Usado para:

  • controlar o período de vigência de uma assinatura,
  • controlar o fornecedor do título, em um determinado período e
  • possibilitar o correto controle patrimonial e a geração de dados estatísticos de aquisição em dado período.

Cada biblioteca deve criar assinatura para seu título, ainda que o mesmo exista em outra biblioteca.

Deve ser criada nova assinatura a cada mudança de fornecedor.

Para título com coleção anterior a 1901, não incluir assinatura (ver seção 1 Coleção anterior a 1901 no Anexo 2).

Política de registro de assinatura

O registro da assinatura é feito no módulo de Aquisição & Periódicos dependendo da situação do título na biblioteca:  
Título corrente, adquirido por compra ou doação, e assinatura renovada a partir de 01/07/2008 – na função Pedidos  
Título de coleção, existente na biblioteca, incluída na base SABi – na função Periódicos:  
a) coleção retrospectiva não corrente preencher:
– campo Fornecedor = RETRO – Coleção retrospectiva
– campos De/Até = datas de início e fim da coleção disponível na biblioteca  
b) coleção retrospectiva corrente preencher:
– campo Fornecedor – até 30/06/2008 com o fornecedor mais recente
– campos De/Até = datas de início e fim da coleção disponível na biblioteca
A renovação da assinatura é feita no módulo de Aquisição & Periódicos, na função Pedidos  
Para mais informações ver os exemplos disponíveis no Anexo 1 e no Anexo 2.
  • Pesquisar o título na Barra de periódicos

No ícone Ícone Periódicos

Na árvore de navegação:

  • Selecionar Lista de assinaturas

No frame superior direito, abre a guia Lista de assinaturas

Botões disponíveis na guia:

  • Excluir – exclui o registro de assinatura selecionado
  • Adicionar – inclui um registro de assinatura
  • Duplicar – duplica o registro de assinatura selecionado
  • Imprimir – imprime informações do registro de assinatura selecionado

Selecionar um assinatura para visualizar, no frame inferior direito, a guia 1. Detalhes da assinatura e guias 2 e 3. Inf. da assinatura.

  •  Clicar no botão Adicionar para incluir uma assinatura de título da coleção retrospectiva

Campos da guia 2. Inf. da assinatura:

  • Biblioteca – use a seta para preencher o código da biblioteca para assinatura de título de coleção retrospectiva. Preenchido, automaticamente, pelo sistema com o código da biblioteca definido na criação do pedido.
  • De/Até – preencher o campo com as datas de início e fim da coleção para assinatura de título de coleção retrospectiva. A assinatura deve iniciar sempre no dia 01 do mês correspondente. Preenchidos, automaticamente, pelo sistema com as datas inicial e final definidas nos campos Assinatura De/Até na criação do pedido.
  • Status do item – código numérico que define o prazo de empréstimo para o título. Use a seta para alterar o status definido na criação da assinatura ou para definir  status de item para assinatura de título de coleção retrospectiva. Preenchido, automaticamente, pelo sistema com o status definido na criação do pedido.
  • Coleção – preenchido com o código alfabético referente à identificação da coleção de periódicos no acervo da biblioteca. Use a seta para preencher o campo
  • Tipo de localização – preenchido com o código numérico referente ao tipo de localização utilizada pela biblioteca. Use a seta para preencher o campo. Para localização alfabética (A/Z) usar o código 8 – Outra
  • Localização – preenchido com o código alfanumérico que indica a localização do item na estante. Campo de tamanho fixo de até 80 caracteres. Para localização alfabética usar a indicação A/Z em letra maiúscula
  • Código do fornecedor – Para assinatura de título da coleção retrospectiva clicar no ícone Botão três pontos para preencher o campo com código RETRO. Preenchido, automaticamente, pelo sistema com o código do fornecedor definido na criação do pedido.
  • Número do pedido – campo opcional. Preenchido, automaticamente, pelo sistema com o número do pedido criado no módulo de Aquisição & Periódicos
  • Código do assinante – campo opcional. Preenchido, automaticamente, pelo sistema com o código do assinante atribuído pelo fornecedor e registrado no pedido criado no módulo de Aquisição & Periódicos
  • Tipo entrega P – preenchido, automaticamente, pelo sistema com o tipo de entrega definido no registro do fornecedor no módulo de Aquisição & Periódicos

Botões disponíveis na guia 2. Inf. da assinatura:

  • Atualizar – registra alterações realizadas no registro de uma assinatura selecionada no frame superior direito
  • Adicionar – registra as informações de uma assinatura de título de coleção retrospectiva
  • Default – permite salvar os campos default do formulário de assinatura
  • Conferir – confere os campos obrigatórios do registro
  • Cancelar – cancela uma ação

Campos da guia 3. Inf. da assinatura:

  • ID do solicitante – campo opcional. Preenchido, automaticamente, pelo sistema com o número de identificação do usuário, registrado na criação do pedido
  • Nota de recebimento – campo opcional de até 100 caracteres, usado para incluir informações sobre o título.

Visualizada na Lista de assinaturas, guia 1. Detalhes da assinatura e no recebimento do fascículo no Controle de coleção/Receber fascículo ou Receber grupo de fascículos, guia 2. Formulário de recebimento

  • Clicar no botão Adicionar

No frame inferior direito, a guia 1. Detalhes da assinatura exibe as informações da assinatura.