As rotinas de aquisição do módulo de Aquisição & Periódicos devem ser usadas para registrar todo documento novo recebido pela biblioteca, seja ele obtido por doação espontânea ou por processo formal de compra/solicitação de doação.

O processo de aquisição de documentos, por compra ou por doação, depende dos seguintes pré-requisitos:

  • definição de moedas
  • definição de orçamentos
  • definição de fornecedores
  • existência ou criação de um registro bibliográfico
  • criação de pedido para o documento a ser adquirido. 

Figura 1 – Requisitos & responsabilidades no processo de aquisição

O módulo de Aquisição & Periódicos gerencia os registros de fornecedores, pedidos e notas fiscais/faturas. As transações de aquisição são controladas, separadamente, por biblioteca.

1 Definição de moedas #

A moeda é definida no registro do fornecedor.
Ao associar um fornecedor, que usa moeda diferente do Real a um pedido, o registro é feito na moeda do fornecedor e o sistema registra o valor do pedido em Real, na cotação do dia de abertura do pedido.

  • ARS – Peso argentino
  • BRL – Real
  • EUR – Euro
  • GBP – Libra esterlina
  • USD – Dólar americano
  • UYU – Peso uruguaio

A cotação é atualizada diariamente pelo sistema.
A biblioteca que necessitar a inclusão de nova moeda deve solicitar ao NAQ-BC.

2 Registro de dados de aquisição para documentos adquiridos antes da implantação do módulo ou reprocessados #

Os dados de aquisição de documentos adquiridos antes da implantação do módulo, mas só recebidos pela biblioteca após 01/07/2008 ou reprocessados (documentos catalogados manualmente que são incluídos no SABi), não devem ser registrados no módulo de Aquisição & Periódicos. Neste caso registrar as informações no campo Aqui. retros./Defaz., da guia 3. Inf. geral, do formulário do item.