o registro de um item selecionado
  • Excluir – exclui o registro de um item selecionado
  • Encadernar – gerencia a encadernação de fascículos de periódicos (ver Manual de Controle de Coleção de Periódicos

Para adicionar item:

  • Clicar no botão Novo 

No frame inferior direito habilita as guias 2 a 5 para incluir as informações do item.

2 Guias do formulário de item #

O formulário de item é composto das guias 1 a 5 onde são registradas as informações do item.

Botões disponíveis nas guias:

  • Adicionar – registra as informações do item que são exibidas no frame superior na guia Lista de itens
  • Defaults – salva informações do registro de item como modelo para os próximos itens
  • Conferir – faz a crítica de conteúdo das informações do registro de item
  • Cancelar – cancela a inclusão do item ou alterações de um item existente
  • Atualizar – habilitado quando é realizada alguma alteração em campos das guias 2 a 5 do registro de item 

2.1 Guia 1. Detalhes do item #

Apresenta informações de registro do item, de circulação e informação bibliográfica que só são visualizadas após a inclusão das informações das guias 2 a 5 do formulário do item. 

2.2 Guia 2. Inf. geral #

Os campos Biblioteca, Coleção, Coleção SBU, Tipo/Localização, Status do item e Status de processamento são predefinidos. Caso necessite incluir, excluir ou alterar códigos em algum destes campos consulte a Gerência do SABi, que se responsabilizará pelo procedimento.

  • Código de barras – registrar o número da etiqueta de código de barras afixada no item.
  • Biblioteca – preenchido, automaticamente pelo sistema com o código da biblioteca definido na criação do pedido no módulo de Aquisição & Periódicos.
    Use a seta para preencher o código da biblioteca em casos de:
    • catalogação de material adicional, incluído no módulo de Catalogação
    • catalogação retrospectiva, incluído no módulo de Catalogação 
    • catalogação de equipamento e de sala de estudo e
    • catalogação rápida, incluído no módulo de Circulação.
  • Coleção – código alfabético referente à identificação da coleção no acervo da biblioteca. Usar a seta para preencher o campo. A inclusão de novas coleções deve ser solicitada à Gerência do SABi.
    Para itens que representam equipamentos e salas de estudo, para agendamento e empréstimo, são utilizadas as seguintes coleções:
    • EQUI – Equipamento
    • SALA – Sala de estudo em grupo
      EXEMPLOS
      • Item pertencente à coleção de fitas de vídeo da biblioteca do Colégio de Aplicação
        Biblioteca: APLIC
        Coleção: FI
      • Fascículo de periódico em microficha pertencente à biblioteca da Escola de Engenharia
        Biblioteca: ENG
        Coleção: MF
  • N. assinatura – preenchido automaticamente pelo sistema com o número da assinatura do periódico registrado no módulo de Aquisição & Periódicos. Número sequencial que identifica as assinaturas do título de periódico independente da biblioteca.
    EXEMPLOS
    • Assinatura do periódico Info Exame na biblioteca do CPD.
      N. assinatura: 00003

O número registrado neste campo significa que o item de periódico pertence à terceira assinatura da biblioteca do CPD. Também indica que a biblioteca do CPD possui 3 ou mais assinaturas ou que existir duas ou mais assinaturas em outras bibliotecas do SBU.

  • Coleção SBU – código alfabético que identifica o suporte físico das coleções existentes no SBU. Usar a seta para preencher o campo:
    • Para monografias use:
    • AGEND – Agendamento
    • CDROM – CD-ROM
    • DIAP – Diapositivo (slide)
    • DISCO – Disco sonoro
    • DIGIT – Outras mídias digitais (pendrives, HDs externos, blu-ray etc.)
    • DISQ – Disquete
    • DVD – DVD (videodisco digital)
    • FCAS – Fita cassete
    • FILME – Filme cinematográfico
    • FOLHE – Folheto
    • FOTO – Fotografia
    • LIVRO – Livro, tese, dissertação, etc. impresso
    • MAPA – Mapa
    • MFICH – Microficha
    • MFIL – Microfilme
    • OBJET – Artefato ou réplica de artefato tridimensional e objeto natural
    • PARTI – Música impressa ou manuscrita
    • VIDEO – Fita de vídeo
    • Para periódicos use:
    • ISSUE – Fascículo não encadernado
    • ISSBD – Fascículo encadernado
    • EXEMPLOS
    • Dicionário pertencente à coleção de referência do Instituto de Psicologia
      Biblioteca: PSICO
      Coleção: R
      Coleção SBU: LIVRO
    • Fita de vídeo pertencente ao acervo da Biblioteca do Colégio de Aplicação
      Biblioteca: APLIC
      Coleção: FI
      Coleção SBU: VIDEO
    • Anais de evento em CD-ROM da Biblioteca do Instituto de Informática
      Biblioteca: INF
      Coleção: CDR
      Coleção SBU: CDROM
    • Filme cinematográfico em DVD da Biblioteca do Instituto de Artes
      Biblioteca: ART
      Coleção: DVD
      Coleção SBU: DVD
    • Periódico em CD-ROM pertencente à Faculdade de Agronomia
      Biblioteca: AGR
      Coleção: CDR
      Coleção SBU: ISSUE
  • Tipo/Localização
    • Tipo – código numérico referente ao tipo de localização utilizada pela biblioteca. Use a  seta para preencher o campo:
      0 – CDU (Classificação Decimal Universal)
      1 – CDD (Classificação Decimal de Dewey)
      2 – PACS (Physics and Astronomy Classification Scheme)
      4 – Localização fixa
      5 – NLM (National Library of Medicine Classification)
      8 – Outra
    • Localização – código alfanumérico que indica a localização do item na estante. Campo de tamanho fixo de até 80 caracteres.

Atenção

Quando for necessário editar as informações do número de chamada, o procedimento deve ser feito no campo Tipo/Localização, na guia 2. Inf. geral do formulário do item, antes de iniciar o processo de impressão das etiquetas.

Observar que:

  • espaço em branco entre informações gera quebra de linha.
    Por ex. 681.32 C34a 4.ed. será impresso na etiqueta:
                                                                                                              681.32
                                                                                                              C34a                                                                                                          
  • o caractere ^ usado entre informações elimina a quebra de linha.
    Por ex. 681.32 C34a^4.ed. será impresso na etiqueta:
                                                                                                               681.32
                                                                                                               C34a 4.ed.

EXEMPLOS

  • 7ª edição de uma obra com número de classificação 624.012.4 e Cutter J61h
    Tipo: 0
    Localização: 624.012.4 J61h 7.ed. 
  • Obra com localização fixa CDS/F 307 Coleção: CDS/F
    Tipo: 4
    Localização: 307 
  • Obra da coleção de referência, com número de classificação 1(CAPRA), Cutter 251t=P, com data de 1988
    Coleção: R
    Tipo: 2
    Localização: 1(CAPRA) C251t=P 1988 
  • Fascículo de periódico da biblioteca da Faculdade de Arquitetura que usa ordenação alfabética de título
    Coleção: P
    Tipo: 8
    Localização: A/Z
  • Descrição – registrar a forma de apresentação e os elementos identificadores de um item: volume, número, ano/mês de publicação, etc. Campo de tamanho fixo de 200 caracteres.
    Deve conter a informação dos campos Volume e Parte/fascículo, e também dos campos Parte do fascículo e Ano, da Guia 5. Níveis periódicos, antecedida da abreviatura que os identifica e pode conter, ainda, informações adicionais que particularizem a parte descrita.
    Use a seta para preencher o campo com descrição de itens registrados anteriormente para o mesmo registro bibliográfico.
    Para fascículos de periódicos o campo é preenchido, automaticamente, a partir da formatação das informações definidas na função Programar do módulo de Aquisição & Periódicos.
    Para item de monografia é usado na impressão de etiqueta de lombada.
    EXEMPLOS
    • Obra editada em 2 volumes, sem indicação de parte
      1º item – Volume: 1
        Parte/fascículo:
        Descrição: V.1
      2º item – Volume: 2
         Parte/fascículo:
         Descrição: V.2 
    • Obra editada em 2 partes numeradas, sem indicação de volumes, a parte 1 com o título Legislação e a parte 2 com o título Jurisprudência
      1º item – Volume: ^
         Parte/fascículo: 1
         Descrição: Pt.1 Legislação
      2º item – Volume: ^
         Parte/fascículo: 2
         Descrição: Pt.2 Jurisprudência 
    • Obra editada em 2 volumes e cada um deles divididos em duas partes, o volume 1 com o título Vertebrados e o volume 2 com o título Invertebrados
      1º item  Volume: 1
        Parte/fascículo: 1
        Descrição: V.1 Vertebrados Pt.1 
      2º item  Volume: 1
        Parte/fascículo: 2
        Descrição: V.1 Vertebrados Pt.2
      3º item  Volume: 2
        Parte/fascículo: 1
        Descrição: V.2 Invertebrados Pt.1
      4º item  Volume: 2
        Parte/fascículo: 2
        Descrição: V.2 Invertebrados Pt.2 
    • Fascículo de periódico com a seguinte numeração: volume 3, número 5, abril a maio de 2004
      1º item  Volume: 3
        Parte/fascículo: 5
        Descrição: 2004 v.3 n.5 abr/maio
  • Status do item – código numérico que define o prazo de empréstimo para o item. Usar a seta para preencher o campo: 
    • 01 – Diário
      Usado para empréstimo de item até o final do expediente do dia seguinte ao dia da retirada.
      Permite reserva. 
    • 02 – Diário restrito
      Usado para empréstimo de item até o final do expediente do dia seguinte ao dia da retirada.
      Não permite reserva e renovação. 
    • 03 – Três dias
      Usado para empréstimo de item por 3 dias a contar do dia seguinte ao dia da retirada.
      Permite reserva. 
    • 07 – Semanal
      Usado para empréstimo de item por 7 dias a contar do dia seguinte ao dia da retirada.
      Permite reserva. 
    • 10 – Regular
      Usado para item da coleção geral. Para empréstimo por 7 ou 14 dias, conforme a categoria do usuário (ver Manual de Circulação de Coleções, capítulo Usuário GUI) a contar do dia seguinte ao dia da retirada.
      Permite reserva. 
    • 31 – Sala 1h
      Usado somente para item de sala de estudo em grupo a ser emprestada pelo período de uma hora.
      Permite agendamento. Não permite renovação. 
    • 32 – Sala 2h
      Usado somente para item de sala de estudo em grupo a ser emprestada pelo período de duas horas.
      Permite agendamento. Não permite renovação. 
    • 33 – Sala 3h
      Usado somente para item de sala de estudo em grupo a ser emprestada pelo período de três horas.
      Permite agendamento. Não permite renovação. 
    • 34 – Sala 4h
      Usado somente para item de sala de estudo em grupo a ser emprestada pelo período de quatro horas.
      Permite agendamento. Não permite renovação. 
    • 52 – Equip. 2h
      Usado somente para item de equipamento a ser emprestado pelo período de duas horas.
      Permite agendamento. Não permite renovação. 
    • 53 – Equip. 3h
      Usado para somente item de equipamento a ser emprestado pelo período de três horas.
      Permite agendamento. Não permite renovação. 
    • 54 – Equip. 4h
      Usado para somente item de equipamento a ser emprestado pelo período de quatro horas.
      Permite agendamento. Não permite renovação.    
    • 65 – Consulta restrita
      Usado para item que não deve sair do recinto da biblioteca, por suas características físicas, de conteúdo ou utilização.
      Não permite reserva e renovação. 
    • 66 – Seriado
      Usado somente para títulos registrados no SABi antes da implantação do módulo de Periódicos. Este status deixará de ser utilizado após a inclusão de toda a coleção de periódicos do SBU no SABi. 
    • 77 – EAD
      Usado para itens adquiridos para atender os cursos de ensino a distância, emprestados para os polos de EAD. Prazo de empréstimo: 1 ano.
      Não permite reserva. Item não visualizado na web.
      OBS.: Se o empréstimo for por um prazo diferente ao estipulado pelo tipo de usuário a data de vencimento deverá ser alterada no momento do empréstimo.
    • 90 – Empréstimo estendido
      Usado para itens emprestados para Órgãos da Administração Superior, laboratório de pesquisa, departamento, etc. Prazo de empréstimo: 1 ano.
      Não permite reserva. Item não visualizado na web.
      OBS.: Se o empréstimo for por um prazo diferente ao estipulado pelo tipo de usuário a data de vencimento deverá ser alterada no momento do empréstimo. Atenção: O prazo de empréstimo deve ser controlado/renovado pela biblioteca. 
    • 91 – Consulta não autorizada
      Usado para item proibido de consulta pelo autor através de documento impresso. Não permite empréstimo nem reserva. 
      Item não visualizado na web. 
    • 92 – Não disponível
      Usado para item confirmado como desaparecido.
      Não permite empréstimo nem reserva. Item não visualizado na web. 
    • 93 – Em desfazimento
      Usado para item em processo formal de desfazimento, conforme a legislação vigente para fins de transferência, doação, alienação ou cessão com outras instituições ou para eliminação/inutilização, quando em precárias condições físicas.
      Não permite empréstimo nem reserva.  Item não visualizado na web. 
    • 94 – Sindicância
      Usado para item que está em processo administrativo de sindicância, sob tratamento de comissão especial designada para apurar a ocorrência e as circunstâncias da irregularidade do bem – perda ou avaria – determinando as providências a serem tomadas.
      Não permite empréstimo nem reserva. Item não visualizado na web. 
    • 95 – Sinistrado
      Usado para item que sofreu qualquer avaria/sinistro (incêndio, inundação, contaminação, etc.) e que é alvo de comissão específica que determinará sua baixa mediante o respectivo processo de desfazimento.
      Não permite empréstimo nem reserva.  Item não visualizado na web. 
    • 96 – Baixa
      Usado para item retirado definitivamente do acervo, comprovadamente sem interesse para a instituição. No caso de item sujeito a registro patrimonial, mediante processo formal de desfazimento, conforme a legislação vigente para fins de transferência, doação, alienação ou cessão com outras instituições ou para eliminação/inutilização, quando em precárias condições físicas.
      Não permite empréstimo nem reserva.  Item não visualizado na web. 
    •  97 – Exposição
      Usado para item que está em exposição. É status provisório que deve ser alterado tão logo o item saia da exposição.
      Permite empréstimo por 1 hora.
      Não permite reserva. 
    • 98 – Consulta local
      Usado para item com grande número de consultas e em quantidade insuficiente para atender à demanda.
      Possibilita empréstimo por até 3 horas, ou para empréstimo noturno/final de semana (com devolução no primeiro dia útil subsequente ao dia da retirada, em horário a ser estabelecido pela biblioteca).
      Não permite reserva.
      OBS.: Para os status 97 e 98 sugere-se a inclusão da informação: Item na exposição ou Item de consulta local na Nota de circulação, exibindo a mensagem para o operador alertando-o sobre estes status no momento de empréstimo e da devolução. 
    • EXEMPLOS
      • Item com empréstimo de 7 dias na biblioteca do Instituto de Psicologia e 3 dias na biblioteca da Faculdade de Medicina
        1º item              Biblioteca: PSICO           Status do item: 7
        2º item              Biblioteca: MED              Status do item: 3 
      • Obra com dois exemplares da biblioteca do Instituto de Informática, sendo um emprestado por 3 dias e outro de consulta local
        1º item              Biblioteca: INF              Status do item: 3
        2º item              Biblioteca: INF              Status do item: 98
  • Status de processamento – código alfabético referente ao status de processamento técnico do item. Usar a seta para preencher o campo.
    Somente o status branco – Processado permite reserva.
    Para documento de catalogação retrospectiva, assim que o processamento técnico estiver concluído e o item disponível para circulação o status deve ser alterado para branco – Processado. 
    • branco – Processado
      Usado para item processado com status do item já definido. 
    • IT – Indisponível temporariamente
      Usado para item de uma biblioteca que esteja com o acervo ou parte dele indisponível para uso, temporariamente, em decorrência da interdição de uso/realização de obras em suas instalações. Este status de processamento mantém a informação do status original do item das publicações. Só pode ser utilizado mediante solicitação à Gerência do SABi. Item visualizado na web
    • PT – Proc. técnico
      Usado para item que está sendo incluído ou revisado no SABi pela equipe de processamento técnico. 
      Item não visualizado na web. 
    • EN – Encadernação
      Usado para item de todos os tipos de material, exceto periódicos, enviado para encadernação. 
      Item não visualizado na web. 
    • BD – Encadernação periódico
      Usado para um fascículo ou um grupo de fascículos enviados para encadernação. Preenchido, automaticamente, pelo sistema.  Item não visualizado na web. 
    • ES – Fasc. esperado
      Preenchido, automaticamente, quando o fascículo está na espera.  Item não visualizado na web
      Ao receber o fascículo o status é alterado, automaticamente, para Processado (branco). 
    • CL – Fasc. reclamado
      Preenchido, automaticamente, quando é feita uma reclamação do fascículo.  Item não visualizado na web. 
    • EG – Fasc. esgotado
      Usado para fascículo reclamado e que o editor informa estar esgotado. Item não visualizado na web. 
    • TI – Em transferência interna
      Usado para item que está sendo transferido entre bibliotecas do SBU. Item não visualizado na web.
  • Volume – registrar o volume com caracteres alfanuméricos e sem a abreviatura de volume, tomo, etc. Campo de tamanho fixo de 15 caracteres.
    A informação contida neste campo deve ser incluída no campo Descrição.
    Para itens em mais de uma parte/fascículo que não possuem indicação de volume preencher este campo com o caractere ^ .
    • EXEMPLO
    • Obra em 3 volumes
    • 1º item – Volume: 1
    • 2º item – Volume: 2
    • 3º item – Volume: 3
  • Parte/fascículo – registrar a parte/fascículo do volume ou tomo sem a abreviatura de parte, seção, etc. Campo de tamanho fixo de 15 caracteres.
    A informação contida neste campo deve ser repetida no campo Descrição.
    Para obras em mais de uma parte/fascículo que não possuem indicação de volume preencher o campo Volume com o caractere ^ .
    • EXEMPLO
    • Obra editada em duas partes pertencente à biblioteca do Centro de Processamento de Dados
    • 1º item Biblioteca: CPD
      Volume: ^
      Parte/fascículo: 1
    • 2º item – Biblioteca: CPD
        Volume: ^
        Parte/fascículo: 2

2.3 Guia 3. Inf. geral #

  • N. de registro – campo opcional. Recomenda-se utilizar somente para documentos de catalogação retrospectiva e itens de equipamentos (computador, ipad, notebook, tablet, etc). Usado para todos os tipos de materiais, exceto periódicos. Contém o número de registro do item na biblioteca. Campo de tamanho fixo de 20 caracteres. 
  • Data de registro – campo opcional. Recomenda-se utilizar somente para documentos de catalogação retrospectiva. Usado para todos os tipos de materiais, exceto periódicos. Contém a data de registro do item na biblioteca, no formato dd/mm/aaaa 
  • Preço em R$
    a) para documentos adquiridos até 04/07/2008 preencher com o valor pago ou estipulado para o item;
    b) para documentos adquiridos a partir de 01/07/2008 preenchido, automaticamente, pelo sistema com o valor registrado no módulo de Aquisição & Periódicos;
    c) para material adicional adquirido a partir de 01/07/2008 preencher com o valor simbólico de R$ 0.00 porque este tipo de material não tem custo e
    d) para item criado no módulo de Circulação de Coleções (catalogação rápida), o valor estipulado para o item deve ser incluído manualmente, uma vez que a criação do item é anterior à criação do pedido. 
  • Nota OPAC – campo opcional usado para registrar particularidades do item na biblioteca. Campo de tamanho fixo de 100 caracteres 
    • EXEMPLOS
    • Livro em 2 volumes encadernados juntos
      Nota OPAC: 1944-1947, 1948-1952, encadernados juntos. 
    •   Item faltando a página 22
      Nota OPAC: Falta página 22.
  • Nota de circulação – campo opcional usado para registrar informações relativas à circulação do item na biblioteca. Campo de tamanho fixo de 100 caracteres.
    A informação incluída neste campo será visualizada no momento do empréstimo ou devolução de itens.
    • EXEMPLOS
    • Item recebido pela biblioteca e colocado na estante de exposição até o dia 30/03/2000
      Status do item:              97 – Exposição
      Nota de circulação: Em exposição até 30/03/2000.
    • Item emprestado que deverá ser encaminhado para a encadernação após ser devolvido
      Status do item:              91 – Encadernação
      Nota de circulação: Ao ser devolvido passar para encadernação. 
    • Item de consulta local
      Status do item:              98 – Consulta local
      Nota de circulação: Empréstimo por 3 horas. 
    • Item de empréstimo diário Status do item:              01 – Diário
      Nota de circulação: Devolução até amanhã no final do expediente. 
  • Aqui. retros./Desfaz. – campo opcional de até 100 caracteres, usado para registrar:
    a) dados de aquisição de documentos que já fazem parte do acervo da biblioteca e são reprocessados no SABi. Para documentos adquiridos a partir de 01/07/2008, usar o módulo de Aquisição & Periódicos, e
    b) informações do processo de desfazimento, transferência interna ou baixa de item. 
    As informações no campo devem ser separadas por ; (ponto e vírgula e espaço) na seguinte ordem: Forma de aquisição; Fornecedor; Documentos de aquisição; Fonte do recurso; Data de pagamento; Encadernação; Processo de desfazimento. 
    • Forma de aquisição:
      C – Compra
      D – Doação
      E – Comodato
      X – Desconhecida 
    • Fornecedor: Nome do fornecedor do documento. No caso de fornecedor desconhecido use DESC. 
    • Documentos de aquisição: Contém o número do empenho, o número da nota fiscal, o número do processo de pagamento, etc. No caso de desconhecer o documento use DESC. 
    • Fonte do recurso: Contém a fonte do recurso utilizado para compra. No caso de fonte de recurso desconhecida use DESC. 
    • Data de pagamento: Contém a data em que foi efetuado o pagamento ou doação do item. No caso de data desconhecida use DESC. 
    • Encadernação: Contém os dados referentes à encadernação do item. No caso de dados desconhecidos use DESC. 
    • Processo de desfazimento, transferência interna ou baixa: Contém o número e a data do processo de desfazimento, de transferência interna ou de baixa do item. 
    • EXEMPLOS
    • Obra com 3 exemplares adquiridos da seguinte forma: um doado pelo autor, outro comprado da Livraria Palmarinca por R$80,00, com nota fiscal número 389, adquirido com recursos da Universidade e pago em 05/12/1988 e o outro exemplar doado por Marcos Pereira  1º item Aqui.retros./Desfaz.: D; Autor; DESC.; DESC.; DESC.; DESC. 2º item Aqui.retros./Desfaz.: C; Palmarinca; NF 389; UFRGS; 05/12/1988; DESC. 3º item Aqui.retros./Desfaz.: D; Marcos Pereira; DESC.; DESC.; DESC.; DESC.
    • Obra doada pelo autor em 19/06/1989
      • Aqui.retros./Desfaz.: D; Autor; DESC.; DESC.; 19/06/1989; DESC.
    • Obra adquirida com recursos da Universidade, em 11/04/1991, na Livraria Independente, com nota fiscal 3527, foi encadernada em 07/11/1994 por Paulo Roberto Brum da Rocha pelo valor de R$10,00, foi dada baixa do item pelo processo 23078.012345/06-07 em 31/03/2005
      • Aqui.retros./Desfaz.: C; Livraria Independente; NF 3527; UFRGS; 11/04/1991; Paulo Roberto Brum da Rocha 10,00 07/11/1994; Processo n. 23078.012345/06-07 31/03/2005   
  • N. do pedido – preenchido, automaticamente, com o número do pedido para item criado no módulo de Aquisição & Periódicos e para fascículo incluído no módulo de Periódicos.
    • Para item de material adicional, incluído no módulo de Catalogação, preencher com o número do pedido do documento de caráter monográfico ao qual o material está associado. Clicar na seta para obter informações de aquisição.
    • Para item de catalogação rápida, criado no módulo de Circulação de Coleções, a informação do número de pedido deve ser incluída manualmente, uma vez que a criação do item é anterior à criação do pedido.
  • Nota da fatura – campo opcional preenchido, pelo sistema, com as informações incluídas no campo Nota da guia Pedido na NF/Fatura, do módulo de Aquisição & Periódicos
  • Estatística – este campo não deve ser preenchido para novos registros de itens. Contém a informação referente à conversão dos registros de itens do SABi, versão 4.4, para a versão Aleph 500 
  • Data de abertura – campo preenchido, automaticamente, pelo sistema com a data de criação do item 
  • Data de atualização – campo, preenchido, automaticamente, pelo sistema com a data da última atualização realizada no item 

2.4 Guia 4. Inf. periódicos #

  • N. da assinatura – preenchido, automaticamente, pelo sistema com o número sequencial da assinatura registrada no periódico no módulo de Aquisição & Periódicos
  • Páginas – campo opcional. Informe as páginas incluídas no fascículo
  • Descrição – preenchido, automaticamente, pelo sistema com as informações do campo Descrição da Guia 2. Inf. geral
  • Data do fascículo – preenchido, automaticamente, com a data de publicação do fascículo, definida na função Programar no módulo de Aquisição & Periódicos
  • Data de chegada – preenchida, automaticamente, pelo sistema com a data de registro do fascículo

2.5 Guia 5. Níveis periódicos #

Os campos Volume, Parte/fascículo e Ano são preenchidos, automaticamente, com as informações incluídas na função Programar no módulo de Aquisição & Periódicos. 

Os campos Parte do fascículo e Estação do ano/mês devem ser preenchidos manualmente.

O campo Ordem do fascículo deve ser preenchido quando houver a necessidade de indicar a posição em que o índice ou o suplemento devem ser visualizados na Lista de itens.

EXEMPLOS

Se o índice contendo os anos de 1998/2000 foi publicado separadamente no final de 2000, substituir a campo volume por “^” e preencher o campo Ordem do fascículo com o número do último fascículo de 2000 seguido de “.1”  (Ex.: 177.1), assim o índice será visualizado após todos os fascículos do ano 2000.

Para adicionar o item à Lista de Itens:

  • Clicar no botão Adicionar 
  • Inf. NF/Fatura – clicar no ícone Botão três pontos para incluir dados de aquisição do item/fascículo (código do fornecedor, número do pedido e linha referente ao item na nota fiscal ou fatura registrada no módulo de Aquisição & Periódicos), para documento adquirido por compra ou doação, que possua nota fiscal ou fatura.